ecesar's world

 

O Autor


Veja também

meu weblog
sites anteriores
meus bookmarks
coleção games ps2
coleção games pc
coleção divx
artigos velox


Quick Links


Posts Anteriores


Serviços

ICQ Status   3227178


Estatísticas

 

 

quarta-feira, outubro 09, 2002  escrito por ecesar | 18:55 |

A implantação de discos rígidos em videogames de última geração, como o PS2 e o XBox, tem levantado a discussão sobre o risco dos infortúnios típicos dos jogos de PC em um console doméstico - particularmente as instalações. Nada é pior que ter de instalar ou desinstalar um jogo para poder se divertir, como ocorre nos PCs. Aliás, sonho com o dia em que a MS colocará um novo módulo no DirectX, padronizado com as softwarehouses, que deixa as instalações e configurações dos jogos desnecessárias. Como jogar PSX no PC usando um emulador: é colocar o CD e sair jogando.

Os HDs também comprometem uma grande vantagem dos Memory Cards, que é a portabilidade. Poder levar o seu MC à casa dos amigos para trocar itens (como em 'Animal Crossing'), a congressos e convenções para intercambiar itens raros (como acontece no Japão) ou a locadoras para mostrar aquele final secreto.. Isso é muito bom. E, de fato, os MCs criaram uma nova cultura entre os gamers. Felizmente, os consoles ainda apresentam os benefícios dos dois.

Esta semana, acompanhando o índice de vendas de consoles em terras nipônicas, encontrei um dado inusitado: o GameBoy Advance tomou a liderança, passando o outrora imbatível PS2 para o 2º lugar. Confesso que acho repugnante estes índices de vendagem japoneses, mas é impossível se desvincular deles. Querendo ou nao, é este mercado complicado que define o futuro de nosso lazer, mostrando quem segue adiante e quem morre na praia. Gostaria de ter tido acesso a estas planilhas na época do 3DO e do Jaguar. Se videogames custassem 50 reais, seria apenas diversão. Mas com consoles entre 1200 e 1500 reais, temos mais do que isto: um investimento.

Falando em Jaguar, e na péssima colocação do XBox na planilha supracitada, não posso deixar de dizer que a comparacao, do XBox com o Jaguar, já veio-me à cabeça várias e várias vezes. São consoles americanos, em meio a um mercado dominado pelos japoneses.

O Jaguar foi um fiasco absoluto e retumbante, apesar de ter um nome de tradição (Atari), os gráficos mais poderosos da época e uma bela lista de softhouses dando apoio. Qual o motivo do desastre ? Muitos analistas da época foram taxativos ao afirmar que deveu-se ao fato da não aceitação do console no mercado japonês. Lá está o maior nicho de consumidores e as mais bem preparadas softwarehouses. E nenhuma boa produtora vai querer investir na criacao de um jogo que não vende um bom volume de cópias.

É claro que a história com o console da Microsoft tem uma diferenca crucial: a própria MS. Enquanto que a Atari era uma companhia longe de seus momentos áureos na época do lançamento do Jaguar, a MS desfruta de um prestígio e patrimônio indiscutíveis. Ela pode pagar pelo fracasso, e pode comprar o sucesso.

So mais um detalhe. Quem recorda do carro-chefe do Jaguar, 'Alien vs Predator', fatalmente pensa no carro chefe do XBox, 'Halo'. Ambos são FPS, uma modalidade de game tipicamente americana. Além disto, até mesmo os gamepads guardam alguma semelhança quanto às criticas ao seu tamanho. Vejam a foto:

      


Desde que o meu GameCube chegou, nunca mais baixei um jogo de PC sequer. E penso seriamente em livrar-me de minha imensa coleção de CDs de PC games, a grande maioria ainda intocados. Alguem quer comprar 'Neverwinter Nights', 'Batman Vengeance', 'GTA 3' e 'Spiderman - The Movie' novinhos ? Vendo a preço de banana. :)

Em dois dias, estarei embarcando em direção ao sul do Brasil ! Será a minha quarta viagem para lá, só este ano (uau). Em excelente companhia, postarei as novidades de lá - se o avião não cair. E, quem sabe, um álbum de fotos da viagem, com as melhores visões de Florianópolis. :)