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ecesar's world | |||||||||||||||
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Como notas rápidas, posso dizer que recentemente tenho estado: - Orgulhoso com meu 500º post no Fórum OS. Fui até promovido a mutante. Anteontem devolvi 'The Legend Of Zelda: The Wind Waker', após duas semanas de locação. Eu deveria fazer uma análise do jogo, como é de rotina, mas desta vez será diferente. A verdade é que TWW tem recebido tantos reviews, tantas capas de revista, tanto destaque nos sites afora, que julgo desnecessário fazer mais um. Dêem uma olhada na análise da OuterSpace e do FinalBoss. Esta última chega a ser um exagero, uma verdadeira ode ao jogo. Criticando rapidamente, acredito que TWW tem apenas 03 problemas. O primeiro é a facilidade do jogo, não apenas quanto aos inimigos comuns, mas também quanto aos chefes - até mesmo o boss final pode ser vencido sem grandes dificuldades. O segundo é o tédio da navegação exagerada - ficar trocando direção de ventos e cortando os vastos mares deixa de ser divertido após as primeiras horas de jogo, problema grave em um jogo longo. E o terceiro é a câmera, que está longe da perfeição - ao contrário do que pensa o FinalBoss - algo já rotineiro em jogos tridimensionais.
Os pontos positivos são a animação (simplesmente perfeita), a ausência de loading times, a indiscutível criatividade dos puzzles, a grande atenção aos detalhes (mudanças de clima e iluminação solar nos cenários, fases lunares consecutivas, influência da direção dos ventos em objetos do cenário e roupas dos personagens, pingos das roupas e pegadas na terra após emergir da água, e tantos outros), o número elevado de side-quests e de minigames, e - principalmente - a história. Sim, esta é, de longe, a mais interessante e cativante história dos jogos Zelda. E, pela primeira vez, vemos referências diretas aos acontecimentos de um jogo anterior. Pode-se dizer que o grande problema de TWW chama-se 'Ocarina Of Time'. Depois da indiscutível revolução que OOT trouxe - não apenas para a série Zelda, mas também para todo o universo de jogos em 3D - é impossível esperar algo menos que a perfeição para uma sequência em um console superior. Achei TWW um excelente jogo, extremamente detalhado e bem polido, mas que não trouxe o mesmo impacto de OOT. So para constar, OOT introduziu ao mundo dos games os conceitos de z-targeting (onde pode-se travar a câmera em um inimigo, permitindo livre movimentação no cenário e o uso combinado do direcional com os outros botões para técnicas de luta mais aprimoradas), dynamic action button (onde apenas um botão pode assumir todas as ações do jogo, com atribuições que variam com o momento), automatic jumping/climbing (o que simplifica muito a jogabilidade), e atribuição livre de itens aos botões do gamepad a qualquer momento. Destes, o z-targeting foi um divisor de águas para a jogabilidade em 3D, sendo vastamente utilizado pelos gamedesigners até hoje - e provavelmente para sempre. ![]() Fazendo um resumo simples: TWW é um jogo fabuloso, um raro exemplo bem sucedido da união entre arte e tecnologia, uma verdadeira obra-prima dos jogos eletrônicos. Demonstra que o futuro dos jogos não está na busca obsessiva pelo realismo gráfico, e sim na correta utilização do hardware para gerar um mundo de fantasia eficiente. Jogue, nem que você precise vender as próprias calças para isso. Em recente entrevista à GameSpy, o analista de investimentos John Taylor afirma: 'O público da Nintendo é o pessoal da imprensa especializada, pessoas que foram crescendo junto com a Nintendo e pensando em uma marca nostalgica. Eu sempre fico maravilhado em o quão louco, barulhento e ansioso o publico fica quando nos visita em nossas reuniões na E3 em contraste as reuniões da Sony e Microsoft. Há muitas pessoas que poderiam morrer pela Nintendo pois eles foram contagiados pelo NES e SNES'. Isso me lembra... EU ! :) Fico pensando.. Para quem jogou 'The Legend Of Zelda' no NES, para quem esperneou com 'Zelda II: Adventure Of Link' no NES, para quem se maravilhou com 'TLOZ: A Link To The Past' no SNES, para quem derramou lágrimas ao final de 'TLOZ: Link's Awakenning' no GameBoy antigo, para quem descobriu a (quase) perfeição em 'TLOZ: Ocarina Of Time'.. Como sobreviver a todos estes reviews, capas de revistas, destaques de sites, discussoes em fóruns sobre o novo Zelda sem entrar em desespero ? Não tem escapatória, tem de jogar mesmo. Quem cresceu com a Nintendo, mesmo ciente de sua diferente situacao hoje, sente-se compelido a permanecer investindo em seus consoles. O mesmo vale para Mario, Metroid, Donkey Kong: joguei todos, cada um em sua época. Hoje em dia, mesmo que um jogador mais jovem resolva pôr um 'Ninja Gaiden' ou um 'Castlevania III' para rodar, o máximo que vai encontrar é um jogo velho. Não adianta. Não há como reconquistar o brilho que eles tiveram há 15 anos aos olhos dos jogadores de hoje. Eu mesmo, ao emula-los, os acho toscos e nao consigo permanecer muito tempo jogando. Há alguns anos, na minha sala, eles eram o máximo. O mesmo Taylor, posteriormente, afirma: 'Grandes titulos infantis simplesmente não vendem como vendiam antigamente'. Este 'antigamente' é de quando ? Até pouco tempo, Pokémon (um titulo infantil) vendia monstruosidades. Alias, vendia tanto que nao bastavam por nas prateleiras varios cartuchos de um mesmo jogo - ele vendia ate mesmo consoles portateis. A nova febre, 'Yu-Gi-Oh', que eu saiba, também anda vendendo bem pacas para os consoles Sony. Eu acho que há um erro de enfoque aqui. A questão nao é que os 'jogos infantis' nao vendam bem. É que o publico infantil precisa de bons ícones, novas manias, que os leve a comprar. Um Mario de 20 anos de idade começa a funcionar como um Mickey de 80 anos - sao conhecidos, sao populares, vendem sempre, mas não causam mais 'boom'. Para finalizar, acho que a Nintendo teve a sua era. A Sega também teve a sua. A Sony vive o seu apogeu e, não se iludam, também há de cair um dia. Este pensamento conservador, de quem foi rei precisa manter a majestade, nao corresponde a realidade - é romântico e pueril. E, de certo modo, é até bom que a Nintendo não volte mais ao topo. Coisas novas precisam surgir. ![]()
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