ecesar's world

 

O Autor


Veja também

meu weblog
sites anteriores
meus bookmarks
coleção games ps2
coleção games pc
coleção divx
artigos velox


Quick Links


Posts Anteriores


Serviços

ICQ Status   3227178


Estatísticas

 

 

sábado, dezembro 21, 2002  escrito por ecesar | 21:40 |

Passeando pelo canal #isoz da EFnet, deparei-me com um XDCC bot oferecendo 'Mad Dog McCree' em 370 MB. Para quem não sabe, MDM é um jogo antigo, de meados dos anos 90, feito pela American Laser Games para os arcades. É um dos clássicos da era dos games em full motion video (FMV), ou filmes interativos, onde comandos dados em momentos específicos de uma animação a faziam progredir. Outros ilustres representantes desta modalidade de jogo, que difundiu-se rapidamente com a introdução do CD como mídia dos consoles de 16/32 bits e PCs, são 'Space Ace' e 'Dragon's Lair'. MDM era um game de tiro com pistola, onde o importante não era apenas apertar o botão no momento certo, mas também apontando para a área certa da tela. Chamou muita atenção na época por parecer um pequeno cinema dentro dos arcades, e deu origem a uma continuação anos depois. Todavia, este tipo de game não encontra mais mercado nos dias de hoje.

A versão de MDM que peguei foi um release da Razor1911, feito em 27.11 deste ano. É a primeira vez que o jogo é lançado em plataforma Windows. Diz o arquivo .NFO que o vídeo é em MPEG 1, difícil de acreditar pela qualidade e pelo tamanho do jogo. De qualquer modo, a melhor qualidade é obtida jogando-se em modo janela, uma vez que o jogo foi originalmente filmado para televisores, que naturalmente usam baixa resolução. A pistola pode ser substituída pelo mouse. O ambiente de faroeste, em muitos aspectos, mostra-se tosco e de baixo orçamento, mas tem todos os clichês presentes em filmes deste gênero. O jogo é curto, mas muito divertido, e resgata a nostalgia dos velhos tempos dos FMV. Que saudades do SegaCD e dos primeiros CDROMs de PC.



De um FTP público, encontrado na lista do #warez da FDFnet, baixei o ISO de 'Harry Potter And The Chamber Of Secrets' do PSOne. Usando o ePSXe, AdriPSX ou o VGS, não consegui emula-lo com perfeição - há momentos na primeira fase onde o game simplesmente trava. Ainda assim, deu para experimenta-lo um pouco, e matar minha curiosidade. O jogo é em PAL europeu, e vem em 03 línguas: francês, espanhol e português (com sotaque de Portugal e tudo). É evidente a limitação gráfica do velho PSOne, os personagens são quadradões, as texturas são de baixíssima resolução, a movimentação pelo cenário em 3D é sofrível. Mas mesmo assim, nada mal para um hardware de 8 anos de estrada, rodando a 33 MHz e com 1 MB de memória de vídeo. E é sempre bom saber que o PSOne ainda é valorizado, recebendo um lançamento simultâneo aos novos consoles. Para quem não sabe, a primeira aventura de Harry Potter recebeu 05 versões diferentes (PC, PSOne, PS2, GBC e GBA), lançadas simultaneamente. A segunda aventura de HP recebeu sete (PC, PSOne, PS2, GameCube, XBox, GBC e GBA). Todas elas diferentes entre si, o que é um prato cheio para os fãs. Tenho 03 versões do primeiro filme (PC, GBC e GBA) e outras 03 do segundo (PSOne, GBC e GBA). Em breve, alugarei a versão de NGC para experimentar. Para quem tiver curiosidade, coloquei no ar outros screenshots da versão PSOne, tirados pelo ePSXe: este, este e este.

Baixei um emulador de placas aceleradoras da extinta 3DFX, chamado eVoodoo XP. O motivo ? Simples, para rodar jogos antigos de PC. Antigamente, os chips gráficos da 3DFX eram a única opção em jogos 3D para PC, e estes games antigos não são compatíveis com os protocolos (Direct3D, OpenGL, etc) e nem com as placas (nVidia, ATI) de hoje. Um típico exemplo é o 'Die Hard Trilogy' (PC, 1996) que comprei em uma dessas revistas baratas: mesmo tendo uma placa dez vezes mais potente que uma Voodoo original, era obrigado a jogar a baixa resolução e sem aceleração gráfica. Como achei o jogo em si uma porcaria, nem liguei muito para isto e coloquei-o de imediato em uma prateleira esquecida.

Até que encontrei esta noite, no site Games & Cia, os três jogos da série 'Resident Evil' lançados para PC, em versão ripada. Como esta semana tive a oportunidade de ver a versão remake do NGC rodando, e gostei muito dos gráficos, minha antiga curiosidade em experimentar a versão original renasceu. Resolvi dar mais uma chance a RE: baixei tudo rapidinho e rodei o game. O jogo é de 1996, e rodar no WinXP requereu alguns artifícios, como o modo de compatibilidade. Todavia, foi com o eVoodoo XP que obtive resultados altamente satisfatórios, com toda a plenitude gráfica que um jogo de seis anos poderia oferecer num micro de hoje. Tudo bem que nem se compara à qualidade da versão de NGC, mas a maior resolução gráfica do PC o torna um pouco melhor que a versão de PSOne. Em resumo: recomendo o eVoodoo XP para todos os que desejam experimentar jogos 3D feitos de 1996 a 1999, período onde as placas Voodoo dominavam o mercado. E ponto final.

Nunca fui muito chegado a 'Resident Evil', nem a survival horrors afins, mas gostei de tê-lo experimentado. Finalmente, pude vivenciar a clássica cena do cão que atravessa a janela do corredor, tão falada entre os jogadores. É realmente assustadora. A falta de música e dos vídeos nesta versão ripada faz muita falta, mas tenho de me conformar. O melhor da história será alugar a versão remake de RE para o NGC, e poder comparar as cenas. Para os jogadores mais novos, que não conheceram a versão de PSOne, recomendo fortemente dar uma experimentada rápida neste verdadeiro classico.

Nesta semana que passou, estive com 'Luigi's Mansion' do NGC. Aluguei-o por uma semana, e no primeiro dia de jogo não simpatizei com ele e o deixei de lado. Nos últimos dois dias de locação, resolvi rejogar e foi quando descobri o verdadeiro valor deste game. O jogo realmente era bom e divertido ! Mas estava tarde demais. Joguei muito às pressas, consegui chegar na batalha final (e que chefe trabalhoso !!), mas com apenas 48 dos 50 Boos. De qualquer modo, é um bom jogo, bastante divertido e que não oferece muita dificuldade. A maior dificuldade mesmo é conseguir controlar o Luigi com os dois analógicos. Ô tarefa difícil..

E agora, um pouco de cinema. Ontem assisti a um velho DivX acumulado por aqui, 'The Mummy Returns'. Gostei muito do filme, conta com uma boa história, bons efeitos especiais e os atrativos comuns dos filmes envolvendo mistérios da antiguidade (que saudades de Indiana Jones e do primeiro jogo Tomb Raider). Todavia, aqui vai um comentário para a cena final: o rosto do The Rock estava grosseiramente pouco realista na animação em CG inserida no filme. E olhe que o filme é muito recente (2001), quando boas técnicas de renderização estavam disponíveis, e mesmo assim closes generosos do rosto de 'boneco de plástico' do Scorpion King eram exibidos. Deprimente.

Vi no site ePipoca que o lançamento de 'LOTR: Two Towers' foi adiantado. Aproveitei o momento e baixei a trilha sonora completa de 'Two Towers' em MP3 neste FTP aqui. Semana que vem, no dia 27, pretendo estar na filinha da estréia da continuação do grande épico. Dizem os críticos que este filme não está tão cativante quanto o primeiro, mas eu quero ver de qualquer modo. Depois de 'Harry Potter 2' e antes de '007 Die Another Day', não há mais nada a se ver no cinema. Também vi o trailler de 'Terminator 3', e não fiquei muito entusiasmado com o que vi. Vai ser difícil bater a qualidade de T2, filme que me marcou profundamente. Tinha tudo o que um adolescente dos anos 90 queria ver. Dez anos depois, vamos ver o que acontece.

Para terminar o post de hoje: querem ver como eu sou adorado ? :)