ecesar's world

 

O Autor


Veja também

meu weblog
sites anteriores
meus bookmarks
coleção games ps2
coleção games pc
coleção divx
artigos velox


Quick Links


Posts Anteriores


Serviços

ICQ Status   3227178


Estatísticas

 

 

terça-feira, novembro 15, 2005  escrito por ecesar | 13:47 |

Em exatos 07 dias teremos o lançamento do XBox 360 em território norte-americano. Sei que esta contagem regressiva está sendo repetida do post passado, mas é simplesmente impossível estar alheio a esta data. Esta estampada em todos os sites de notícias de games ao redor do globo. E mesmo que não estivesse, eu estaria com a mesma expectativa: o XB360 é o meu alvo de consumo da vez.

Seria devido a ser o primeiro console da próxima geração? Provavelmente não, pois considero isto um defeito. O XB360 tem tudo para ser mais fraco em termos tecnológicos que seu principal concorrente. Para uma extensão da plataforma que sempre se vangloriou da superioridade gráfica, isto é algo preocupante.

Seria devido a oferta dos jogos mais atraentes do momento? Provavelmente não, apesar da linha de lançamento anunciada esta semana exibir títulos até interessantes. Mas a evolução gráfica exibida nos vídeos não se mostra um fator de peso até agora, principalmente quando boa parte dos títulos é multiplataforma e com versões aos consoles atuais. Os títulos de esporte da EA são particularmente decepcionantes em termos gráficos, e por vezes exemplificam o termo 'XBox 1.5'.

Seria devido a ser uma plataforma da Microsoft? Provavelmente não, pois não sou apreciador do estilo da empresa, nem dos gêneros principais da plataforma (FPS, corrida e esportes). Mesmo a possibilidade de jogar os principais títulos do XB original não tão atraente a ponto de justificar a aquisição de mais um console para a sala.

Qual seria então o apelo principal, e capaz de superar todos estes obstáculos? A Live.

A rede de jogos da MS implantada no primeiro XBox é, sem duvidas, a maior contribuição ao mundo de jogos em consoles da última década. A Sega, a Sony e a Nintendo haviam tentado, mas nenhuma empresa conseguiu montar uma estratégia online tão bem sucedida quanto a Live. Todos os consoles conectados em única rede, e cada jogador com a mesma identificação (gamertag) em diferentes jogos. Uma fiscalização centralizada sobre jogos e consoles acerca de sua autenticidade. E todos os jogadores eram felizes em pagar por isso.

A Live foi reestruturada para o XBox 360, e conta com funcionalidades ainda mais atraentes. Agora podemos manter uma lista de amigos e chamá-los para uma conversa por voz, através do headset, a qualquer momento dentro ou fora do jogo. Fica fácil saber quem está online e o que está jogando. Há também um ranking de títulos mais jogados por cada pessoa, e o seu desempenho em cada um deles. Com base nisto pode-se encontrar parceiros de jogos com facilidade, e de preferência no mesmo nível de habilidade que você. Esta comunidade online viva e pulsante, com as capacidades de interação oferecidas no próprio console, é absolutamente fantástica. E quando não se está interagindo com outras pessoas, a Live pode ser usada para baixar trailers e demos de novos jogos.

Mal posso esperar para pagar US$ 79 anuais e ter a Live em minha sala de estar. Mal posso esperar para pagar US$ 399 e ter um controle sem fio do XB360 em minhas mãos. E mal posso esperar para crescer e passar a me preocupar com coisas mais importantes na vida. :)

Fiquem com alguns links úteis e até o próximo post !