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segunda-feira, maio 08, 2006  escrito por ecesar | 22:50 |

Acabo de assistir à minha primeira conferência de abertura de uma E3 ao vivo, graças à transmissão da GameSpot. Foi uma surpresa que os sites E3 Insider, Game Trailers e Game Videos nada ofereceram em matéria de cobertura em vídeo. Apesar de estar com banda larga, assisti em formato 56K para evitar qualquer possibilidade de lag ou quebra da conexão. Como resultado, os gráficos next-gen ficaram prejudicados em minha tela, mas a transmissão rodou fluida e macia - uma beleza.

A maior parte da conferência foi apresentada por Kaz Hirai (presidente da Sony Computer Entertainment America), com ajuda de Phil Harrison (presidente da SCE Worldwide Studios). O todo-poderoso Ken Kutaragi (presidente da SCE) teve participação ao final do evento, breve porém crucial. Outras figuras de destaque foram o CEO da Electronic Arts (Larry Probst) e o da Insomniac (Ted Price).

Há muito o que contar, mas tenho certeza de que os sites especializados podem descrever os detalhes com mais propriedade que eu. Vou me deter aos topicos que achei mais relevantes, e uma visão geral do evento.

A conferência durou cerca de duas horas, e começou com significativo atraso (por volta das 20h40, horário de Brasília). Iniciou-se com a tradicional apresentação de números de vendas, provando que a plataforma PlayStation é a mais bem sucedida família de videogames do mundo.

O PlayStation 2 recebeu pouco destaque. Foi informado que a atual plataforma continuará sendo suportada com bons games, mesmo após a chegada de seu sucessor, assim como o PS1 foi por quase uma década. Uma interessante demonstração técnica utilizando o PS2 e o Eye Toy chamou a atenção do público: o equipamento identificava cartas colocadas sobre a mesa e gerava representações tridimensionais das cartas na tela, oferecendo batalhas entre os personagens. Todavia, nenhum jogo de PS2 foi mostrado, nem sequer 'God Of War 2', mostrando que todo o foco da Sony está na next-gen.

O PSP recebeu destaque em vários momentos da apresentação. Inicalmente foi divulgado que o portátil é um fenômeno de vendas, com 17 milhões de unidades comercializadas em 1 ano ao redor do mundo. Foi divulgado que a plataforma passará a ser contemplada com a série Greatest Hits, e os primeiros cinco títulos foram anunciados: Ape Escape, ATV, Hot Shots Golf, Twisted Metal e Wipeout Pure. Oficialmente, o aparelho receberá as funcionalidades de canais RSS e suporte a Macromedia Flash em seu próximo update de firmware. Vídeos mostravam cenas dos próximos jogos first party, com destaque ao já lançado 'Syphon Filter: Dark Mirror' e a cenas de pessoas se comunicando em frente ao PSP. sugerindo um aplicativo de videochat. Porém, a parte mais interessante ficou para o final, e foi apresentada pelo próprio Hirai: a distribuição via download e a emulação de jogos de PSOne no PSP. Para realizar a demonstração ao vivo, 'Ridge Racer' - um game de lançamento do PS1 - foi escolhido e parecia rodar com perfeição.

Mas a maior parte do show ficou com o PlayStation 3. Os apresentadores fizeram questão de deixar claro que o PS3 não é mais uma promessa e sim uma realidade, e convidaram todos a experimentar versões iniciais de vários títulos totalmente jogáveis no estande da empresa durante a E3, e em várias estações distribuídas próximas ao auditório ao final da conferência. A apresentação de dados técnicos do hardware impressionou, mas os softwares não. As CGs arrebatadoras do ano passado deram lugar a demonstrações ao vivo na conferência deste ano, e a realidade não é tão grandiosa quanto se imaginava. Esqueça os vídeos de Killzone e de MGS4, os jogos mostrados não se afastam muito do que o XB360 mostra.

O produtor da série Gran Turismo, Kazunori Yamauchi, trouxe uma versão demonstrativa chamada 'Gran Turismo HD'. Segundo ele, seria o conteúdo de GT4 rodando em resolução 1080p. Não empolgou a mim, e pelo que eu pude ver também não empolgou a platéia. Em seguida, demostrações ao vivo de jogos de desenvolvedoras first party entraram em cena, e a minha impressão era a de estar assistindo a jogos de PS2 anabolizados. Me causou profunda decepção. Jogos de empresas third party entraram em forma de vídeos, e a promessa era de uma experiência visual um pouco melhor. O que acabou salvando a linha de jogos anunciados, como sempre, foi justamente o game mais esperado: 'Metal Gear Solid 4'. Mas sabemos que, provavelmente, só estará disponível muitos meses depois do lançamento.

Saindo do software e voltando ao hardware, já próximo ao final do evento, Ken Kutaragi aparece em cena para a revelação mais importante. O criador do PlayStation tira do bolso aquele que será o controle do PS3, e para a satisfação de todos ele é idêntico em aparência e formato ao DualShock (PS1) e DualShock2 (PS2). Após o alívio, uma surpresa: será equipado com um sensor de movimentos interno, que permite controlar personagens simplesmente levantando e abaixando o controle, ou virando-o para os lados. E, como foi bem frisado, não necessita de um captador externo de movimentos, como ocorre com o Nintendo Wii. No mais, será wireless operando via Bluetooth.

Sai o criticado formato bumerangue do gamepad, mas fica a tipografia do Spiderman no logotipo. Nem tudo é perfeito. As duas grandes dúvidas que restam: como será o sistema online e quanto o PS3 custará nas lojas. Segundo o anunciado, os jogos de PS3 usarão maciçamente os recursos online, e estes serão muito próximos ao que é oferecido na Live da Microsoft. Pelo menos em teoria, pois tudo o que foi mostrado foi um mero gráfico de promessas. A parte boa e que foi confirmada é que será gratuita, sem anuidade ou taxas para jogar via internet, mas cartões contendo créditos serão vendidos para quem quiser comprar novos personagens, fases ou add-ons opcionais para seus jogos favoritos. E, segundo Hirai, todo PS3 sairá de fábrica contendo um disco rígido, que poderá ser de 20 ou de 60 GB.

O lançamento está previsto para Novembro deste ano, ao preço oficial de US$ 499 para a versão de 20 GB e de US$ 599 para a versão de 60 GB. Anuncia-se ainda que um grande volume de aparelhos já está sendo produzido, para garantir que a demanda seja bem atendida na época de seu lançamento.

E é isto. Fiquei muito satisfeito ao término da conferência, pois as principais dúvidas acerca do PS3 foram sanadas de modo claro e objetivo. Temos as especificações finais do hardware, o gamepad, demonstrações dos títulos de lançamento, o sistema online adotado, a data de lançamento e o preço oficial. Não poderia ser melhor.

Que venham as próximas conferências, da Microsoft e da Big N !