ecesar's world

 

O Autor


Veja também

meu weblog
sites anteriores
meus bookmarks
coleção games ps2
coleção games pc
coleção divx
artigos velox


Quick Links


Posts Anteriores


Serviços

ICQ Status   3227178


Estatísticas

 

 

domingo, setembro 14, 2003  escrito por ecesar | 18:46 |

Hoje assisti ao meu terceiro programa G4 Brasil. Para quem nao sabe, trata-se de um programa televisivo de 30 minutos exibido no canal Band aos domingos, às 15h30. Uma versão nacional do canal G4 americano, um canal por assinatura com conteúdo voltado a jogos eletrônicos 24 hs por dia. O G4 Brasil vem sendo exibido há cerca de dois meses, mas apenas nas últimas três semanas deixou de ser um programa local de São Paulo e ganhou difusão nacional.

O primeiro programa que assisti, em 31.08 chamava a atenção pela nítida predominância de XBox nas pautas abordadas. Trouxe longas sequências de dicas de 'Tomb Raider: AOD' do PS2 e de 'Hulk' do XB e do GC (mas não são o mesmo jogo ?). Trouxe previews de 'Amped 2', 'Project Gotham Racing' e 'Voodoo Vince', todos para XBox, além de 'I-Ninja' que sai multiplataforma. Houve ainda uma matéria sobre os futuros lançamentos da LucasArts e sobre o simulador de vôo profissional usado pela Varig.

O segundo programa, de 07.09, trouxe dicas de 'Wario World' (GC) e 'Speed Kings' (multiplataforma). Foi exibido um preview do jogo 'Madden NFL 2004' (PS2), uma matéria sobre um suporto simulador usado pelo Exército americano que será lançado para o PC e XBox, e uma entrevista com os criadores dos MODs Rio e SP de 'Counter-Strike' (PC). Mostrou também alguns dos ganhadores da prêmiação feita pelo canal G4 americano para várias categorias, onde figuravam 'Splinter Cell' (multiplataforma), 'Super Mario Sunshine' (GC), 'Animal Crossing' (GC), 'Def Jam Vendetta' (multiplataforma), 'Zelda: WW' (GC) e 'DOA: Xtreme Beach Volleyball' (XB), dentre outros.

O programa de hoje, 14.09, trouxe uma continuação desta lista de premiados, mostrando cenas de 'Zelda: Four Swords' (GBA), 'LOTR: Two Towers' (multiplataforma), 'Warcraft 3' (PC) e 'GTA: Vice City' (PS2). Trouxe ainda dicas para 'Donkey Kong Country' (GBA) e para o jogo de baseball da Electronic Arts, cujo nome nao recordo. Como previews, foram mostrados o novo jogo da franquia Need For Speed (multiplataforma) e 'Rogue Squadron III' (GC). Houve ainda uma matéria com clã brasileiro que vem ganhando destaque em competições internacionais de 'Counter Strike' - dizem eles que treinam cinco horas diárias ! No mais, o mesmo programa de sempre, com muito tempo perdido desnecessariamente em dicas/estratégias e propagandas demais para um programa tão curto. É fraco, mas não há outra opção..

Esta semana recebi o meu 'DVD Region X' que comprei em SP, direto com o Marcelo da Game Advice. Fui muito bem atendido e comprei o acessório a um preço bastante atraente (R$ 55,00). O DVDRX é fabricado pela Datel/Code Junkies, e serve para destravar a proteção de região para filmes em DVD. Para quem não sabe, os grandes estúdios de cinema incluiram no formato DVD uma trava para que ele seja exibido apenas na região do mundo onde foi produzido. Os produtores de DVD Players incluíram em seus aparelhos esta restrição, e estava formado um esquema que impedia as importações/exportações de filmes e dificultava a pirataria. Todavia, isto não era uma norma, e sim um 'acordo de cavalheiros' - de modo que os próprios aparelhos possuíam um método incluso para se retirar esta limitação. Pois bem, o PlayStation 2 comprado nos EUA exibe apenas filmes de região 1, e aqui no Brasil todos os filmes de grandes estúdios são região 4. É aí que entra o DVDRX para resolver o meu problema. Veja aqui um resumo de como está dividido o mundo quanto aos DVDs:

  • Região 1: EUA e Canadá
  • Região 2: Japão, Europa e Africa do Sul
  • Região 3: Sudeste Asiático e Hong Kong
  • Região 4: Brasil, Austrália e Nova Zelândia
  • Região 5: Rússia e África
  • Região 6: China
Há ainda os filmes que vêm como região 0 ou ALL, que nada mais são que DVDs desprovidos da trava de região, geralmente feitos por pequenas produtoras de filmes trash ou de filmes pornôs que não vêem vantagem em restringir a distribuição de seu produto ao redor do mundo. O 'DVD Region X' é composto por um CD e um dongle para ser encaixado no Magic Gate. Chama a atenção o fato de que não é um DVD, e sim um mero CD bootável com cerca de 20 MB de conteúdo. É necessário que o dongle esteja conectado na entrada 1 do Magic Gate (o que eu acho péssimo) para que o CD do DVDRX seja reconhecido pelo PS2. Entra um logotipo do PlayStation 2, como se fosse um jogo, e em seguida abre uma tela para seleção de região, com números de 1 a 6. Uma vez escolhido, a gaveta se abre para que o CD seja retirado e o DVD a ser reproduzido seja colocado. Feito isso, é so fechar a gaveta apertando eject, selecionar o ícone do DVD no browser e assistir ao filme. Testei uma vez, com o filme 'Identidade Bourne' que aluguei aqui perto de casa, e funcionou perfeitamente. Me chateei um pouco com a necessidade de um dongle, com o fato de o DVDRX vir em um CD (faz muito mais barulho no PS2) e com a aparente baixa qualidade da mídia usada no CD do DVDRX (vem inclusive com manchas, e olhe que comprei original e lacrado), mas pelo menos passei a ter um DVD player em minha casa.

Esta experiência com o 'DVD Region X' me fez pensar.. Trata-se de um acessório não licenciado pela Sony, que em conjunto com o tal dongle na entrada de memory card é um CD bootável como um jogo original de PS2, e é capaz de modificar uma configuração interna do console e mesmo abrir a gaveta para a troca de mídia, levando o usuário ao browser. Seria tão difícil assim fazer um CD semelhante para boot em jogos piratas, dispensando os famosos modchips ? Sabe-se que já existem discos de boot neste padrão, mas exigem que se faça uma modificação no case do console e um bom timing na troca das mídias - ou seja, são um desastre. Eu acredito que a indústria de modchips para PS2 está ganhando muito dinheiro com o modo como as coisas estão agora, e não é interssante para este gigante mercado que se desenvolva um simples CD de boot para jogos como faz o 'DVD Region X'. Impossível não me parece.

Querem ouvir algo de qualidade ? Que tal as trilhas sonoras completas e oficiais de 'Zelda: Ocarina Of Time' (66 MB) e 'Zelda: Wind Waker' (100 MB) em MP3 ? São composições muito bem trabalhadas, fiéis ao conteúdo dos jogos, sem arranjos extras ou descaracterizações. Para baixar tudo, basta visitar a seção de músicas do site zelda.com.br e utilizar um bom gerenciador de downloads, como o GetRight. Estou aguardando agora a ripagem do CD 2 da trilha de WW para ter a minha coleção completa. Chama a atenção que a qualidade de reprodução das músicas armazenadas nos velhos cartuchos do N64 em nada fica devendo à do moderno Mini-DVD de 'Wind Waker'.

Ultimamente tenho baixado e assistido a muitos traillers de jogos, quase todos baixados do site Game Traillers. De todos, o que mais me impressionou foi o de 'Half Life 2' (83 MB), que mostrou o quão evoluídos estão os FPS atuais. Nada de mata-mata acéfalo da época de Doom, o negócio agora envolve muito mais estratégia e tomada de decisões para matar os inimigos de forma mais eficiente. O vídeo abre mostrando a evolução visual do personagem principal, Gordon, do primeiro jogo para esta nova versão. A plasticidade da face para exprimir diferentes emoções é surpreendente. Quanto à jogabilidade, o vídeo de 'Half Life 2' transformou o vídeo de 'Halo 2' da E3 numa brincadeira de criança - e nem quero saber o que vai restar de 'Doom III' na época do lançamento. Ademais, gostei bastante dos vídeos de 'Castlevania: LOI', 'Soul Calibur 2' e 'Legacy Of Kain: Deviance' - todos do PS2. Aos que estão lendo agora, recomendo baixar o vídeo de demonstração de 'Tales Of Symphonia' do GameCube neste link (128 MB), com 15 minutos de duração.

No momento estou com pouco estímulo para escrever reviews de jogos.. Mas estou devendo análises de 'Wario World' do GameCube e de 'Final Fantasy VII' do PlayStation original, bem como uma análise do PS2 em si. Quem sabe em um post vindouro ? :) Agora vou tentar avançar na leitura de minha EGM Brasil nº 18, que comprei há 06 dias e nem saí da primeira página !! Até a próxima.