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domingo, maio 28, 2006  escrito por ecesar | 16:05 |

Este é um tutorial completo sobre o PSMS, o emulador de Sega Master System e Game Gear para PlayStation 2. Eu havia postado algo mais breve sobre ele há 02 anos, neste mesmo blog, mas muitas pessoas ainda têm duvidas sobre o seu funcionamento. Então vamos a uma abordagem abrangente.

Conceitos básicos

O Sega Master System (SMS) é o console de videogame que fez maior sucesso no Brasil. Lançado no Japão em 1986, chegou ao país em 1989 através da Tec Toy. Foi o console que massificou a cultura do videogame em terras tupiniquins no início dos anos 90, através de anúncios em jornais e revistas, propagandas na TV, e até exclusividade em um programa televisivo sobre games estrelado por Gugu Liberato no SBT. Os gamers brasileiros retribuiram de mesma forma, e a plataforma alcançou por aqui um grau de aceitação inigualável em qualquer parte do mundo - mesmo o Japão. Até hoje, 20 anos depois de seu lançamento, o console é produzido e vendido no Brasil pela Tec Toy.

O Game Gear (GG) foi o primeiro console portátil da Sega, lançado no Japão em outubro de 1990. Tinha especificações técnicas muito semelhantes ao SMS, operando sob o mesmo processador (Zilog Z80). Destacava-se pela tela LCD colorida e com iluminação própria, elevada paleta de cores (4096, sendo 512 simultâneas), som estéreo e compatibilidade com os cartuchos de Master System através de um adaptador. Todavia, foi muito criticado pelo alto consumo de pilhas (seis pilhas AA ofereciam cerca de três horas de jogo), pelas dimensões pouco portáteis e pelo preço elevado. Não fez sucesso muito sucesso, e foi descontinuado poucos anos depois.



O PSMS é um emulador de SMS e GG para o PlayStation 2, desenvolvido por Nick Van Veen (Sjeep). É baseado no código do SMSPlus, um emulador multiplataforma e código livre desenvolvido por Charles Mac Donald. O desenvolvimento foi descontinuado em 2002, com a liberação da versão final (PSMS 1.2) e do código fonte.

No ano seguinte, Jeffrey Soldan (Drakonite) desenvolveu e lançou PSMS 1.5, uma atualização sobre o código original que permitia o boot a partir do memory card - uma alternativa aos consoles com o recém-divulgado independence exploit.

Todavia, a atualização mais recente, chamada de PSMS 1.2 alt (também referida como 1.2+, 1.22+ ou 2.0 em alguns sites), é uma modificação da versão 1.2 feita por 7not6 que oferece suporte a Dev1 e Dev2, opção de carregamento de ROMs armazenados no MC e recurso de autoscan no CDROM (eliminando a necesidade da rígida estrutura de diretórios e do FILES.TXT).

O objetivo deste tutorial é orientar nos passos necessários para se criar um disco de boot para o PS2, contendo o emulador oficial (PSMS 1.2) e toda a coleção de jogos de Master System e Game Gear.

Material necessário

A parte mais trabalhosa seria conseguir as ROMs. As ferramentas GoodSMS v2.01 e GoodGG v2.01 tem catalogados, respectivamente, 790 e 532 ROMs para cada um dos aparelhos. Daria muito trabalho buscar e baixar cada jogo um a um, então o melhor a se fazer é procurar os pacotes completos. Utilize os indexadores Mininova.org, ISOHunt, Packet News ou Torrent Reactor para encontrar e baixar os pacotes completos com todas as ROMs de SMS (cerca de 50 MB) e GG (cerca de 70 MB) via Bit Torrent ou XDCC.

Criando o disco

Agora que temos o emulador e a coleção completa de ROMs, podemos fazer a ISO e gravar o CD, certo ? Nem tanto.. A configuração da ISO do PSMS é uma tarefa complicada, e o programa tem muitas exigências.

O CD precisa ser em rígido formato ISO9660, um modelo antigo de configuração de discos ópticos. Isso significa nomes dos arquivos em formato 8.3 (como no MS-DOS), com todas as letras em maiúsculas e envolvendo apenas os caracteres de A-Z e de 0-9, um máximo de 30 arquivos por diretório, e um máximo de 7 subdiretórios hierarquizados a partir da raiz.

Outro problema é que o PSMS exige que você faça um arquivo chamado FILES.TXT na raiz, contendo nomes e links para os ROMs armazenados em cada diretório. O PSMS só funciona se houver mais de 30 ROMs disponíveis, e se o FILES.TXT tiver um tamanho em bytes múltiplo de 16. Complicado, não é ? E basta um pequeno deslize para que nada funcione.

Para facilitar esta tarefa, há os programas PEFU e SortROMs, que automatizam o renomeamento para o padrão 8.3, a criação de alocação em diretórios em grupos de 30 arquivos e a elaboração do arquivo FILES.TXT com índice completo e sendo um múltiplo de 16 bytes. Apesar de o PEFU ser mais famoso, consegui resultados melhores com o SortROMs.



A imagem acima mostra a interface do SortROMs, bastante simples e intuitiva. Na árvore de diretórios à esquerda, selecione a pasta que contém os ROMs já descompactados, e logo abaixo aponte que pasta irá receber os ROMs renomeados e reorganizados. Na parte superior, selecione "ISO Level 1 (8.3 filenames)". Clique no botão "Create structure" e aguarde o processo ser concluído.

Com a estrutura de diretórios pronta, o proximo passo é gerar a ISO através do CDGenPS2. Execute o programa e arraste para dentro dele, nesta determinada ordem, os arquivos SYSTEM.CNF, PSMS_12.ELF, FILES.TXT e SJPCM.IRX contidos no pacote de distribuição do PSMS. Em seguida, arraste os diretórios de ROMs um a um, em ordem crescente (ROMS0, ROMS1, etc). Pode deixar o nome de volume em branco, e não faça qualquer modificação de LBA. Segue abaixo um exemplo de como ficou em meu computador:



Terminado estes passos, clique no botão IMG para criar a imagem. Grave os arquivos .cue e .bin em um CD-R utilizando o software de sua escolha (costumo usar o CDRWin). Lembre-se de sempre utilizar baixa velocidade (4X, 2X ou 1X) de gravação.

Considerações finais

Conseguir o resultado esperado custou-me cerca de 12 tentativas. Ainda bem que eu usava um CDRW. Detalhes como os bugs do PEFU (que deixava as extensões .SMS em minúsculas), codificação inexata do FILES.TXT, ordem correta de LBAs adicionadas (isso me quebrou a cabeça), e tantos outros problemas tornou este feito desafiador, mas consegui. :) E seguindo rigorosamente as orientações acima, qualquer pessoa pode ter o mesmo resultado.

Vale lembrar que a versão PSMS 1.2 alt converteu o processo de criação de discos de ROMs a um método bem mais fácil e acessível, bastando criar qualquer diretório na raiz do disco destinado aos ROMs. Pela simplicidade, dispensa a criação de um tutorial.

Download do ISO

Por fim, o momento que todos esperavam. Para eliminar qualquer trabalho, estou disponibilizando o ISO do disco que criei seguindo os passos acima. Contem todos os jogos de Master System e Game Gear, segundo a classificação da Cowering's GoodTools. A ISO compactada ocupa 130 MB, foi dividida em três arquivos e hospedada no Rapidshare. Enjoy !