ecesar's world

 

O Autor


Veja também

meu weblog
sites anteriores
meus bookmarks
coleção games ps2
coleção games pc
coleção divx
artigos velox


Quick Links


Posts Anteriores


Serviços

ICQ Status   3227178


Estatísticas

 

 

terça-feira, maio 25, 2004  escrito por ecesar | 09:37 |

OK, é semana pós-E3 e todos falam neste assunto. Não falarei. Para quê dizer que a E3 foi uma mera passarela de continuações ? Para quê dizer que a linha de jogos prometida não causou espanto, pois são todos jogos prometidos e adiados há mais de um semestre. Para quê dizer que a Big N ofereceu a linha de lançamentos mais convidativa, ainda que pobre em número, e a Microsoft alardeou mais do que mostrou. Já vimos isso antes. Mais uma vez, a Nintendo se agarrou em Mario, Zelda e Metroid; a Sony em MGS e Gran Turismo; e a Microsoft em Halo. E também já vimos isso antes.

Na minha opinião, a linha de jogos apresentados não foi tão entusiasmante assim. Claro, é uma linha de jogos fantástica, mas apenas continuações - velhas fórmulas recicladas. Algumas chegam a ter, descaradamente, o gosto de jantar feito com as sobras do almoço: as sequencias de Prince Of Persia e Metroid Prime, por exemplo. Quer mais sequencias ? 'Doom 3', 'Half Life 2', 'The Sims 2', 'MGS 3', 'Jak And Dexter 3', 'Ratchet & Clank 3', 'Gran Turismo 4', 'Viewtful Joe 2', 'Pikmin 2' e tantos outros títulos seguidos de um algarismo. Se não vimos mudanças na experiência gamística na passagem dos consoles da antiga geração para esta atual, agora somos obrigados a conviver com a estagnação também nos softwares.

Se os games de PC permaneceram presos aos FPSs e os games de consoles permaneceram presos a velhas franquias, a grande atração da exposição ficou com pequenos hardwares. Os portáteis roubaram a festa. E confesso que minha maior realização foi ver o formato dos novos portáteis anunciados: o PSP da Sony e o DS da Nintendo. Quanto ao primeiro, me agradou ver que botões de verdade foram incorporados ao controle e que a tela é imensamente imensa ! Uma pena que o direcional não terá a movimentação de alavanca analógica, e os gamers serão mais uma vez presentados com os 4 pentágonos desconfortáveis da família PlayStation. E quero ver bateria para segurar aquela telona e uma unidade de disco óptico. Já o DS se mostrou muito feio em sua aparência, um desenho antiquado que em muito lembra os jurássicos GameWatchs - quadradão, muitos espaços "inuteis" ao redor da tela. O direcional permanece a velha e eficiente cruz, e os botões X e Y foram finalmente adicionados. A impressão que tive é que esta primeira aparição do DS foi um trabalho de última hora para não deixar o PSP dominar sozinho a festa, e que provavelmente ele terá uma aparência diferente ao ser lançado. De qualquer forma, só em saber que além dos jogos próprios ele suportará os cartuchos de GBA (e, provavelmente, os de GBC e GB) já faz valer a pena esperar um pouco antes de comprar o meu SP.

      


Todavia, uma dúvida muito pertinente fica no ar: quanto custarão estes pequenos ? Considerando que screens de cristal líquido (LCD) tradicionalmente ocupam um largo percentual no preço de qualquer equipamento, e considerando o tamanho gigante da tela do PSP e as duas telas distintas do DS, as previsões não são nada animadoras. Para o PSP, o panorama é ainda mais sombrio: a Sony provavelmente o tornará um brinquedo de luxo com tantas funções e recursos, e dificilmente seu preço descerá a faixa dos 299 dólares - o que o torna mais caro que dois PlayStation 2. Para ser mais sincero, aposto em um preço de lançamento ainda maior. E já que o negócio é fazer previsões, estou apostando que o DS não decolará: os críticos aplaudirão de pé a originalidade e a nova experiência de seus jogos, mas o público vai preferir comprar os títulos repetidos e adaptados para a maquininha high-tech da Sony. Porque é bem mais cool, mais adulta e é multifuncional. Ah, e tem Gran Turismo...

Ultimamente tenho jogado '007 Everything Or Nothing' no meu PS2. O jogo é fantástico, ao recriar com perfeição todo o clima de um filme do agente britânico. A abertura com uma passagem de ação, a canção-tema brega com silhuetas de mulheres, a cena do obturador (ou seria o interior de um cano de pistola ?) com a cortina de sangue, intrigas internacionais envolvendo russos, está tudo lá. Os personagens são modelados com texturas dos atores oficiais dos últimos filmes de Bond, e a dublagem é igualmente fiel. A storyline foi escrita pelo roteirista envolvido nos últimos filmes da franquia, e de fato faz o jogador sentir-se em meio a um filme. Os apretrechos tecnológicos de Q, as paisagens deslumbrantes, os feitos impossíveis do super agente, as bond-girls gostosonas e sensuais, e os vilões estereotipados vindos da Guerra Fria garantem a imersão. Os gráficos são primorosos, as sequencias de corrida têm o selo de qualidade de NFS:U (também da EA), as músicas e vozes são excelentes, e a diversão é absolutamente garantida. Difícil de acreditar que tudo isto cabe em um DVD de jogo. Se você vem esperando por um grande título desde GoldenEye do N64, talvez seja este o momento certo.

      


E já escolhi minha proxima aquisição na Luciene's Pirate Games: 'Need For Speed: Underground'. Vou lá hoje ver se encontro-o nas prateleiras. Na verdade, já o tive antes e já comprei um antes na propria loja, mas não tenho dado sorte. O primeiro NFSU que tive era PAL patcheado e a tela ficava deformada. Jogando sozinho não se via o marcador de velocidade e cambio, jogando de 2 o jogador com a tela de baixo não via quase nada da pista. Entao comprei outro prensado. Era novinho, o disco não tinha nenhum arranhao. Mas a mídia é tão ruim (so observei isso depois) que é praticamente transparente - ponho o disco contra a luz e vejo tudo o que esta na etiqueta do outro lado. Dá tela vermelha, e quando entra faz muito barulho durante o jogo. Coloquei ele de volta na caixa e o devolvi na loja. Agora, lá vou eu em busca de meu terceiro NFSU...

Para encerrar a atualização de hoje, vamos aos links recomendados. O primeiro é o post do Gory sobre a verdadeira arte do samurai gamemaníaco, publicado no Abobra. O segundo é o The Accidental Video Game Porn Archive, um site inusitado com uma coletânea de cenas igualmente inusitadas dos games. Peço desculpas pela falta de atualização, estive trabalhando duro estas últimas semanas, e pouco tempo sobrou para a diversão ou para redigir aqui no PC. Prometo que vou me dedicar mais aos games, como os camaradas da foto abaixo. E se revisitarem o post passado, verão que fiz algumas modificações. :) See you next level !