ecesar's world

 

O Autor


Veja também

meu weblog
sites anteriores
meus bookmarks
coleção games ps2
coleção games pc
coleção divx
artigos velox


Quick Links


Posts Anteriores


Serviços

ICQ Status   3227178


Estatísticas

 

 

sábado, setembro 03, 2005  escrito por ecesar | 21:40 |

Depois de algum tempo utilizando o HD no PS2 através das ferramentas não-oficiais da DMS e de aplicativos homebrew, resolvi valer-me dos recursos que a Sony planejou originalmente para o acessório. O que me motivou a isto foi algo simples: meu Memory Card 8MB estava cheio, não queria apagar meus saves antigos, e a opção alternativa de transferir saves do MC para o HD (MCManager 0.1) não é nada agradável.

Diante disto, baixei da internet o upgrade de firmware do DMS3 (versão mais recente: 2.4b7) e o Sony HDD Utilities Disc 1.10 (facilmente encontrado no ArenaPC mediante cadastro no fórum). O upgrade de firmware se justifica porque é essencial que o chip tenha habilitado a função 'Auto-ATAD Patch', que faz o PS2 reconhecer o HDD não-original como sendo um oficial Sony. No momento, os chips DMS3 (com firmware recente), DMS4, Matrix Infinity e Crystal Chip oferecem este recurso.



Estando esta função habilitada, é hora de ligar o PS2 e inserir o disco com o Sony HDD Utilities. Todo o processo de uso dos aplicativos do disco estão bem descritos e ilustrados neste tutorial. Em suma, você vai poder formatar, desfragmentar, procurar e corrigir erros no HD - sendo que eu recomendo fazer as três ultimas opções. O sistema de arquivos e partições usado pelo PS2 faz com que o processo seja realmente rápido, mesmo em um HD de 80 GB, como o meu caso. Além disso, é possivel instalar uma versão atualizada do DVD Player (versão 3.1) no Memory Card - algo que não fiz, pois não tinha espaço disponível no MC e também não uso o PS2 como tocador de DVD há bastante tempo. Todavia, o grande motivo destes procedimentos e do uso do Sony HDD Utilities Disc é a instalação das ferramentas de reconhecimento e gerenciamento do HD, também chamadas de Browser 2.0. Isto permite que o browser do PS2 exiba o HD como uma unidade de armazenamento ao lado do Memory Card e do disco de CD/DVD/PS1/PS2. E, por consequencia, permite transferir saves entre o MC e o HD de modo extremamente intuitiva e segura.

Vale lembrar que é necessário a criação de uma pasta manualmente no HD para que os saves possam ser tranferidos. Este processo e o passo-a-passo para a transferencia de saves encontra-se ilustrado no mesmo tutorial. Também vale a lembrança de que, caso o PS2 seja ligado com o modchip em modo stealth/desativado, o browser não reconhecerá ou listará o HD por falta do patch, mas que esta função será normalizada da próxima vez que o PS2 for ligado com o modchip, sem precisar configurar tudo novamente.

Bye, bye, MCManager. E até o próximo post ! :)