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sábado, julho 05, 2003  escrito por ecesar | 23:54 |

Pessoal, estou tendo serios problemas com o Blogger. Após varias tentativas, o meu post é recusado, sob a mensagem 'BIG POST ERROR'. Será que meu hábito de escrever longos textos chegou ao fim ? Mas eu já escrevi posts bem maiores do que este de hoje.. De qualquer modo, vou publicar aqui a metade de meu post, e a outra metade vai amanhã.

Após um mês sem encostar em meu GameCube, resolvi alugar algo ontem. E escolhi 'Hulk', um jogo de ação multiplataforma cujo lançamento acompanhou o do filme. E, verdade seja dita, a grande motivação de tê-lo alugado foi o fato de ter assistido ao filme no cinema há 04 dias, e todo o hype que tem rondado o nome do personagem nestas ultimas semanas. Ainda assim, loquei por apenas 24 horas, e devolvi agora há pouco.

Os eventos de 'Hulk' passam-se imediatamente após o final do filme, quando Banner retorna da América do Sul. Ainda assim, o jogo pega emprestado muitos elementos do filme, como algumas locações (o centro de São Francisco e a base militar da cidade deserta), personagens (cão mutante), cenas famosas (Banner sendo agarrado por Hulk através do espelho, lutas contra tanques e helicópteros) e a dublagem perfeita de Eric Bana. A modelagem de Betty Ross esta muito fiel à exibida no filme. No mais, o jogo inclui vários vilões clássicos dos quadrinhos, como Ravage, Half-Life, Leader e outros.

A ação do game é dividida em 2 partes bem distintas. Como o gigante burro Hulk, a pancadaria rola solta: combos, explosões, inimigos que não param de aparecer, tiros para todo lado. Como o frágil e intelectualizado Bruce Banner, a ação é stealth, buscando evitar qualquer confronto com os inimigos. Felizmente, a maioria das fases é com o Hulk. :) O que chama a atenção neste jogo é a excelente física dos objetos dentro do ambiente 3D, e o grau de interação com todo o cenário. Praticamente TUDO pode ser destruído: paredes, portas, mesas, colunas, caixas, carros, vigas, exaustores, pedras.. a lista é infindável. Pise com mais força e o chão ficará rachado, soque a parede e os tijolos ficarão à mostra - em definitivo, não importa o quanto você avance na fase, pode voltar para conferir. O jogo é de ação intensa, e em muitos trechos o número de inimigos é ilimitado - portanto, sempre fica a opção de ficar esmagando homenzinhos (o que é muito divertido) ou simplesmente sair correndo e abrindo caminho rumo ao fim do estagio.

O sistema de câmera é bastante problematico. O ângulo de visão nao pode ser modificado pelo jogador, e muitas vezes somos 'presenteados' com giradas vertiginosas e cortes bruscos, para aparecermos em outro ponto da tela, voltados para uma direção qualquer, e relativamente perdidos no gamepad. Felizmente, durante alguns segundos, o personagem continua correndo para o ponto do cenário para onde apontávamos antes desta mudança de câmera. A resposta aos botões é rapida, e os combos são fáceis de utilizar. Gráficos e sons muito bons, mas nada excepcional. Destaque para as cutscentes em cell shading, com um efeito de sombras duplas pra lá de estiloso.

Esta é a primeira conversão de filme da Marvel que não é feita pela Activision, e sim pela Vivendi Universal. Ainda assim, a classica fórmula continua a mesma. O Mini-DVD contém um teaser, um trailler, um curto making-of do filme e outro do jogo, e uma seção de fotografias de bastidores e de rabiscos de produção do filme. O jogo é difícil, e o número de inimigos e projéteis que vêm em sua direção muitas vezes deixa a jogabilidade comprometida. Para relaxar, recomendo ativar o código de invulnerabilidade (GMMSKIN) e aí sim, sentir-se como o próprio Hulk do filme ! A sensação de poder se faz presente !! :) E uma vez terminado o jogo, recomendo re-jogar como o Hulk cinza, via código JANITOR em qualquer terminal Universal Code. Enquanto que o verdão limita-se a alguns grunhidos, a versão cinza passa o jogo inteiro falando e fazendo piadinhas, com direito a falas específicas dirigidas ao chefe final. Eu achei mais divertido. :)

Quando fui devolver o jogo, há algumas horas, voltei para casa de mãos vazias. Isso porque tenho um monte de afazeres acumulados para dar conta neste fim de semana, além de plantões neste domingo e segunda. Mas o que chamou a atenção foi: tive de desprezar a oportunidade de levar para casa 'Megaman NT', 'Hitman 2', 'Wario World' e 'Sonic Adventure DX', todos do GameCube e disponíveis na locadora. Rodolfo colocou todos no balcão para me mostrar, um jogão melhor que o outro, recém-chegados, dando bobeira num sábado à tarde bem no período de férias da garotada.. Agora me resta a esperança de encontrar algum deles de novo ao fim desta semana, quando terei tempo de jogar alguma coisa. :)

E, a seguir, cenas do próximo capítulo.. :D