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sábado, dezembro 14, 2002  escrito por ecesar | 22:45 |

Como é de costume, na sexta-feira (ontem) fui à locadora de Rodolfo, e devolvi 'Jedi Knight II: Jedi Outcast' e 'Starfox Adventures' - este último com uma dor no coração. Mesmo tendo terminado o game, 'SA' é uma obra prima que dá vontade de manter sempre na prateleira. Já o 'Jedi Outcast', se muito, joguei por umas 2 horas e descartei. E olhe que eu tinha alugado ambos por uma semana. Acabei pegando o velhíssimo 'Luigi's Mansion', o jogo do lançamento do GameCube em 2001.

De cara, percebe-se o pioneirismo de 'Luigi's Mansion': os gráficos e sons são muito modestos. Os dedos de Luigi chegam a ser aquadradados, as fechaduras não apresentam a forma redonda com perfeição... Enfim, os desenvolvedores foram restritos no uso de polígonos, que poderiam deixar tudo bem mais natural e realista, mesmo para o universo Mario. Ou será que eu fiquei mal habituado com 'Starfox Adventures' ?



É a primeira vez que noto o número 2001 na tela de abertura de um jogo no meu cubo. Vem com um vídeo de demonstração de 'Pikmin', que pareceu ser um game muito interessante. A mecânica de 'Luigi's Mansion' não é das melhores, e explica em parte porque a recepção do console foi fria a época de seu lançamento. Manejar o personagem com dois analógicos não é algo tão intuitivo, e até agora estou tentando controlar Luigi adequadamente. Os gráficos e sons já foram comentados, e termino a avaliação de hoje prevendo que não dedicarei tanto tempo a ele nos próximos 06 dias de locação. A verdade é que 'Luigi's Mansion' não passa de um game mediano. E pronto.

Ontem baixei 'KOF 2002', e passei boa parte da tarde e da noite jogando no PC. A defasagem tecnológica dos jogos atualmente lançados para NeoGeo/MVS é evidente, afinal são mais de 10 anos de carreira e 16 bits de processamento. Todavia, confesso que torço para que o sistema tenha vida útil prolongada por muitos anos mais. Afinal, em que outras condições poderíamos emular em casa um jogo de arcade novinho em folha, que nem sequer chegou ao Brasil ? Ademais, é bom saber que os donos do clássico console continuam a ser respeitados, recebendo lançamentos, e que criatividade e boa tecnica podem extrair de um hardware antigo jogos de qualidade. Comparando 'NAM 75', o primeiro jogo de NeoGeo, com o 'Rage Of The Dragons' deste ano, percebe-se o que significa explorar bem um hardware.



Sobre 'KOF 2002', algumas considerações. O jogo é bom, apresenta um grande número de personagens, belos gráficos e efeitos de transição de cenário, golpes precisos.. E nada disto é novidade. A verdade é que a série KOF tem estado desgastada, com nove anos consecutivos de versões com poucas mudanças. Hoje em dia, a série provoca mais expectativa e entusiasmo nos fanáticos por animes e porcarias afins da cultura japonesa que nos gamers propriamente ditos. A limitação gráfica do sistema NeoGeo/MVS contribui para a pouca inovação, percebe-se que os programadores já alcançaram o limite do hardware - e isto ocorreu há umas 4 ou 5 versões atrás. O número de personagens que passaram pela série é tão grande que inspiração para povoar os cenários de fundo das lutas não falta - e é divertido identificar as pessoas ali. Enfim, 'KOF 2002' é um bom jogo de luta 2D, onde experimentamos um jogo de 2002 com aquele gostinho de 1992.

Ontem à noite sairam as ROMs com o som corrigido, pode ser encontrado aqui ou aqui. Recomendo usar o FlashGet ou o ReGet Deluxe no download. O jogo completo ocupa 41 MB e pode ser emulado no NeoRageX, Kawaks ou Nebula. Um tutorial de como habilitar o Team Mode no NeoRageX, que não possui loaders como os demais, pode ser encontrado aqui. Agora, convide um amigo e divirta-se a valer. :)