ecesar's world

 

O Autor


Veja também

meu weblog
sites anteriores
meus bookmarks
coleção games ps2
coleção games pc
coleção divx
artigos velox


Quick Links


Posts Anteriores


Serviços

ICQ Status   3227178


Estatísticas

 

 

quarta-feira, agosto 31, 2005  escrito por ecesar | 22:48 |

Recebi o meu UWK no começo do mês, mas somente agora estou podendo redigir um review sobre ele. A parte boa é que este tempo me permitiu experimentar melhor o produto, e expor as minhas conclusões com maior clareza. Por sinal, este post esta sendo escrito através dele, em um intervalo no trabalho. :)

   


UWK é a sigla para Universal Wireless Keyboard, o teclado portátil mais recente da Palm. É substituto direto do PWK (Palm Wireless Keyboard), um produto anterior com a mesma premissa, criticado por não possuir teclas numéricas e por não manter firmeza na posição horizontal. Diferencia-se dos outros teclados portáteis feitos pela própria Palm ou empresas não-associadas por não usar conectores físicos entre o handheld e o acessório, fator que limitava a migração do equipamento a modelos posteriores. Isso é particularmente importante nestes tempos de instabilidade de padrões, quando palmtops contemporâneos possuem conectores tão distintos: o Tugnsten C e o Tungsten E usam o antigo Conector Universal, a linha Zire usa o USB e o Tungsten 5 e o LifeDrive usam o novo tipo de conector. Ou seja, total incompatibilidade de acessórios.

O propósito do produto, ao ser wireless e universal como afirma no nome, é apartar estas diferenças. Como praticamente todos os palmtops possuem porta de conexão infravermelha, um teclado que utilize este recurso se torna virtualmente compatível com todos, além de oferecer mais liberdade e comodidade no uso, sem encaixes. Na prática, o UWK acaba não sendo compatível com aparelhos mais antigos (ex: m515, Palm V, etc) devido à versão requerida do sistema operacional, e a liberdade de uso é menor que nos teclados Bluetooth por exigir alinhamento entre emissor e receptor, mas mesmo isso não diminui a importância ou a versatilidade do produto. Além disso, apesar de ser um acessório feito pela Palm, é anunciado em sua embalagem compatibilidade com a maioria dos aparelhos da linha PocketPC.

Dobrado, o teclado é realmente pequeno, com as dimensões pouco maiores que um T5. O peso é equivalente ao de dois Zire 72. Quando aberto, oferece um espaço de trabalho ainda menor que o teclado de um laptop, o que não deve agradar aos que têm mãos muito grandes. A firmeza e o alcance de depressão das teclas são agradáveis, as tecladas são silenciosas, e o conjunto assume uma posição firme e estável sobre uma superfície lisa - graças às partes de borracha que promovem boa fixação. Todavia, alguns componentes móveis não transmitem impressão de resistência ou durabilidade, como a haste de infravermelho. Uma vez montado, o teclado parece ser mais adequado ao uso com aparelhos 320x480 em formato landscape (ex: T3 e T5), já que nesta configuração a frágil haste de IR nem precisa ser movimentada e a "capa" do teclado oferece um silo perfeito para o handheld.

O UWK utiliza duas pilhas palito (incluídas na embalagem) e acompanha um CD com drivers e instruções. No disco também consta o aplicativo necessário para que o palmtop reconheça e funcione com o teclado (o keyboard.prc em versão 1.05), mas recomendo baixar a nova versão 1.08 no próprio site da Palm, pelos relatos de bugs que tenho lido. Através do aplicativo Keyboard instalado no palmtop, é possível ativar e desativar o reconhecimento do teclado, e configurar algumas teclas de atalho. A primeira função é de grande importância, uma vez que o consumo de bateria é grande ao deixar a função ativada - recomendo desabilitar quando o aparelho não estiver em uso conjunto com o teclado.

No mais, considero-o uma ótima compra para quem precisa redigir textos fora de casa e não tem um laptop, ou tem mas deseja algo de mobilidadeainda maior. Na Amazon.com, por U$ 46.00. E agradeço à minha garota pelo transporte até aqui. :)