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domingo, fevereiro 22, 2004  escrito por ecesar | 02:38 |

Hoje é domingo de Carnaval, e tudo anda muito calmo aqui em casa. Já tratei de arrumar meu entretenimento para estes dias de reclusão. Para saciar minha vontade de filme, estou com 'Kill Bill' (Kill.Bill.XViD.DVDRip-DiCE). Para saciar minha voltade de games, estou com 'I-Ninja' e 'SSX 3'. Para saciar minha voltade de leitura, estou com as EGMs nacionais nº 23 e 19 ainda fechadas. Vai ser um ótimo feriado. :)

Só comentando o parágrafo anterior, me impressiona o quanto 'Kill Bill' está demorando para chegar aqui no Brasil. Nos EUA já foi exibido nos cinemas, já saiu em DVD, fez um tremendo barulho na mídia. Por aqui nem se ouve falar. Mas felizmente existe a internet e o DivX, e o estarei assistindo este fim de semana. Encontrei as legendas sincronizadas com este release, e em português brasileiro, quem quiser é so me pedir por email. E sobre os jogos 'I-Ninja' e 'SSX 3', ambos sairam simultaneamente para GC, XB e PS2 em versões idênticas - mas estou com as versões de PS2. Vai me poupar duas visitas à locadora de GameCube.



Tanto os games quanto o filme são emprestados de Fred. Anteontem estive com ele para umas boas horas de papos, partidas e trocas de games. Conheci também a pequena Stephanie, uma graça. :) O Fred já montou uma bela coleção de games em pouco tempo, graças ao Velox 512 e as redes P2P. Lá eu pude conhecer alguns títulos que me despertavam curiosidade, e comentarei sobre isso a seguir. Também pude acompanhar o processo de criação de ISOs - talvez seria mais correto chamar de GIs - e os programas de gravação de DVDs de PS2, e posso concluir que não difere em quase nada da criação de CDs a que estou habituado. Como ele contou ter sido campeão de um torneio local de Street Fighter nos anos 90, logo o convidei para umas partidas de 'Capcom vs SNK 2' (PS2), e foi muito divertido. Esse negócio de ficar jogando sozinho em casa contra a máquina não está com nada, o bom mesmo é enfrentar gamers reais, bem mais imprevisível e emocionante ! Consegui vencer o ex-campeão desta vez (6x1), mas tenho certeza de que haverão novas disputas logo em breve. ;)

Vi rodando 02 games que me despertavam curiosidade. O primeiro deles foi 'Sonic Heroes' do PS2. Este título foi lançado para os três consoles, mas saiu com alguns dias de antecedência para o GameCube. Aparentemente a vantagem do GC não foi apenas esta - a opinião geral é que o jogo foi desenvolvido para este console, e depois adaptado para os outros dois. Os sites IGN e Gamespot fizeram comparações entre as 03 versões, e afirmaram que a versão GC tem os gráficos mais bonitos (estranhamente, melhores que os do XBox), é mais veloz e é também mais confortável de ser jogado no gamepad da Nintendo (usa apenas um botão de ação e a troca de personagens fica bem melhor nos botões laterais X e Y). A versão do XB ganhou apenas no quesito loading time, e a do PS2 foi reprovada em tudo. A EGM americana recomendou evitar a versão PS2 a qualquer custo, e a OPM nº 77 que eu tenho deu uma nota baixíssima ao jogo de PS2. Diante dessas premissas, minha expectativa em testar a versão PS2 era a mais pessimista possível. Todavia, fui surpreendido: o jogo tem uma aparência ótima ! Vi apenas alguns minutos da primeira fase, mas foi o suficiente para me empolgar. Não notei nada de errado - achei o estágio colorido, a velocidade bem rápida e os personagens bem desenhados. Claro que foi muito pouco tempo para encontrar imperfeições, mas mesmo assim resolvi não arriscar. Optei por recusar a oferta de pegá-lo emprestado, e esperar chegar a versão de GameCube na locadora. Sou um grande fã de Sonic e quero muito jogar 'Sonic Heroes', então que seja na melhor versão possível. :)

O outro jogo que eu vi rodando foi o polêmico 'ManHunt' (PS2). Este título estava causando furor nos boxes de pirataria quando eu estava em SP, época de seu lançamento. O game oferece ao jogador a opção fazer violentas execuções nos adversários, em cenas exibidas com detalhes em um close de câmera. Por este motivo, o título chegou a ser proibido em alguns países. Conta a história de um assassino preso e condenado à pena de morte, mandado para morrer em uma espécie de reality show onde ele é o alvo. O protagonista acaba invertendo a situação, e aí começa a sua caçada em várias arenas. Criado pela RockStar Games, é impossível não associar ao seu trabalho mais famoso: a violência gratuita, a tendência ao realismo e os gráficos super-toscos são a cara de 'GTA III'. Por sinal, os itens no chão são mostrados de maneira idêntica, o som ao pegá-los também é o mesmo, e os ambientes quadradões e com texturas pobres também - provavelmente o mesmo engine. O que me chamou a atenção é que há um medidor de penumbra no canto da tela que denota o quanto você está visível ao inimigo. Mas ao contrario de 'Splinter Cell', os recursos gráficos de geração de luz e sombras neste jogo são extremamente pobres (como todo o resto da parte gráfica). Então mesmo que o personagem apareça na tela na maior nitidez do mundo os inimigos agirão como se não estivessem vendo nada, desde que você esteja em uma área marcada como sendo escura - isso é muito tosco. Não me empolguei com o que vi e ouvi, ao que parece o único atrativo são as cenas de execução, e só isso não vale o jogo.

          


Terminei 'Metroid Zero Mission', e posso assegurar que valeu muito a pena. Não quero revelar os detalhes para não estragar a surpresa de quem ainda pretende jogá-lo, mas posso registrar que o game realmente não termina com a destruição de Mother Brain. Há uma fase extra que não existia na versão original, em um estilo stealth até então inédito na série, e que faz o jogador liberar muita, mas muuuiiiita adrenalina ! :D O mais interessante é que esta fase foi aparentemente inspirada em um truque que havia no 'Metroid' original - uma versão alternativa de Samus liberada por um extenso código na seção de passwords. Agora preciso jogar de novo, coletei apenas 78% dos itens e deixei muitas áreas ainda inexploradas. Quem termina, ganha de presente artworks e a versão de NES. Interessante notar que o meu emulador de GBA ficou extremamente lento ao rodar um game de GBA emulando o NES. :) Mas mesmo assim deu pra perceber que a versão NES ganhou uma tela de abertura com o copyright atualizado, opção in game de salvar o progresso na bateria interna no lugar das velhas passwords, e uma aparência esticada por causa da tela widescreen do portátil.

E por enquanto é isso. Da última vez terminei o post com o slogan do Sega Genesis, já em seu fim de carreira. Hoje vou tentar algo diferente. Bom Carnaval a todos, sobrevivam até o próximo post !