ecesar's world

 

O Autor


Veja também

meu weblog
sites anteriores
meus bookmarks
coleção games ps2
coleção games pc
coleção divx
artigos velox


Quick Links


Posts Anteriores


Serviços

ICQ Status   3227178


Estatísticas

 

 

sexta-feira, dezembro 06, 2002  escrito por ecesar | 20:24 |

Passei um longo período sem atualizar esta página, mas não foi por falta de novidades. Na semana retrasada, joguei 'Metroid Fusion' do GBA, do início ao fim, quase de um fôlego só. Na verdade, levei 02 noites. Na primeira, comecei a jogar e, quando dei por mim, os primeiros raios de sol do dia adentravam a janela. Há tempos que esperava encontrar um jogo que fizesse isso. Posso afirmar que o jogo é muito, muito bom - e se não se iguala ao clássico 'Super Metroid', chega muito perto. A grande diferença, em minha opinião, é que o MF se torna mais curto e objetivo por ser baseado em 'missões' bem definidas - onde, inclusive, nossa liberdade de movimentação no cenário é limitada. Exemplificando, uma determinada porta so se encontra aberta durante a missão tal - antes de depois dela, a porta permanece fechada, mesmo que você já disponha de novos itens e recursos para explorá-la. Isso requer uma boa dose de estratégia para saber o momento certo de ir atrás de itens ocultos, caso você deseje atingir os 100% de exploração do game.

  

  

  

  


Um outro aspecto me chamou a atenção em 'Metroid Fusion'. Enquanto que 'Super Metroid' levou os jogadores a um maravilhoso sentimento de nostalgia, ao revisitar áreas e reencontrar inimigos próprios do 'Metroid' original, com melhores gráficos, 'Metroid Fusion' proporciona sentimento semelhante quanto ao 'Metroid II'. Existem áreas idênticas ao SR388, as mesmas evoluções de Metroids presentes em seu planeta natal são reencontradas, e o chefe final será facilmente reconhecido por aqueles que experimentaram a segunda aventura de Samus. E isto guarda algumas coincidências: Metroid I (NES) e III (SNES) foram games de consoles de mesa, o II (GameBoy) e IV (GameBoy Advance) foram games de consoles portáteis; os I e III ocorreram no planeta Zebes, os II e IV ocorreram em SR388 (ou uma simulação dele).

Na semana passada, durante uma visita a locadora de Rodolfo, tive o prazer de conhecer o Fred pessoalmente. Aconteceu por acaso, cheguei cedo na sexta-feira para alugar 'Starfox Adventures' e ele estava por lá testando 'Time Splitters' antes de aluga-lo. Não sei como ele me reconheceu (talvez o meu papo com o dono soasse nerd o suficiente), nos apresentamos e passamos bons minutos discutindo sobre videogames. O Fred é uma grande figura, bastante desenrolado e muito amigável pessoalmente, foi um encontro realmente agradável.

Mas minha visita no início do expediente acabou por gerar outro bom resultado. Encontrei o tão disputado 'Starfox Adventures: Dinossaur Planet' na prateleira, e loquei-o por uma semana. Após ler muitas e muitas avaliações em sites e revistas especializadas, minhas expectativas gráficas neste jogo eram altíssimas - e não foram decepcionadas. Desde 'Rogue Leader' que não via tanta riqueza em detalhes na tela: as animações são fluidas, as texturas são detalhadíssimas, os cenários são gigantes e alguns efeitos visuais (como o pêlo espetado da raposa) impressionam. Ademais, o jogo tem cores vívidas, construções arquitetônicas muito bonitas, e deixa a permanente impressão de que tudo ao seu redor respira e tem vida própria. O jogabilidade possui a mesma mecânica dos Zeldas do Nintendo 64, quase sem tirar nem por. Os combates, os saltos automáticos, a atribuição dinâmica dos botões de ação no canto da tela, os puzzles... Talvez, o que mais me cativou foi a impressão de estar jogando um Zelda graficamente melhorado.

Percebe-se claramente que o nome 'Starfox' foi adicionado ao game unicamente por jogada de marketing. O 'Dinossaur Planet' não tem nada a ver com a série espacial criada pela Nintendo, para o SNES e o N64. Enquanto os jogos 'Starfox' caracterizavam-se por ação desenfreada com naves de alta tecnologia, 'Dinossaur Planet' conta com um game calmo, cheio de puzzles, e bastante bucólico por sua proximidade à natureza. É evidente que os personagens da série cairam de paraquedas dentro deste projeto, talvez buscando melhores vendas nesta despedida da Rareware aos consoles Nintendo. E sabe o que eu descobri ? Que o primeiro Starfox saiu mesmo pro Atari 2600. :)

Na semana passada, realizei um antigo sonho. Baixei todos os 3596 ROMs do MAME, algo em torno de 5 GB. Todos testados, corrigidos e aprovados pelo RomCenter e pelo ClrMame, programas especializados em fazer auditoria destes arquivos. Uma dica aos que pretendem enveredar por estes caminhos é que o RomCenter, apesar de mais oferecer uma interface mais agradável e simplificada, não é tão criterioso quanto o ClrMame. Muitos arquivos corrompidos e romsets anormais passaram batidos pelo RomCenter. De qualquer modo, aproveitei para baixar todos os artworks e samples do MAME e todos os screenshots, icons, titles e cabinets do MAME32. Agora sim, abrir o MAME32 é um delírio visual. :) Mas vai durar pouco, pretendo gravar tudo em 08 CDs de 700 MB (comprados com capa dourada especialmente para este fim), e a coleção dividida em oito partes não fica tão legal. Um DVD-R cairia bem nessas horas.

Assisti a 'Harry Potter e a Câmara Secreta', e não achei lá essas coisas. É notorio, para quem assistiu ao primeiro filme, que as crianças cresceram mais do que deveriam. O ex-pequeno ator que faz o Ron Weasley, então, quanta diferença.. Até a voz ele teve de disfarçar. Como ainda restam mais dois filmes pela frente, um para cada ano, a expectativa maior não é sobre a qualidade do filme, mas sobre o tamanho dos garotos. E soube que o velhinho que fazia o Albus Dumbledore morreu de leucemia, então teremos sangue novo no próximo. Gostaria de terminar dizendo que o personagem Gilderoy Lockhart exemplifica tudo o que há em Transtorno de Personalidade Narcisista, e lembra muito um velho conhecido chamado 'Clemente'.. Se ouvirem sobre um dentista com este nome, estejam avisados.

Nesta quarta-feira, fui convidado a um jantar de confraternização com os ex-companheiros de Exército. Antes, deveria fazer uma visita ao quartel para rever alguns velhos conhecidos, e descobrir as coordenadas para o restaurante planejado. No início, estava muito relutante em ir, pois meu desejo de ficar em casa jogando 'Starfox' pesava bastante. Mas decidi que experimentar um pouco de vida social me faria bem, além da curiosidade de rever velhos conhecidos. Para resumir o evento: foi trash. Foi muito, muito trash. Minha recepção no quartel foi morna/fria, bem diferente de quando eu estava na ativa. Reencontrar a rotina do quartel, depois de quase um ano de mundo civil, foi meio chocante. Nem acredito que, um dia, eu fui um daqueles caras de trajes verdes ridículos. A confraterização foi um saco, com aqueles papos oligofrênicos de quartel durante todo o tempo. Para piorar, só foram as pessoas com quem eu tive pouco contato durante a minha estadia, e um camarada viadão e chato que foi o meu único desafeto sentou bem próximo a mim. Nem a comida ajudou muito. É por eventos assim que eu prefiro ser um nerd recluso, e jogar 'Starfox'.

Fiquei bastante afastado da internet nos últimos 15 dias. Na semana anterior, porque preferi jogar e organizar meus ROMs de MAME. Nesta semana, porque tive 03 seminários gigantes marcados para hoje, e passei a maior parte do tempo dedicando-me a eles. Hoje pela manha tive uma apresentação de caso clínico para todo o hospital, um evento importante que tornar-se-á mensal e atribuido aos residentes. À tarde, houve a apresentação de um artigo de revisão bastante extenso e de um artigo de pesquisa que traduzi do inglês para o português. Mas, a partir de agora...

Estou de semi-férias !! Isso mesmo, minhas férias estão planejadas para Abril/Maio, mas como sei que final de Dezembro e todo o mês de Janeiro são períodos de calmaria, já começo a comemorar. Os três seminários de hoje foram o ponto crítico que definiu o fim de meu stress. A partir de agora, com grande parte de meus preceptores de férias, e com as atividades do hospital em ritmo reduzido, posso me dedicar ainda mais ao lazer. Dei o primeiro passo hoje, ao alugar 'Jedi Outcast' e renovar 'Starfox Adventures' do GameCube, ambos por uma semana inteira. E viva as semi-ferias ! :)

Amanhã, dia 07 de Dezembro, é meu aniversário. Completo vinte e cinco anos - mais velho, mais gordo, mais estressado, mais ocupado e menos pobre. Gostaria de ter a vida descomplicada de 5 ou 10 anos atrás. De qualquer modo, estarei viajando para o interior na manhã de meu aniversário, onde passarei um maravilhoso dia ao lado de minha família. Lá degustarei um delicioso peixe que recebi de presente de um paciente do ambulatório, pescado em sua própria rede. E faltarei, sem pestanejar, ao curso de Neuropsiquiatria deste sábado, sobre esquizofrenia, pois nego-me sumariamente a passar este dia tão especial sentado em um auditório decrépito, cercado por médicos velhos, ouvindo sobre este tópico. E pronto.

Aproveitem os comments e mandem-me generosos...


Parabéns para mim !!