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sexta-feira, janeiro 09, 2004  escrito por ecesar | 20:29 |

Que tal transformar o seu PlayStation 2 em um Master System e um Game Gear completos (com todos os jogos), para se divertir com seus amigos em uma sessão retrô numa noite de sexta-feira ? Não faltarão suspiros saudosos àqueles bons tempos de nossa infância.. Puxa, eu era feliz e não sabia ! Bom, para isto basta apenas um CD e disposição para seguir o meu tutorial. Vamos começar pegando os instrumentos necessários:

O PSMS é um emulador de Sega Master System e Sega Game Gear para o PlayStation 2. Foi desenvolvido por Sjeep baseado no SMSPlus, um estável emulador de SMS e GG para PCs desenvolvido por Charles MacDonald. Baixe a versão mais adequada ao seu aparelho (NTSC ou PAL).

Agora vamos conseguir os ROMs. As ferramentas GoodSMS v0.999.5 e GoodGG v0.999.6 tem catalogados, respectivamente, 665 e 473 ROMs para cada um dos aparelhos. Daria muito trabalho buscar e baixar cada jogo um a um, então o melhor a se fazer é procurar os 'super-packs'. Pelo indexador ISOHunt encontrei o canal #roms no servidor irc.cyberjunks.net, de onde baixei os pacotes completos com todas as ROMs de SMS (40 MB) e GG (62 MB) rapidamente, via XDCC. Vêm compactados no formato 7Z, que comprime melhor que o ZIP.

Agora que temos o emulador e a coleção completa de ROMs, podemos fazer a ISO e gravar o CD, certo ? Nem tanto.. A configuração da ISO do PSMS é uma tarefa complicada, e o programa tem muitas exigências. O CD precisa ser em rígido formato ISO9660, um modelo antigo de configuração de discos ópticos. Isso significa nomes dos arquivos em formato 8.3 (como no MS-DOS), com todas as letras em maiúsculas e envolvendo apenas os caracteres de A-Z e de 0-9, um máximo de 30 arquivos por diretório, e um máximo de 7 subdiretórios hierarquizados a partir da raiz. Outro problema é que o PSMS exige que você faça um arquivo chamado FILES.TXT na raiz, contendo nomes e links para os ROMs armazenados em cada diretório. O PSMS só funciona se houver mais de 30 ROMs disponíveis, e se o FILES.TXT tiver um tamanho em bytes múltiplo de 16. Complicado, não é ? E basta um pequeno deslize para que nada funcione.

Para facilitar esta tarefa, há os programas PEFU e Sort ROMs, que automatizam o renomeamento para o padrão 8.3, a criação de alocação em diretórios em grupos de 30 arquivos e a elaboração do arquivo FILES.TXT com índice completo e sendo um múltiplo de 16 bytes. Apesar de o PEFU ser mais famoso, consegui resultados melhores com o Sort ROMs.

Feito isso, abra o CDGENPS2 para criar o ISO. Arraste para dentro dele, nesta ordem, os arquivos SYSTEM.CNF, PSMS_12.ELF, FILES.TXT e SJPCM.IRX. Em seguida, arraste os diretórios um a um, em ordem crescente (ROMS0, ROMS1, etc). Sem modificar LBA, crie o ISO. Apos isto, basta gravar com seu CD burner favorito, lembrando sempre de usar baixa velocidade. Eu costumo usar o CDRWin a 4x, e desta vez não foi diferente.




Todavia, para conseguir o resultado esperado, custou-me cerca de 12 tentativas. Ainda bem que eu usava um CDRW. Detalhes como os bugs do PEFU (que deixava as extensões .SMS em minúsculas), codificação inexata do FILES.TXT, ordem correta de LBAs adicionadas (isso me quebrou a cabeça), e tantos outros problemas tornou este feito desafiador, mas consegui. :) Caso você fique siga estas orientações e mesmo assim emperre em algo que não sabe o que é, fica o meu conselho: leia os arquivos de texto que acompanham o PSMS, consulte o fórum oficial do emulador ou faça uma visita a este site com um tutorial interessante.

Nestes dez dias de Janeiro, fiz muitas coisas interessantes. Infelizmente não tenho como detalhar tudo, então aqui vai uns drops de tudo o que aconteceu:

Dancei muito 'DDR 3rd Mix' (PSOne) e 'DDR Max' (PS2) no tapete de dança que comprei para a minha namorada. Ele conecta-se em PS1/PS2 ou em PC, mas dançar na TV grande da sala com o pessoal reunido no sofá é uma experiência bem melhor que em frente a uma telinha de monitor. Achei muito divertido.

Baixei, gravei e joguei 'Hyper Street Fighter II - The Anniversary Edition' do PS2. É uma edição comemorativa de 15 anos do jogo de luta mais famoso do planeta. Conta com personagens e modos de jogo de todas as versões lançadas para arcade. Os cenários sao de SSF2X, as músicas podem ser das versões CPS1 ou CPS2 de placas arcade, e os personagens (ícones, sprites, movimentos, handcap) são disponíveis em 05 versões diferentes, dependendo da versão arcade selecionada. Vale apenas para entusiastas e colecionadores.

Passei o meu feriadão de reveillon com Shinobi do PS2, que aluguei numa ex-Progames de Curitiba. Custou-me R$ 4,00 do dia 30/12 a 05/01, um excelente negócio. Tive muito trabalho para terminar o jogo - no ultimo chefe, eu levei 52 minutos para esvaziar a sua barra de energia. Achei as musicas e o visual fracos, só os cenários finais melhoram um pouco (aquele jardim com as cerejeiras brancas ficou muito bonito). Devolvi de manha, e de tarde deu vontade de jogar Shinobi (o original) no MAME do PC. Baixei o novo MAME, baixei o ROM, joguei 02 fases e o meu gamepad Genius quebrou o direcional. Lição a todos: nunca comprem os gamepads baratos da Genius.

Pelo Bit Torrent, baixei 'SpongeBob Squarepants: SuperSponge' (PSOne), 'DDR Party Collection' (PS2) e 'Hyper Street Fighter II' (PS2) - que já citei. Descobri 03 coisas. Primeiro, que baixar jogos de PSOne é muito ruim e lento, quase ninguem hospeda estes ISOs antigos. Segundo, que rodar jogos de PS2 em CDR não é bom negócio, pois faz muito barulho pela alta velocidade de rotação e desgasta o leitor pelos pulos dos RIPs. Terceiro, que o jogo do Bob Esponja pro PSOne é muito, mas muito ruim. Passe longe.

Joguei 'Metal Slug 5' do NeoGeo/MVS via MAME no PC. O jogo é bonzinho, difícil e bem curto. Para quem jogou as quatro versões anteriores, não há nada de novo. Gráficos 16 bits, slowdowns estratégicos e muita confusão na tela.

Descobri que o emulador Impact não existe mais, mas em seu lugar veio o Zinc, bem mais desenvolvido que o projeto anterior. É possível rodar Tekken, Tekken2, Strider 2 e vários outros jogos. Ainda não está 100%, mas vale a pena uma conferida.

Comprei ontem minha EGM Brasil deste mês, com capa comemorativa ao 10º aniversário de 'Doom'. As expectativas quanto a 'Doom 3' são altas, mas acredito que este jogo será ofuscado pelo lançamento quase simultâneo de 'Half Life 2', que parece ser tecnicamente bem superior.

Além disso, tenho incrementado as minhas postagens em fóruns, e neste momento estou investindo na criação de meu CD do PGEN, com todas as ROMs de Genesis lançados no mercado americano, para rodar em meu PS2. Também tenho respondido a emails, e tenho recebido algumas cartas questinando como fazer para diferenciar os CDs e DVDs prensados dos gravados na hora de comprar games alternativos. Como é uma duvida frequente, talvez seja uma boa ideia deixar registrado aqui algumas orientações.

Os discos prensados sao feitos em fabricas, num processo igual aos dos CDs/DVDs originais (so que com materiais de menor qualidade). Os gravados podem ser feitos em casa, com um gravador de DVD. Os prensados não tem etiqueta, as imagens sao pintadas sobre o verso do disco, me um típico processo industrial. Os gravados tem uma etiqueta colada no verso do disco, ou muitas vezes nem etiqueta tem, so o nome em caneta. Os prensados sao dourados ou pratas, os gravados sao de muitas cores (quase sempre roxo). Quanto a quem tem melhor qualidade, se DVDs prensados ou gravados, isso é altamente subjetivo. Existem DVDs gravados de excelente qualidade (boa mídia, boa ISO, boa gravacao, boa velocidade, tudo isso influi) e existem DVDs prensados de excelente qualidade (bom material de producao, bom acabamento, boa camada reflexiva). Nao dá para generalizar. Quando se compra num lugar desconhecido, eu prefiro o prensado. Quando se compra de alguem mais proximo, que vc sabe que faz boas gravacoes (em baixa velocidade, com "carinho") e vc pode escolher uma midia boa (e nao aquelas genericas terriveis), aí pode ser comprada a gravada. Mas, em geral, os discos prensados possuem um valor de troca ou revenda maior que os gravados. Isso é util quando vc quer passar adiante aquele jogo que nao quer mais.

É isso aí, pessoal ! Agora vou jogar 'Psycho Fox' a noite inteira. Até a próxima ! :)