ecesar's world | |||||||||||||||
O Autor Veja também
Quick Links Posts Anteriores Serviços
Estatísticas
|
Muitas foram as manifestações em fóruns e blogs, mas nenhuma trouxe o motivo concreto do cancelamento do título. Especulo que o lançamento do PS3 e a popularidade crescente de conexões banda larga tornem a distribuição de conteúdo (demos, vídeos e trailers) em discos sem sentido. Outra possibilidade seria dificuldades relacionadas aos discos Blu-Ray. Ou ainda, poderia ter havido problemas de licenciamento com a Sony para manter o título nas bancas. Enfim, especulações. Mais bombástico foi o anúncio do encerramento da Computer Gaming World (CGW) para o nascimento da 'Games for Windows: The Official Magazine', com o mesmo corpo editorial. Fundada em 1981 como uma revista bimestral e em preto-e-branco, a CGW se tornou a mais tradicional publicação de jogos para computador em seus 25 anos e 268 edições de existência. Bateu não apenas recordes de longevidade, mas também de conteúdo: sua edição de Dezembro de 1997 chegou a ostentar 500 páginas. Ao mesmo tempo em que anunciava o fim do título, a Ziff Davis divulgou um arquivo online com as 100 primeiras edições da CGW em formato PDF. Vale a pena conferir as primeiras edições históricas. O primeira número da nova revista Games for Windows (GFW) chegou às bancas este mês, e é parte importante da campanha homônima da Microsoft. De acordo com a Ziff Davis, o plano é revigorar a publicação com uma nova marca, uma vez que a CGW tem perdido espaço nas bancas nos últimos anos. Ainda segundo os editores da CGW/GFW, a revista manter-se-á essencialmente inalterada e não trabalhará sob influência da Microsoft, conforme acordo legal firmado entre as duas empresas. Por fim, a Electronic Gaming Monthly (EGM), revista mais lucrativa da casa, não poderia ficar de fora da reformulação geral da editora. A partir de amanhã, chega às bancas norte-americanas a edição nº 210 com nova apresentação gráfica, nova formatação de conteúdo e novas seções. A mudança mais dramática será vista logo na capa: o tradicional título da revista substituído por uma sigla de três imensas letras. Em dezessete anos, esta será a terceira modificação no formato do título, e a primeira vez que um acrônimo tomará o seu lugar. Preparação para a nova geração de videogames ? Necessidade de se renovar aos compradores ? Quaisquer que sejam os motivos, espero que as mudanças sejam para melhor: o mercado editorial impresso está precisando. Agora, a parte polêmica deste post. Junte as peças: (A) Mês passado, no editorial da Electronic Gaming Monthly nº 209 (Novembro 2006), Dan Hsu comenta sobre o fato da revista estar recebendo consecutivas capas relativas a jogos do XB360 este ano, incluindo a própria daquela edição ('Gears Of War') e da próxima ('Halo 3'). No texto, atribui tal fato à facilidade de relacionamento e acesso à informação que a Microsoft ofecere aos jornalistas daquela publicação, oposto do que acontece com a Sony e Nintendo. (B) Há três meses, a Ziff Davis e a Microsoft anunciaram um trabalho conjunto para converter a tradicional revista Computer Gaming World na Games for Windows: The Official Magazine. O primeiro exemplar chegou às bancas este mês. (C) Por fim, este mês é anunciado o cancelamento da revista Official U.S. PlayStation Magazine, publicada sob licença da Sony. Sintam-se livres para tecer conclusões. :)
|