ecesar's world

 

O Autor


Veja também

meu weblog
sites anteriores
meus bookmarks
coleção games ps2
coleção games pc
coleção divx
artigos velox


Quick Links


Posts Anteriores


Serviços

ICQ Status   3227178


Estatísticas

 

 

terça-feira, março 02, 2004  escrito por ecesar | 00:59 |

Nestes últimos dias, estive jogando bastante. Primeiro joguei 'Metroid Zero Mission' (GBA) até o fim, e depois re-joguei até conseguir 100% de itens coletados. Os finais são diferentes, e ainda estou com o savegame dos 100% no HD - caso alguem queira é so me solicitar por email. Descobri que o aparente erro de planejamento no jogo que comentei no post retrasado não existe, foi um descuido meu. Pode-se enfrentar Ridley antes de Kraid e sair de lá perfeitamente, era só destruir um bloco oculto com um míssil que a passagem estaria livre para deixar o local. Pena que descobri isso tarde demais, mas aqui registro as minhas excusas aos programadores: realmente este Metroid mantém a tradição de qualidade e garante a liberdade de movimentação dos jogadores, sem bugs no percurso.

    


Além disso, joguei bastante 'SNK vs Capcom: Chaos' (NeoGeo), 'Street Fighter EX' (Arcade) e 'Street Fighter EX2 Plus' (Arcade) emulados no PC. O primeiro não é novidade para quem lê este blog - faz algum tempo que tenho bom entretenimento com este jogo simples porém viciante. Já os dois últimos, também jogos de luta, resolvi desenterrar de meus CDRs antigos por motivos que nem sei explicar. Rodaram através do Zinc 0.9 e DaFreak's Zinc GUI, sem esquecer o ROM do firmware essencial para que o emulador funcione. O Zinc é uma evolução do antigo emulador Impact, e abrange os arcades baseados nos hardwares Sony ZN-1 e ZN-2 e Namco System 11. Como diz o site do emulador, "these systems are all based around the familiar PlayStation game console with varying degrees of modifications", o que explica o 3D primitivo porém eficiente destes jogos e suas posteriores fidedignas conversões ao PSOne.

Na TV, estive jogando 'I-Ninja' e 'SSX 3' no PlayStation 2. 'I-Ninja' é um jogo simples, despretensioso e divertido, estilo plataforma 3D, feito pela Namco para os 03 consoles. Os cenários amplos e coloridos lembram o trabalho de arte de Rayman, da Ubisoft. O jogo é rápido, as músicas são estimulantes, e a dublagem caracteriza bem o protagonista a cada minuto: um baixinho briguento, invocado e falastrão. Algumas partes do jogo, onde controlamos esferas e barris, lembram muito os jogos da série Monkey Ball, da Sega. Se por um lado não há nada de muito inovador, 'I-Ninja' é um jogo para se pegar despreocupado - proporciona diversão garantida por um fim de semana inteiro.

Já o 'SSX 3', jogo da Electronic Arts também para os 03 consoles, foi uma grande surpresa para mim. Bonito, gostoso de jogar e com uma trilha sonora fantástica, fiquei rapidamente viciado neste jogo. Os graficos são excelentes (mesmo para uma montanha de neve) e os controles são simples de se acostumar. Há dois tipos de provas: as corridas e as competições de pontos por manobras. Nestas últimas, o único caminho é treinar até adquirir um bom timing, não há segredos. Mas as corridas são bem mais divertidas, graças aos múltiplos caminhos para se descer a montanha - isso deixa a disputa muito mais eletrizante. Ademais, como é uma descida, cada segundo é um trecho novo, sem aquela chatice das voltas dos jogos de corrida tradicionais. Vale destaque ao tamanho imenso das pistas (o desafio final de cada um dos 03 picos condensa todo o trajeto do ponto mais alto até a base da montanha, em uma só descida), aos belos efeitos visuais (neve, iluminação, avalanches) e - mais uma vez eu menciono - às músicas. Ah, isso sim é que é música ! Pode-se optar pela Radio Big, com narração e várias faixas trance, ou por uma trilha sonora exclusivamente em ambient, mais relaxante. Este jogo saiu quase que simultaneamente com o seu único concorrente no estilo, o '1080º Avalanche' feito pela Nintendo para o GameCube. Ainda não joguei este último, mas os comentários gerais das revistas apontam que o jogo da EA se saiu melhor que o da Big N em quase todos os quesitos, ofuscando o seu lançamento. De qualquer forma, se voce não tem um GC, 'SSX 3' é sua única opção no gênero snowboarding, e não vai decepcioná-lo. :)

Meu GameCube continua encostado. Não dá pra negar que, com a facilidade de acesso aos jogos de PS2, há pouco estímulo para me deslocar até a locadora e gastar dinheiro com as locações. Tenho 22 jogos, a maioria de qualidade AAA, esperando para serem jogados - e quase nenhum deles teve esta chance. Apesar de tudo, ainda não tenho planos de desfazer-me de meu cubo. Dentre as vantagens de permanecer com o console da Nintendo, cito as quatro que para mim são as mais importantes:

  1. Ter acesso à linha de jogos criados pela Nintendo, minha desenvolvedora preferida (ex: Mario, Zelda, Metroid).

  2. Poder jogar os títulos exclusivos do console feitos por outras softwarehouses (ex: 'Resident Evil 4' da Capcom, 'MGS: Twin Snakes' da Konami, 'Billy Hatcher and The Giant Egg' da Sega).

  3. Experimentar os jogos multiplataforma de menor impacto que não valeriam a compra em versão pirata (ex: 'The Hulk', 'Spiderman The Movie', 'Batman Vengeance', 'Enter The Matrix').

  4. Comparar os jogos multiplataforma de grande impacto em suas versões para diferentes hardwares (ex: 'Splinter Cell: Pandora Tomorrow', '007 Everything or Nothing').
Andei vendo uns traillers de jogos e preciso fazer uma menção honrosa a alguns deles. Se tiver oportunidade, não deixe de baixar e assistir aos vídeos de 'Driv3r', 'Firestarter', '007 Everything or Nothing', 'Neo Contra', 'Resident Evil Outbreak', 'Zelda: Four Swords GC' e 'Killzone'. Todos podem ser baixados do site GameTraillers. Entre os város vídeos de 'Driv3r' (a Atari está realmente investindo pesado em propaganda), há um documentário (29 MB) sobre as filmagens do curta metragem baseado no jogo. Mas o bom mesmo é o vídeo (11 MB) que mostra cenas do game, onde pode-se perceber a física realista dos carros e objetos, bem embalado ao som de 'Boy from the city'. Outro vídeo que baixei foi o anúncio de 'FF VII: Advent Children' veiculado na TV nipônica. Sei que estou bem atrasado quanto a isso, mas antes tarde do que nunca - o vídeo é fantástico. Vai sair em DVD, e eu preciso pegar este filme de qualquer maneira. Cada vez que eu vejo o trailler me dá vontade de continuar meu jogo no FF VII, ainda incompleto no Memory Card. Suspendi porque não suportava o ritmo lento e os gráficos fracos, apesar da boa história. Depois de ver as super cenas de Advent Children, re-encarar aquele jogo obsoleto vai ser ainda mais sacrificante.

Estimulado pela maravilhosa trilha sonora de 'SSX 3' (tá bom, tá bom, eu paro de elogiar), resolvi fazer uma busca na internet sobre meios de se extrair músicas dos CDs e DVDs de PS2. Encontrei um programa chamado MFAudio, que requer um pouco de paciência na configuração, mas quando no ponto certo oferece uma reprodução perfeita de todo o áudio dos jogos de PS2. Anteontem usei o MFAudio para ouvir todas as rádios de meu 'GTA III' original enquanto trabalhava no PC, uma experiência muito legal. Fico com pena dos bobões que gastaram uma nota preta ($$$$$) comprando a trilha sonora de 'GTA III' e 'GTA:VC' em CDs, um pra cada rádio, que a RockStar estava comercializando na época do lançamento dos games. Se você tem um jogo original, esta tudo dentro do DVD - já é seu, basta tirar de lá, e não há nada de ilegal nisto. O MFAudio permite apenas ouvir as músicas ou extraí-las em formato WAV/PCM para converter posteriormente a MP3. Requer um drive de DVD, real ou virtual, instalado no PC.



Esta cada vez mais dificil manter um blog ou site em hospedagem gratuita. Primeiro, a Kit.net restringiu o limite de MB em hospedagem. Depois, os Blogger.com.br e Kit.net bloquearam o acesso às suas páginas para visitantes fora do território nacional, além de limitar seus recursos apenas aos assinantes da provedor da Globo. E agora descobri que o HPG re-compactou todas as minhas imagens JPG para que ficassem ainda menores, às custas de uma evidente redução de qualidade e definição. Enfim, está tudo borrado. Felizmente tenho um backup completo e re-uploadeei as imagens ainda em uso no blog. Apesar de tudo, ainda acho que fiz boa escolha na hospedagem do blog pelo Blogger/Blogspot (internacionais) e de meus arquivos pelo HPG. Os banners não incomodam tanto quanto as incertezas dos outros serviços.

Vou terminar o post de hoje com alguns links interessantes. O primeiro é uma extensa matéria da GameSpot sobre a história da SNK, abordando o nascimento, apogeu, queda e renascimento desta empresa. Destaque para a entrevista com o saudoso Game Lord, as propagandas de época, os bastidores das transações (que ajudam a entender a atual Playmore), e o estilo meio documentário-do-discovery-channel de iniciar e terminar cada um dos 30+ capítulos. Indispensável. Outro link interessante é a de uma página contendo toda a trilha sonora de 'Capcom vs SNK 2' para download em formato MP3, hospedado no GameSpy. O terceiro é uma página contendo uma grande coletânea de comerciais antigos da Sega, em imagens e vídeos - nostalgia pura. Por último, o site KOF Matrix onde pode-se baixar GIFs animados do 'SVC Chaos' e de vários outros jogos de NeoGeo.

Até a próxima, pessoal !