ecesar's world

 

O Autor


Veja também

meu weblog
sites anteriores
meus bookmarks
coleção games ps2
coleção games pc
coleção divx
artigos velox


Quick Links


Posts Anteriores


Serviços

ICQ Status   3227178


Estatísticas

 

 

domingo, agosto 20, 2006  escrito por ecesar | 19:26 |



Esta é uma screenshot do PSP durante a manhã de hoje, enquanto eu navegava por este mesmo blog via WiFi. Estava utilizando o DevHook 0.46 para emular o firmware 2.7, e ter acesso ao browser atualizado do PSP (com suporte a Macromedia Flash, WMA e RSS). O acesso sem fio era proporcionado pelo Datel WiFi MAX For PSP, ligado à uma porta USB.

Satisfeito com os resultados, resolvi escrever uma mini-análise sobre o browser do PSP e mostrar como ele renderiza sites na pequena tela. Achei a interface muito prática e funcional, com acesso facilitado à principais ferramentas de navegação através das setas direcionais. A um toque no botão triângulo, a interface desaparece e as páginas são exibidas em tela cheia - do modo como está na foto. Daí, pode-se usar o disco analógico para controlar um apontador na tela, clicando nos links de interesse.

Como o PSP tem apenas 480 x 272 pixels de resolução, os sites convencionais necessitam de um scrolling para a direita/esquerda e cima/baixo para serem visualizadas por completo, tarefa realizada pelo direcional digital (que move a página em blocos) ou pelo disco analógico associado ao botão quadrado (que "arrasta" a página). Achei o segundo método mais natural, dando uma rolagem suave nas quatro direções.

Existe três métodos de renderizar uma página: (A) Completa, onde a página é montada em seu formato original e deve ser rolada nas quatro direções; (B) Adaptada à largura da tela, que elimina o scrolling lateral ao posicionar o texto e imagens em uma grande coluna vertical; e (C) Redimensionado ao tamanho da tela, onde a montagem original da página é preservada mas os textos e imagens são reduzidos para caber na largura do visor.

Em meus testes, a montagem dos elementos dos sites mais visitados ocorreu sem problemas. Obviamente, as páginas mais simples (Google, Yahoo, etc) tiveram um desempenho bem melhor que as mais complexas (IGN, Globo, etc). Também pude acessar vários fóruns com facilidade (OuterSpace, Players, MaxConsoles, etc), mas a postagem de textos é muito prejudicada pela interface de entrada - um teclado alfanumérico semelhante ao de celulares.

Os textos, as tabelas e as imagens de todos os tipos são exibidos naturalmente, mas algumas animações flash tiveram dificuldade em rodar. O ponto mais negativo do browser foi mesmo o tempo de navegação: as páginas demoram longos segundos para abrir, algo que não experimentava deste os primórdios da internet.

Meu veredicto é que o navegador do PSP pode ser de grande utilidade nos momentos de necessidade (ou de extrema preguiça de sair da cama), mas não substitui a facilidade de uso do PC. A melhor resolução da tela, o navegador gratuito em constante evolução e a desnecessidade de add-ons para acessar a web permitem ao PSP alguma vantagem sobre seu concorrente portátil. Apesar de suas limitações, ainda é um dos melhores browsers portáteis que experimentei até o momento.