ecesar's world

 

O Autor


Veja também

meu weblog
sites anteriores
meus bookmarks
coleção games ps2
coleção games pc
coleção divx
artigos velox


Quick Links


Posts Anteriores


Serviços

ICQ Status   3227178


Estatísticas

 

 

quinta-feira, setembro 26, 2002  escrito por ecesar | 21:33 |

Quero iniciar o post de hoje divulgando um site que reune uma bela coleção de músicas originais de jogos de Super NES, bem como uns 300 ROMs deste sistema, além de boas informações. É o SNES Central.

Um outro site muito bom, desta vez sobre o NES, é o NESWorld. Nele encontrei algo bem pitoresco, uma matéria sobre cartuchos e consoles piratas vendidos em camelódromos brasileiros, para o espanto geral dos gringos. Vale a pena ler, é bem ilustrada e está aqui.

Muito se debate em fóruns especializados sobre os bons tempos gamisticos dos consoles de 8, 16 e 32 bits - particularmente os de 16 bits, a era SNES e MegaDrive são as mais comentadas. Não nego que foram tempos aureos, onde a popularidade de consoles era bem maior que hoje, e o mercado - mesmo o nacional - fervilhava. Videogames viraram capa da Veja (eu ainda guardo) e apareciam no Jornal Nacional.

Mas o que eu tenho notado recentemente, e ninguem comenta, é a impressionante implosão das populares locadoras de videogame. Eram muitas, pipocavam por todos os cantos, pequenas locadoras de vídeo dos bairros abriam seções extras para acomodar cartuchos. Hoje, está cada vez mais raro encontrar uma locadora, sobrevivem apenas as grandes franquias (Progames, BlockBuster, etc).

Percebi isto hoje, ao ir devolver o Super Mario Sunshine numa locadora grande de Recife. Diga-se de passagem, sou sócio dela ha mais de 12 anos, quando abriu no quintal da casa do dono, e era dedicada apenas a videogames - hoje sobrevive gracas à locacao de filmes em DVD. Quando pedi para ver o catalogo de jogos de PS2, o dono (Rodolfo) disse: "Não trabalhamos com PS2 e nem XBox". Mas como ? A locadora tem cartuchos/discos de GB, GBC, GBA, NES, SNES, Master System, MegaDrive, Saturn, PSX, Dreamcast... E uns 20 títulos de NGC, mas nenhum do popular PS2 ?!

Entao caiu a ficha. Depois do PSX, quando os jogadores podiam comprar jogos piratas a 5 reais, quem iria querer alugar um jogo ?! O mesmo vale para o PS2, há CDs e DVDRs piratas em todos os cantos da cidade, a preços baratissimos. Enquanto o NGC tem uma mídia proprietaria, que teoricamente impede a copia e distribuicao pirata, a locadora esta investindo.

So para terminar, gostaria de dizer que coleciono 26 carteirinhas de locadoras de videogame de Recife dos anos 90. Todas faliram ou fecharam suas seções de games, exceto a de Rodolfo (supracitada). É o sinal dos novos tempos.