ecesar's world

 

O Autor


Veja também

meu weblog
sites anteriores
meus bookmarks
coleção games ps2
coleção games pc
coleção divx
artigos velox


Quick Links


Posts Anteriores


Serviços

ICQ Status   3227178


Estatísticas

 

 

sábado, janeiro 15, 2005  escrito por ecesar | 00:36 |

Acabei de comprar o meu Network Adaptor ! Fui na DigiTech, no centro do Recife, e paguei 95 reais pelo acessório, que acompanhava um disco de setup e um pequeno manual.

Optei por comprar aqui mesmo, pois nos EUA o preço dele nas lojas é US$ 39.99 - o equivalente a 115 reais no câmbio atual. Acredito que o preço aqui é menor porque as lojas brasileiras extirpam o NA das embalagens dos PS2s que já incluem o acessório, e vendem à parte para aumentar o lucro. Por isto mesmo eles vêm sem caixa, apenas em um saco plástico.

Bom, instalar o NA foi a coisa mais fácil do mundo. Retirei a tampa do expansion bay, na parte traseira do console, e encaixei o NA. Fixei os parafusos com uma moeda, e pronto.

Ao ligar o PS2, a primeira diferença: levou mais tempo para dar o boot. Foram cerca de 3 segundos a mais para aparecerem os elétrons na tela, e isto se tornará permanente enquanto o NA estiver fazendo parte do conjunto.

Outra coisa que mudou é o momento de desligar o console: é preciso bem mais tempo segurando o botão RESET até que o aparelho entre em stand by. Se antes eram dois segundos, agora são cerca de quatro segundos segurando o botão. Estranho no começo, mas acho que me acostumo com o tempo.

A impressão geral é que o PlayStation 2 ficou mais "pesado" com o acréscimo do NA, mais lento para inicializar e para desligar, como se o console não fosse familiar a este item - ou mesmo como se ele fosse uma forçada de barra, algo para o qual ele não foi feito. Claro, é apenas uma impressão.

Como em Recife a tensão elétrica é e 220 volts, tenho de usar um conversor de tensão 220-110 para ligar meus consoles (PS2 e GC). Uso um de 60 watts, recomendação do dono da loja de eletrônicos para um aparelho de porte de um DVD player ou vídeocassete. E ele era bem adequado, esquentava pouco após horas de jogatina. A novidade é que depois de apenas uma hora usando no PS2 + NA, fui desligar o conversor da tomada e ele estava muito mais quente, como eu nunca havia visto antes. Isso é claro indicativo de que o consumo de energia do console aumenta bastante, e me deixa preocupado quanto ao acrescimo de um HDD. Provavelmente terei de comprar um conversor capaz de suportar maior potência, a melhor opção seria um estabilizador de 1 kVA.

O NA acompanha um DVD contendo o utilitário de configuração para conexão discada (nome do provedor, telefone, login, senha) ou conexão ethernet (gateway, domain name server, etc). Também contém demos dos jogos 'Frequency' e 'Madden NFL 2003' (que permitem jogar online), e vídeos de 'Tony Hawk's Pro Skater 4', 'ATV Offroad Fury 2', 'Tribes Aerial Assault' e 'Auto Modellista'. Ou seja, só jogos antigos de 2003.

Ainda não consegui conectar online porque é complicado compartilhar minha conexão Velox: preciso converter meu modem ADSL para um router e comprar um hub ethernet ou então instalar uma segunda placa de rede no meu PC e transforma-lo em rodeador. Como não tenho provedor dial up, consegui fazer uma conexão discada ao iG com sucesso, mas mesmo assim eu não estava online porque requer autenticação de um discador próprio ou via web - impossível no PS2. Mas deu para perceber que o NA faz os mesmos rídos característicos de um modem de PC.

De qualquer forma, meu interesse não é jogar online através do NA, mas conectar um HDD através dele. Ou seja, o NA para mim servirá apenas uma "ponte". Deverei estar comprando um HD para o PS2 nestes próximos dias. Postarei as minhas conclusões. :)