ecesar's world

 

O Autor


Veja também

meu weblog
sites anteriores
meus bookmarks
coleção games ps2
coleção games pc
coleção divx
artigos velox


Quick Links


Posts Anteriores


Serviços

ICQ Status   3227178


Estatísticas

 

 

quarta-feira, fevereiro 16, 2005  escrito por ecesar | 15:25 |

Este é um post denúncia, que serve de alerta aos colegas gamers que compram jogos piratas prensados. Recentemente comprei em uma loja um DVD prensado do jogo 'SSX 3' para PS2, pelo custo de quinze reais. Aparentemente era um disco comum, com todas as características (boas e más) de um jogo prensado. Ao testar na loja, notei que o jogo fazia um tremendo barulho mas carregava normalmente (quando se tem um HD não se liga mais para isso), e os primeiros minutos de jogo também rodavam perfeitamente. Com a algazarra da loja não se ouvia o som, mas tudo bem - levei para casa.

Eu já conhecia o 'SSX 3' desde o ano passado, quando o Fred me emprestou uma cópia gravada em DVD-R por alguns dias. Gostei muito do jogo, mas gostei ainda mais da parte sonora. As trilhas eletrônicas eram fantásticas, e havia uma opção de jogar ouvindo apenas ambient que conseguia ser ainda mais sensacional. Na época, tentei ripar o conteúdo de áudio para MP3 usando o MFAudio, mas descobri que o velho drive de DVD de meu PC não reconhece DVD-R ou DVD+R. Desde então tentei encontrar as músicas do jogo em P2P, mas também não tive sucesso. Resolvi simplesmente comprar o jogo prensado depois, muito mais pela parte sonora que por outros aspectos, e foi exatamente o que eu fiz.

Pois bem, ao jogar em casa veio a primeira decepção: a melhor parte do jogo não estava presente. Era uma versão ripada do jogo, sem as músicas ! O vídeo de introdução e os vídeos de demonstração de jogos da EA no menu principal também tinham desaparecido. Ao copiar para o HD, o HDAdvance acusou que o jogo ocupava 697 MB e reportou um total de 136 erros de leitura (provavelmente os pontos ripados, que fariam o leitor laser sambar durante o acesso) ao final da instalação. Mas o jogo foi instalado e está carregando normalmente.

Tudo bem, esta não é a primeira vez que vejo um jogo em um DVD prensado ser uma versão ripada do jogo original. Muitas vezes os piratas baixam estas versões ripadas da internet e mandam ver na fábrica assim mesmo, por serem as versões mais recentes ou as mais rapidamente baixadas. Gasta-se o espaço de um DVD à toa, mas pelo menos é um DVD prensado. Assim como há varios jogos que poderiam vir originalmente em um CD, como 'Metal Slug 4' (~100 MB) e o 'ICO' europeu (~500 MB) mas que são vendidos em DVD ao desperdício de muitos gigabytes. Têm a vantagem de rodar mais macio.

O fato é que esta mídia que está sendo vendida como um DVD é uma enganação. Vamos às imagens:

   

   


Na primeira foto, percebe-se a aparencia de um DVD prensado normal, inclusive reforçado pelo formato do encarte e da embalagem. Na segunda foto, observe os dizeres "DVD Game" e "NTSC/US" em preto no encarte do jogo e em vermelho na face impressa do disco prensado. Na terceira foto, vemos que o verso do disco é idêntico ao verso de um DVD prensado qualquer, com fundo dourado e os dizeres 'SSX 3' e 'NTSC' impressos nas margens do anel interno.

A grande diferença está na quarta foto. Ao ser colocado em um CD-ROM comum, o disco é imediatamente reconhecido e lido o seu conteúdo - algo que jamais aconteceria com um disco de DVD. O Windows XP mostra, na aba Propriedades do disco, que trata-se de um CD convencional de cerca de 700 MB. Ao ser inserido em outro drive de CD ainda mais antigo, o disco também foi reconhecido de imediato. Em resumo: definitivamente é um CD.

A conclusão desta história é que estão vendendo CDs com jogos ripados como se fossem DVDs prensados, inclusive mimetizando a cor da mídia, a impressão e os encartes. Imagino que o custo de produção de um CD seja bem menor que o de um DVD nas indústrias clandestinas de discos prensados, incentivando esta prática.

Que ironia, não ? A que ponto chegou a humanidade, pois nem nos piratas podemos confiar mais.. Este caso merecia uma denúncia ao Procom e à Polícia, mas aí pensei um pouco melhor e vi que não seria uma atitude muito inteligente.    ;)

Então, meus amigos, está dado o recado. Até o proximo post !