ecesar's world

 

O Autor


Veja também

meu weblog
sites anteriores
meus bookmarks
coleção games ps2
coleção games pc
coleção divx
artigos velox


Quick Links


Posts Anteriores


Serviços

ICQ Status   3227178


Estatísticas

 

 

domingo, julho 03, 2005  escrito por ecesar | 11:10 |

Os palmtops surgiram com a premissa de ocuparem o papel de PIM (personal information manager) das primeiras agendas eletrônicas e mesmo das tradicionais agendas de papel. Todavia, além das tarefas básicas de agenda de contatos, de compromissos, de registros de notas e de lembretes, programas desenvolvidos por third-parties expandiram as funcionalidades dos aparelhos. Aqui vai uma lista de 10 softwares para PalmOS que considero essenciais, e que modificam a experiência de uso de um palmtop.

Seta ZLaucher - Uma interface gráfica alternativa, customizável através de skins. Além de alterar o visual, oferece recursos na tela antes inacessíveis, como um botão power ou ícones de atalho direto a funções de menu. O programa oferece ainda um excelente launcher de programas a partir do cartão SD, acesso a funções como envio via IR, Bluetooth ou mudança de categoria com um único toque na tela e um gerenciador de arquivos e pastas bastante intuitivo. Quase indispensável.

Seta Pocket Tunes - Trata-se do player de música que já está oficialmente substituindo o limitado RealOne Player nos aparelhos mais recentes da PalmOne. Além de suporte a formatos como WMA e OGG, oferece um equalizador gráfico, intensificador de graves, gerenciamento descomplicado de playlists e suporte a skins. Para quem gosta de música no palm, é um software bastante recomendado.

Seta Documents To Go - Uma suíte de aplicativos que permite visualizar documentos de Word, Excel, Powerpoint e de imagens em geral. Ainda permite criar no próprio palm documentos nativos de Word e Excel, além de arquivos no formato adaptado ao handheld (Word To Go, Excel To Go e Powerpoint To Go) e de menor tamanho. Robusto e simples de usar, dá ao palm status de gente grande.

Seta Card Export - Transforma o seu palm em um pendrive. É possível transferir arquivos do cartão SD para o PC e vice versa com extrema facilidade, gerenciando o conteúdo do cartão via Windows Explorer. O melhor é que qualquer PC recente passa a reconhecer o aparelho como um drive USB removível, sem a instalação de software algum. Se você tem um cartão de razoável capacidade, diga adeus aos disquetes e CDs.

Seta iSilo / Plucker / RepliGo - Todos servem para a mesma premissa, que é converter documentos em HTML, DOC, RTF ou TXT em um formato apropriado à leitura no palm. O iSilo é o mais utilizado para ebooks da área médica, o Plucker funciona bem como leitor offline de páginas web e de feeds, e o RepliGo é o melhor leitor de documentos em PDF já criado. Cada um deles possui, à parte, um conversor próprio para ser instalado no PC.

Seta TCPMP - Sigla para The Core Pocket Media Player, um projeto independente e código aberto que busca elaborar um player de audio e vídeo multiplataforma. Para o palm é a opção mais recentemente surgida, e ao mesmo tempo a mais eficiente criada. Gratuito, ainda em fase de desenvolvimento, mas funcional o suficiente. Os arquivos de vídeo não necessitam de conversão para rodar no PDA.

Seta OmniRemote - Uma alternativa mais simples ao famoso NoviiRemote, este programa também permite controlar remotamente diversos aparelhos da casa que usem infravermelho, como o televisor, videocassete, DVD player, aparelho de som, decodificador de canais a cabo, etc. Basta configurar o programa uma vez utilizando o controle remoto, e o palm assume a função com toques na tela.

Seta Snap - Programa gratuito para tirar screenshots direto do palm. Essencial para elaborar guias ou tutoriais de programas, divulgar skins personalizadas ou fazer um post como este (se eu tivesse como hospedar as imagens). Os arquivos resultantes ficam em formato bitmap, na resolução original, armazenados no cartão SD.

Todos estes softwares podem ser encontrados no PalmGear em versão shareware ou no CrackzPlanet em versão registrada. O TCPMP e o Snap são freeware. No post que vem eu retorno a falar de videogames. ;)