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ecesar's world | |||||||||||||||
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![]() KOF 2003 é a nona versão da mais famosa série da SNK, e provavelmente a última a utilizar o hardware MVS/NeoGeo. Os próximos capítulos estão sendo planejados para a AtomisWave, e com isso bye bye emulação. Pelo menos espera-se uma edição de 10º aniversário mais caprichada. A ROM que eu peguei, infelizmente, é um hack: a tela de apresentação aparece como 'The King Of Fighters 2004 EX', e na tela de seleção de personagens estão presentes 05 personagens a mais (os chefes) dispostos em locais improvisados. Bugs comumente aparecem ao jogar com um destes chefes, como o fim súbito de uma batalha quando ele é derrotado na primeira luta. Todavia, igorando-se estes personagens extras, o jogo é normal. A apresentação do jogo é no mínimo nostálgica: o envelope de carta que iniciou a série em 94 está de volta, a girar na tela, convocando os lutadores. Outro ponto que emociona os gamers mais antigos é a aparição, pela primeira vez, do logotipo 'SNK NeoGeo' logo após 'SNK Playmore', denotando que a veterana empresa ainda está longe de ser uma simples memória. Isso é mais uma vez referenciado no cenário que eu considero o mais bonito do jogo: o topo de um edifício onde outdoors e neons ao fundo exibem o logotipo da SNK e o clássico símbolo do NeoGeo com suas duas máscaras. ![]() Você seleciona um time de três personagens, como sempre, mas agora o primeiro deles será considerado o líder e os outros dois serão lutadores normais. O líder terá uma barra de energia azul, mas ainda não descobri qual a real diferença para os outros dois. Os strikers foram embora para sempre, e a barra de golpes especiais tem três níveis podendo chegar a cinco. Mas a grande inovação desta versão KOF é a possibilidade de se trocar os personagens durante a luta, recurso que a Capcom introduziu há anos em 'X-Men vs Street Fighter'. Isso elimina os tradicionais rounds, torna o jogo mais dinâmico e oferece novas estratégias às partidas. ![]() Todavia, a novidade que eu mais gostei foi a implementação de muitos elementos de 'Garou: Mark Of The Wolves' nesta versão de KOF. Terry Bogard finalmente deixou para trás os seus sprites antigos e ganhou o excelente visual de MOTW, além de todos os novos golpes e especiais. Só este fato já justificaria o meu vício, pois o que mais me cativava no último Garou eram os golpes detonantes deste novo Terry. Os personagens Tizoc e Gato também foram incorporados ao game, com seus golpes e movimentos originais. Obviamente os três foram adaptados ao universo KOF - e isso inclui sprites menores, animação mais simples e jogo de cores que os deixam menos cartunescos. Os gráficos do jogo estão muito bons, bem melhores que as tosqueiras vistas nas versões 2000 a 2002. Pelo menos os cenários estão mais coloridos e animados, e alguns lutadores ganharam sprites novos. Os mais intolerantes irão afirmar que ainda não se compara aos gráficos das versões 97 e 98 - e estão certos nisso - mas não se pode passar o resto da série choramingando pela glória passada. Alguns dos golpes especiais têm efeitos que ocupam quase 70% da tela, e um efeito zoom na abertura de cada luta (ao estilo 'Art Of Fighting' e 'Samurai Shodown') deixa um resultado muito bonito. Os desenhos dos personagens na tela de seleção e no intervalo entre as lutas permanece em estilo cartoon - o que oferece melhor resultado visual que as tentativas nos anos 90 de fazer representações realistas. ![]() Fica difícil analisar as músicas, pois este é o tipo de jogo em que elas raramente são notadas em meio à ação. Isso é um ponto positivo, pois em minha experiência com o recente 'SVC Chaos' a parte sonora era tão ruim e irritante que era impossível não notar. Se os MIDIs não são uma obra-prima, pelo menos desta vez não atrapalham a jogatina. A jogabilidade é excelente, o que já é marca registrada dos jogos de luta da SNK. Os golpes saem com facilidade, a resposta aos comandos é imediata e o jogo flui rápido e macio. Aproveitem que este é o último King Of Fighters gratuitamente emulado, e não deixem de experimentar. Na última terça-feira, estava eu passando despreocupadamente por perto da loja da Luciene, como quem não quer nada, e resolvi entrar. Não foi uma boa ideia. Meu espírito consumista falou mais alto, e acabei saindo de lá com 'Max Payne 2 - The Fall Of Max Payne', em DVD prensado pro PlayStation 2. Também descobri que a loja agora emite uma nota pseudo-fiscal na hora da compra, e que os jogos classificados como lançamentos (como o que eu comprei) agora custam R$ 20,00. Como nesta última semana andei lendo os reviews de MP2 em minhas EGMs antigas e na semana passada recebi de volta o meu MP1 de PC que estava emprestado há meses, acabei agindo sem pensar muito. Também considerei que, se meu velho PC mal rodou a primeira versão, a minha única chance de ver a sequência seria num PS2.Pois bem, as versões de PC e de XBox de 'Max Payne 2' estão excelentes. A de PS2 é uma vergonha. Eu já havia sido informado disto previamente, mas precisei ter o jogo rodando na minha sala para poder crer o quão verdadeira é esta afirmação. Os gráficos são ultra-toscos, as texturas são pobres, os efeitos de luz são vergonhosos, o jogo tem vários slowdowns (e isso não é bullet time), os loadings são demorados demais... É tanto defeito que até fica difícil listar aqui. E o mais perturbador é saber que as versões de PC e de XBox vão muito bem, obrigado. Não é apenas falta de recursos de hardware, é incompetência de se fazer uma conversão mesmo. Vejam aqui um tópico do PS2 Fórum com fotos comparativas lado a lado das três versões, que eu elaborei há dois meses com base num head-to-head da IGN. De qualquer forma, vou respirar fundo e tentar avançar no jogo. Pelo menos o modo de contar a história - um estilo pulp fiction de narração - vale a pena. Ah, outra coisa: no game sinto muita falta de um ajuste de sensibilidade do analógico direito, para deixar o processo de mirar menos lento. Até que o jogador consiga olhar para o lado dos inimigos, já levou uns 3 tiros de graça. Trash. Será que o GameShark pode me salvar desta vez ? :) Andei navegando na web estas madrugadas, e trouxe pra vocês os tradicionais links super hyper interessantes da semana ! Faça o seu browser feliz clicando em um dos itens abaixo. Mas depois de terminar de ler este post, é claro. :D
E vou terminar este post com uma notícia triste. Ha poucos dias, o meu monitor Samsung SyncMaster de 17" parou de exibir a cor verde. Aos outras duas cores, azul e vermelho, são exibidos normalmente. No momento estou usando o monitor com este problema, dá para enxergar, mas não é nada agradável. Já confirmei que o problema não está na placa de vídeo, no conector ou no cabo. Ao usar o menu onscreen do monitor, com a CPU desconectada, a cor verde já não é exibida. O problema é que a minha garantia de 3 anos venceu há exatos 04 meses (que azar, hein ?). Terei de levar numa assistencia e pagar pelo conserto - e poucas semanas após desembolsar 250 reais pela placa de vídeo queimada. :( Alguem ja teve este problema no monitor ou já viu acontecer com um amigo próximo ? Ou alguem tem uma nota fiscal mais recente que eu possa mostrar com o meu certificado de garantia ? :D É isso aí pessoal. See you next level ! ![]()
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