ecesar's world

 

O Autor


Veja também

meu weblog
sites anteriores
meus bookmarks
coleção games ps2
coleção games pc
coleção divx
artigos velox


Quick Links


Posts Anteriores


Serviços

ICQ Status   3227178


Estatísticas

 

 

quarta-feira, janeiro 18, 2006  escrito por ecesar | 21:52 |

A popularização do iPod trouxe a moda dos podcasts, pequenos arquivos de audio que traziam notícias. O lançamento recente do Video iPod trouxe os video podcasts, arquivos em MP4 com a mesma premissa.

Quando o assunto é videogames, é possível tirar bom proveito destes novos recursos de informação. Para audio existem diversas fontes de notícias, desde portais tradicionais (ex.: 1UP.com) a blogs consagrados (ex.: Major Nelson). Os video podcasts são mais recentes e menos numerosos, mas há muito material de qualidade na rede (ex.: G4).

Pela extrema facilidade em se criar um podcast - basta um microfone e um computador - em pouco tempo passamos a ter fontes de produção local (ex.: PSX Gen). Ainda que iniciativas tímidas e de elevado amadorismo, são eficazes em transmitir um pouco da nossa realidade nacional e uma solução viável aos que não compreendem inglês.

Todavia, quando o assunto é jogos eletrônicos, a parte visual é tão importante quanto as informações faladas ou escritas. É por isto que os video podcasts têm uma representividade maior em nosso meio, e tem ainda mais tendência ao crescimento.

E quem não tem um iPod ou um Video iPod ? Para a grande massa de pessoas que não é agraciada com um destes belos aparelhos, as soluções são muitas. Os audio podcasts podem ser simplesmente ouvidos em qualquer MP3 player, independente de marca ou modelo. Rodam perfeitamente em qualquer PC (via Windows Media Player, Winamp, iTunes, Real Media, etc) ou som doméstico ou automotivo com suporte a MP3.

Já os video podcasts podem ser reproduzidos no PC (via QuickTime 7, iTunes ou QT Alternative), no PSP e em computadores de mão. Estes podcasts são arquivos de vídeo em MP4, com resolução de 320x240 (a resolução de tela do Video iPod). Como o PSP tem resolução de 480X272, os Palms tem resolução 320x320 ou 480x320 e os Pocket PCs têm resolução 320x240 ou 640x480, todos são capazes de rodar bem com softwares apropriados.

Minha experiência foi com o Palm Zire 72s, que possui tela 320x320. Para rodar arquivos MP4 existem softwares comerciais (ex: Kinoma Player EX) e gratuitos (ex: TCPMP). Testei ambos, mas optei pelo TCPMP por ter mais recursos, ser mais leve e ter atualizações constantes, já que é um projeto open source. O detalhe é que torna-se necessário a instalação de um plugin AAC para decodificação de audio. Removido das distribuições mais recentes do TCPMP por questões legais, ele pode ser encontrado aqui. Basta instalar na memória do handheld, onde ficam os demais plugins do programa.

No meu Z72s, os video podcasts rodam lisinhos e perfeitos. A resolução horizontal da tela é idêntica a resolução nativa dos vídeos, permitindo nitidez e boa qualidade.

Até o presente momento, assisti a cerca de 4 horas de podcasts, a maioria trechos de programas do canal G4. Tudo é plenamente legal e gratuito.

Para manter-se atualizado quanto a novos podcasts, o idel é ter um agregador instalado no PC. O mais popular é o iTunes, mas optei pelo Juice por ser mais leve, freeware e oferecer um gerenciamento de downloads mais inteligente. Até agora, baixei cerca de 3 GB de video podcasts, e todas as semanas novos episódios aparecem em minhas assinaturas. E costumo assistir à noite, deitado em casa ou nos plantões - uma ótima maneira de relaxar antes de dormir.

Tutorial feito, espero trazer mais adeptos ao meu novo vício. :) See you next level !