|
ecesar's world | |||||||||||||||
|
O Autor
Veja também
Quick Links Posts Anteriores Serviços Estatísticas
|
Você quer jogar mais e mais, ir mais longe no jogo, quase sempre perde a hora de dormir ou se atrasa para sair de casa.. Até que chega um momento, depois daquele super-chefe, em que o jogo acaba. E agora ? Sentimo-nos órfãos. Desamparados. Quando será que um jogo como aquele vai surgir novamente ? Será que outro jogo vai conseguir me proporcionar o mesmo envolvimento que eu tive ? Tive essas sensações poucas vezes, até porque foram poucos os jogos que me envolveram tanto. Mas hoje estou sentindo de novo. Depois de nove horas seguidas (das 14h30 as 23h30), sem parar ou sentir o tempo passar, terminei 'XIII' do PlayStation 2. Já vinha jogando-o há 03 dias, intensivamente. Apesar de não ter sido tão valorizado lá fora, eu achei um jogaço - com uma história envolvente como eu não via há tempos. 'XIII' é um FPS lançado pela Ubisoft para os três consoles e PC no ano passado. É baseado em uma graphic novel homônima, de origem francesa e de sucesso na Europa. Por isto mesmo, o jogo tem como diferencial um estilo cartunesco inserido na jogabilidade e na maneira de contar a história. Exemplos ? Sempre que conseguimos um headshot, três quadrinhos na parte superior da tela mostram os detalhes do tiro. Letreiros como o 'TAC TAC TAC' do caminhar ou o 'BOOOM' das explosões aparecem na tela acompanhando os sons. Em momentos chave do jogo, quadrinhos aparecem contando eventos paralelos da trama enquanto a ação se desenrola na tela. E, nem é preciso dizer, toda a história entre as fases é narrada em folhas de quadrinhos, como já visto em 'Max Payne'.Os gráficos são em cel shadding, o que é condizente com a proposta gráfica do jogo. Aliás, este é o primeiro e único jogo do gênero a sair com este filtro. A parte gráfica faz bem o seu papel, não é nada extraordinário e nem tampouco medíocre - apenas dentro da média. A parte sonora ganha destaque com os temas estilo seriados dos anos 70 e as dublagens de gente famosa - lembram do Adam West, o velho Batman ? A jogabilidade é boa, o numero de armas é bom, o design das fases é interessante.. E a história é absolutamente envolvente ! Acho que 'XIII' é bem mais que as notas 7 da IGN e Gamespot. É um jogo excelente e conseguiu me convencer que jogos de tiro em primeira pessoa podem ser divertidos e perfeitamente jogáveis em consoles com gamepads. ![]() Na semana passada, saíram informações sobre a tecnologia a ser utilizada no provável primeiro console da próxima geração a ser lançado, o PlayStation 3. Uma delas citava o blue ray como meio de acesso aos discos ópticos que guardarão os futuros jogos. Mas o que é o blue ray, e qual a importância disto nos futuros videogames ? O blue ray é uma tecnologia de laser azul (na verdade, violeta) que permite identificar e ler dados gravados a uma distância menor uns dos outros em um disco óptico. Isso permite que sejam armazenados até 50 GB em um disco de camada dupla ou 25 GB em um disco simples - que têm os mesmos diâmetros de um CD ou DVD normal. Devido à sua necessidade de precisão, o disco vem acondicionado em um cartucho inviolável, pois um simples risco ou impressão digital seria capaz de inutilizar a mídia. Este padrão foi desenvolvido por um consorcio de empresas que inclui Philips, Thomsom, Samsung, LG, Sharp, Pioneer, Panasonic e Hitachi, e liderado pela Sony. O objetivo era oferecer uma solução ao armazenamento e distribuição de filmes para as TVs de alta definição (HDTV). Se em um DVD é possível armazenar até 2 horas de filme com qualidade de TV convencional, em um blue ray disc caberão 2 horas de programas em HDTV (ou então 13 horas em qualidade de TV). Por outro lado, existe um outro padrão desenvolvido para esta finalidade. O HD-DVD, ou high definition digital video disc, está sendo desenvolvido pela Toshiba, NEC, Apple, Microsoft e DVD Forum (que criou o padrão DVD), e tem a promessa de suporte de toda industria de entretenimento americana incluindo Hollywood (Warner Bros, Fox, Paramount, Miramax e Dreamworks), Blockbuster, DIRECTV, Walt Disney e Virgin. O fato é que a Sony classicamente não emplaca os formatos que cria ou apóia, como ocorreu com o Betamax, os mini-discs e o Memory Stick. Mas toda esta introdução serviu para dizer que este é o primeiro marco que sinaliza a esperança de pirataria de videogames na próxima geração. Além de garantir a retrocompatibilidade do futuro PS3 com os DVDs do PS2 e os CDs do PS1, o formato das novas mídias viabiliza a fabricação não-oficial, inclusive caseira, já que o blue ray também foi planejado para ser um padrão gravável e regravável de utilização doméstica. Em um panorama atualmente sombrio para a pirataria, onde o sucesso do formato proprietário do GameCube e as travas de jogos online dos demais consoles sinalizavam os novos tempos, uma notícia como esta representa a decepção de alguns e o alívio de muitos. Pirataria garantida, pelo menos nos consoles Sony da próxima geração.Por falar em pirataria, esta semana comprei '007 Everything Or Nothing' prensado para PS2. Dei umas jogadinhas rápidas, e gostei muito do que vi. Provavelmente será minha próxima análise por aqui. Também terminei 'Prince Of Persia - The Sands Of Time', o primeiro jogo da história dos videogames a conter uma cena não gratuita de sexo. O final faz valer a pena todo o tempo investido, e o POP original destravado garante mais algumas horas de diversão extra. Detalhe que a versão de POP não é a original que surgiu nos PCs, mas uma versão com gráficos melhores - mais detalhados, coloridos e com melhor resolução - que saiu bem depois para MacIntosh. E por hoje chega de palavras. Este post está sem imagens porque ainda não instalei nenhum editor de imagens para montar as ilustrações entre as linhas de texto. Ficou meio feio, mas pelo menos saiu a atualização ! Depois eu reedito com umas figuras. Até o próximo update ! :)
| ||||||||||||||