ecesar's world

 

O Autor


Veja também

meu weblog
sites anteriores
meus bookmarks
coleção games ps2
coleção games pc
coleção divx
artigos velox


Quick Links


Posts Anteriores


Serviços

ICQ Status   3227178


Estatísticas

 

 

domingo, março 13, 2005  escrito por ecesar | 22:17 |

Estou há 03 semanas sem ligar o meu PS2. Meu GameCube, então, não vê energia elétrica há bem mais tempo. Ultimamente tenho trabalhado muito e me divertido pouco, e o escasso tempo de lazer é dedicado a atualizar-me na internet (emails, fóruns, etc) e manter o namoro em dia.

Mas na sexta-feira, saí ao centro da cidade em busca de calçados e acabei passando por algumas lojas de games. Deparei-me com 'Tekken 5' e 'Death By Degrees' nas prateleiras, em DVD-R por 13 reais na decadente EX Games. Tive vontade de comprar, mas lembrei dos jogos que já tenho em casa e andam abandonados. Lembrei também que ainda nem sequer vi a caixa de 'Resident Evil 4'. Há prioridades, afinal.

Até agora, sempre comprei jogos em DVD prensado, mas com o uso do HD pretendo mudar esta regra. Os DVDs gravados são mais baratos, mais fáceis de encontrar nas ruas e tem os títulos recém-lançados. A qualidade da mídia e a qualidade da gravação podem ser porcas, mas como só farei o meu console ler o disco uma vez isso não importa muito.

Estou motivado a isso pela dificuldade de encontrar jogos que muito me interessam, mas aparentemente não são comerciais o bastante para chegar por aqui em lotes prensados. Refiro-me a jogos como 'Katamari Damacy' e 'Alien Hominid', por exemplo. O 'Street Fighter Anniversary Collection' (versão americana) está sendo impossível de encontrar, em minhas muitas buscas só tenho visto o 'Hyper Street Fighter II Anniversary Edition' (versão japonesa), que tem como bônus o anime 'Street Fighter' no lugar do jogo 'Street Fighter III - 3rd Strike' da versão ocidental. E SF3 é o principal.



Na falta de jogos, vamos a um review de hardware: o cabo de vídeo-componente original da Sony para o PlayStation 2. Antes, uma breve explicação sobre o assunto. Todos os consoles atuais (GC, PS2, XB) vêm de fábrica com um cabo de conexão ao televisor no padrão RCA, com três conectores: um de vídeo (amarelo), e dois de audio (vermelho e branco). Este é o chamado vídeo composto, onde toda a informação de imagem transita através de um único cabo. A imagem é boa, mas perde-se muitos detalhes gerados no console na transição para a tela, e muitos elementos são exibidos 'borrados' pela baixa definição. Este é o modo como a esmagadora maioria dos gamers vêem os seus jogos - afinal é o cabo que acompanha os aparelhos e é compatível com todas as TVs.

Na tentativa de melhorar a qualidade de imagem surgiu o padrão s-video, também chamada de Super Vídeo ou YC. Os cabos s-video também contam com os dois conectores RCA de audio (vermelho e branco) para o som estéreo, mas o conector RCA de vídeo é substituído por um conector mini DIN próprio, que contém quatro pinos em seu interior. No padrão s-video, a luminância (Y) e a crominância (C) da imagem são enviadas por canais diferentes, oferecendo uma definição de imagem melhor. Os detalhes dos jogos são melhor vistos na tela. Nem todas as TVs possuem entrada para s-video, apenas as mais recentes e de médio e grande porte. Os cabos s-video para os três consoles podem ser encontrados com grande facilidade nas lojas especializadas, e custam relativamente pouco. Existem ainda cabos s-video universais, com plugues de saída para GC, PS2 ou XB, o que facilita muito a vida dos sortudos donos de múltiplos consoles. Só a nível de informação, os GameCubes da locadora do Rodolfo são ligados aos televisores em s-video.

O video-componente é o padrão mais recente, e se popularizou graças aos DVD players domésticos. Neste padrão, os cabos possuem cinco conectores RCA: os dois de audio (vermelho e branco) e três de vídeo (um verde, um vermelho e um azul). Ou seja, um cabo específico para cada cor que compõe a imagem na tela. Este é o tipo de conexão que proporciona a melhor imagem, em realismo de cores e em definição de detalhes. E é o tipo de conexão exigida para que seja ativado o modo Progressive Scan, presente em alguns aparelhos e que permite o máximo de nitidez e de qualidade de imagem possível em um televisor (480p, 720p e 1080i). Infelizmente o Progressive Scan é suportado apenas por alguns consoles (XBox e GameCube, em jogos selecionados) e televisores a preços proibitivos. Mas o video-componente é suportado por todos, e a maioria das TVs superiores a 29" já possui entrada para este tipo de conexão. Outro ponto positivo é que com o video-componente não importa se o jogo é PAL ou NTSC, a imagem fica perfeita do mesmo modo - e sem precisar de patches.

Existem vários fabricantes de cabos s-video e video-componente para consoles, mas nem todos são iguais. A qualidade da imagem gerada depende muito da qualidade do fio, da blindagem do fio e do conector utilizados em cada produto. Por isto, cabos video-componente da Pelican e da Sony, por exemplo, podem resultar em qualidade de imagem diferentes. De um modo geral, a melhor fabricante de cabos atualmente é a Monster Cable, mas seus produtos com conectores banhados a ouro e blindagens poderosas têm um custo elevado demais para a maioria dos mortais. Segundo os especialistas, no quesito cabo de video-componente para o PS2, o segundo melhor fabricante é a Sony e é justamente este o cabo que está em análise.



Explicando as imagens da esquerda para a direita e de cima para baixo. (A) O cabo video-componente à esquerda ainda enrolado e o cabo video composto à direita, recém retirado do televisor. Ambos possuem o mesmo comprimento final, considerando que são do mesmo fabricante - a Sony. (B) Os dois cabos vistos em suas extremidades, observe o maior numero de conectores no cabo video-componente à esquerda. (C) Um comparativo dos plugues, onde os conectores de audio são os mesmos mas os de vídeo fazem a diferença. Para não confundir, o conector vermelho de vídeo (Red) vem próximo aos de cor azul e verde, e bem afastado do conector vermelho de audio. No vídeo composto, o conector único de cor amarela. (D) Na extremidade oposta, os plugues de conexão com o PS2 são exatamente iguais. Nenhuma diferença. (E) A espessura do cabo video-componente é claramente maior (à esquerda), e este assume um formato cilíndrico que contrasta com o visual achatado do cabo de video composto (à direita). O peso também é levemente maior. (F) Esta imagem foi tirada de 'Metroid Prime 2' do GameCube, que usa um cabo de vídeo composto, com uma câmera fotográfica digital em meu televisor. Como as tentativas não foram satisfatórias, esta análise ficará sem fotos comparativas entre o vídeo composto e o video-componente, o que é uma grande perda.

A instalação é a coisa mais simples do mundo: retire o cabo antigo e conecte o cabo novo, com o cuidado de fazer todas as cinco conexões corretamente no dorso do televisor. O plugue do PS2 é exatamente o mesmo, não tem erro. O grande detalhe vem agora: antes de fazer a troca de cabos, decore os passos no menu de configurações do PlayStation 2 para mudar o modo de vídeo. O caminho é System Configuration, Component Video Out, ativando a opção "Y Cb Pb Cr Pr" ao invés de "RGB". Digo para decorar o caminho, porque uma vez usando o cabo de video-componente a imagem ficará com cores estranhas e piscando caso esteja no modo RGB. Feito isso, missão cumprida.

É esquisito falar sobre a melhoria na qualidade de imagem sem demonstrar em fotos, mas é algo tão obvio que até o mais desleixado dos gamers pode perceber em uma jogada ocasional. Mesmo sem nenhum jogo, na própria tela de configuração que citei acima os cubos e texturas do prisma ficam tão bem definidos que é possível visualizar detalhes antes inacessíveis - fica muito mais belo. No jogo 'GTA: San Andreas', a tela de título com os dizeres minúsculos passa a ser legível. Os ângulos e contornos dos gráficos ficam bem mais evidentes, e o jogo aparenta ficar menos "borrado". Não pude jogar muitos títulos, mas em todos os que observei houve melhora de qualidade - em alguns mais notável que em outros. Um jogo como 'Viewtiful Joe 2', por exemplo, não mudou tanto por ser cell shaded e cartunesco. Também notei que os menus do HD Explorer e do HDLoader não sofreram mudança importante - o que é enigmático, pois esperava que as letras ficassem mais nítidas. Mas ainda preciso de mais tempo e mais experimentações para um parecer mais sólido.

Encerro hoje por aqui. See you next level ! :)