ecesar's world

 

O Autor


Veja também

meu weblog
sites anteriores
meus bookmarks
coleção games ps2
coleção games pc
coleção divx
artigos velox


Quick Links


Posts Anteriores


Serviços

ICQ Status   3227178


Estatísticas

 

 

sexta-feira, outubro 13, 2006  escrito por ecesar | 14:23 |

Graças ao DevHook tenho jogado uma imensa quantidade de títulos de PSP nas últimas semanas. Impossível redigir análises individuais, então segue uma lista de mini-reviews com as impressões mais relevantes de cada um:

Wipeout Pure - As corridas de pods voadores da série Wipeout nunca foram muito empolgantes, mas o visual futurista e as armas dão uma certa ajuda. Música eletrônica européia da melhor qualidade. Nota: 3/5.

Death Jr - Um jogo de plataforma simpático e descompromissado, com visual bacana e bom humor. Todavia, torna-se facilmente repetitivo. Nota: 3/5.

Dead To Rights - Os mesmos gráficos toscos e jogabilidade fraca das versões de console, piorados com um analógico em disco e ausência de controle de câmera. Nota: 2/5.

Gradius Portable - Uma coletânea de versões clássicas da série que sairam para sistemas 8, 16 e 32 bits. Os jogos permanecem inalterados, e apenas os saudosistas devem apreciar a jogabilidade lenta e os sprites e efeitos sonoros simples de antigamente. Nota: 2/5.

Lumines - Impossível não se render à simplicidade e dinâmica do puzzle de Tetsuya Mizaguchi, ainda mais com sua trilha sonora empolgante. Nota: 4/5.

Mega Man Powered Up - Remake do primeiro jogo do robô azul, lançado para o NES em 1987. Gráficos 3D, jogabilidade 2D, muita nostalgia e diversão. Nota: 4/5.

Capcom Classics Collection Remixed - Arcades clássicos da Capcom reunidos em uma edição de luxo. 'Street Fighter', 'Final Fight', 'Strider', 'Captain Commando' e outros títulos que envelheceram bem estão fielmente reproduzidos. Nota: 4/5.

Outrun 2006 Coast 2 Coast - A experiência arcade de Outrun com os gráficos atualizados e bons arranjos das canções antigas. Inclui ainda o jogo 'Outrun 2' e permite jogo online. Nota: 4/5.

Winning Eleven 9 - Nunca gostei de WE, e esta versão me fez gostar menos ainda. A jogabilidade foi adaptada a menos botões, e a camera ficou aproximada demais para fazer os jogadores maiores, prejudicando a visão de jogo. Nota: 2/5.

Ridge Racers - Jogo de lançamento do PSP, traz o tradicional esquema RR: largue em 12º lugar com o carro mais rápido, ultrapasse todos, faça drifts impossíveis, e esqueça a física do mundo real. Belo e divertido. Nota: 3/5.

Ridge Racers 2 - É praticamente o mesmo jogo do ano anterior, incrementado: mais pistas, mais músicas, mais carros, mais modos de jogo. Traz circuitos e canções reformulados de outros RRs. O controles foram discretamente melhorados. Nota: 4/5.

Guilty Gear Judgment & XX Slash - Dois jogos em um. O primeiro é um side scroller beat'em up, no melhor estilo Tekken Force. O segundo é um port do famoso jogo de luta 2D, com animação de primeira e muito rock'n roll. Nota: 4/5.

MGS Digital Graphic Novel - Não é exatamente um jogo, mas uma história em quadrinhos com efeitos sonoros e um mínimo de interatividade. A arte e a história são conhecidas, mas cativam mesmo assim. Nota: 3/5.

Tomb Raider: Legend - Um port direto das versões de console de mesa, com os mesmos mapas, mas texturas simplificadas e menos polígonos. As fases longas são cansativas para um portátil, e os controles do PSP não ajudam. Nota: 3/5.

Bomberman - O jogo mais parece uma adaptação de um título de DS, considerando a sua simplicidade e seu visual espartano. Diversão old-school com apenas dois botões. Nota: 3/5.

Loco Roco - Um game inovador, onde o personagem principal é o cenário. Mova o mundo com os botões L e R e conduza as bolotas cantantes em segurança. Jogo mais feliz que este, impossível. Nota: 5/5.

Taito Memories Pocket - Mais uma coletânea de sucessos de arcade, desta vez do fim dos anos 70 e começo dos anos 80. Só os 'Elevator Action' e 'The Legend Of Kage' valeram-me várias recarregadas de bateria. Nota: 3/5.

Valkyrie Profile: Lenneth - Um port direto do RPG de PSOne, com os mesmos gráficos, sons e jogabilidade. Novas cenas em CG disfarçam a idade. Pena que preencher a tela widescreen tornou os sprites deformados. Nota: 3/5.

Every Extend Extra - Um puzzle inovador de PC remodelado ao PSP. Misto estratégia e tiro, cada disparo consome uma vida e deve causar a maior reação em cadeia possível para que seu tempo e número de vidas seja extendido. Nota: 3/5.

LEGO Star Wars II: The Original Trilogy - Mais um port direto das versões de console, com texturas e polígonos simplificados. Todavia, os controles simples e as fases curtas tornam a experiência muito boa. A música é soberba. Nota: 4/5.

Miami Vice The Game - Gráficos fracos, história fraca, jogabilidade fraca, inimigos genéricos. Se o filme foi ruim, o jogo ficou ainda pior. Nota: 2/5.

Pac-Man World Rally - Mais um clone de Mario Kart, com os simpáticos personagens da Taito. Os efeitos sonoros são do clássico de 1979, o visual é cartunesco e o game é agradável e descompromissado. Nota: 3/5.

Payout Poker and Casino - O jogo é lento, a movimentação dos personagens é tosca, o visual é feio de dar dó e as modalidade de poker são escassas. Mas este game pode ser útil como peso de papel. Nota: 1/5.

Super Monkey Ball Adventure - Uma aventura estilo 'Mario 64' utilizando os recursos da série Monkey Ball. Todavia, as limitações do disco analógico e a falta de uma segunda alavanca tornam este jogo quase impossível de controlar. Nota: 2/5.

Ultimate Ghosts N Goblins - De longe, o jogo mais bonito do portátil até agora. O estilo clássico aliado aos recursos gráficos e sonoros avançados fazem deste jogo uma experiência obrigatória. Pena que a dificuldade exagerada compromete a diversão. Nota: 4/5.

Os dois primeiros títulos foram os únicos que joguei em UMD, com os jogos originais alugados em uma locadora de Curitiba. Na lista acima não incluí minhas experiências com os demos de 'B-Boy', 'Killzone: Liberation' e 'Work Time Fun'. Atualmente estou jogando 'Mega Man Powered Up' e com outros cinco games inéditos na fila de espera. Haja dedos!