ecesar's world

 

O Autor


Veja também

meu weblog
sites anteriores
meus bookmarks
coleção games ps2
coleção games pc
coleção divx
artigos velox


Quick Links


Posts Anteriores


Serviços

ICQ Status   3227178


Estatísticas

 

 

sábado, dezembro 23, 2006  escrito por ecesar | 21:12 |

Esta noite resolvi ligar meu PC e me atualizar com o mundo.

(1) Baixei a EGM norte-americana nº 211 (Janeiro 2007) em PDF, e já estou lendo. Ao contrário da distribuição do mês passado, este arquivo vem completo, com todas as páginas e propagandas. Confesso que gosto muito de ler as propagandas de games na revista, algo que raramente temos nas publicações nacionais - a publicidade é quase sempre de lojas. Até onde li, a edição está com material muito bom.

(2) Nas páginas da revista, vi um anuncio de 'Sam & Max Episode 1: Culture Shock' para PC. Fui ao site do desenvolvedor, e descobri que a franquia esta sendo ressucitada em breves episódios, sendo o próximo agendado para Janeiro. O primeiro episódio custa US$ 8,90 e tem 72 MB. Já encontra-se disponível, com crack, no mininova.org.

(3) Impulsionado pela curiosidade, fui em busca do S&M original, intitulado 'Sam & Max Hit the Road'. Lançado em 1993 para PC pela LucasArts, é considerado um ilustre representante da excelente safra de point and click adventures da época. Embora tenha jogado vários jogos do estilo ('Maniac Mansion', 'The Secret of Monkey Island', 'The Dig', 'Full Throttle', etc), S&M passou desapercebido. Naquele tempo, os jogos eram disseminados via disquetes de amigos - as BBSs eram caras, e a internet não existia comercialmente. Hoje, com facilidade, encontrei e baixei em segundos a versão em disquete (8.5 MB) do jogo, em um site de abandonware. Em seguida, baixei a versão mais nova do ScummVM, um ambiente de execução para jogos antigos da LucasArts. Momentos depois, estava jogando o Sam & Max original em meu desktop. Impressionante como conseguiam fazer jogos tão bonitos, coloridos e bem animados (com vozes!) no passado - apesar de todas as limitações.

(4) Aproveitei que estava no site de abandonware e baixei também o 'Mortal Kombat' de PC, que eu costumava rodar no meu 486 há doze anos atras, via DOS. O jogo ocupa 3.2 MB e oferece muita fidelidade ao original de arcade - bem mais que as versões de consoles domésticos na época. Todavia, agora que temos o MAME perdeu um pouco o charme. O mais impressionante é que rodou direto do WinXP, sem precisar de modo de compatibilidade ou de emulação via DOSBox.

(5) Parei de jogar e fui ver os fórums. Descobri que o Dark_Alex liberou um novo custom firmware para PSP esta semana, o CFW 3.02 OE-A (Open Edition). Neste tópico há a notícia completa, um tutorial em texto ilustrado e em vídeo sobre a instalação, links para download do instalador e discussões a respeito. A grande novidade é que a firmware inclui o emulador de PSOne com a proteção DRM (Digital Management Rights) hackeada. Isso permite que os jogos de PSOne baixados a partir da PlayStation Store para o PS3 (e transferidos ao PSP) possam ser redistribuídos, e jogados em qualquer outro PSP. O site PSP Full já dispõe de cinco jogos de PSOne que podem ser baixados e instalados no Memory Stick:

    - Biohazard Director's Cut [PSX][JAP]
    - CoolBoarders [PSX][USA]
    - Crash Bandicoot [PSX][USA]
    - Syphon Filter [PSX][USA]
    - Hot_Shots_Golf_2_USA_PSX_PSP
    - Tekken_2_USA_PSX_PSP

Muitos usuários de fóruns brasileiros já postaram fotos de seus PSPs rodando os jogos de PSOne com tranquilidade, e relatam que a qualidade é excelente. Ao contrário do que se pensa, os jogos não são apenas ISOs emuladas, mas versões adaptadas ao portátil. Com o botão START é possível acessar uma versão digital do manual original do jogo, e os botões L2 e R2 ausentes podem ser remapeados para o disco analógico. A parte mais nostágica é que, ao iniciar o jogo a partir da XMB, o logotipo e o som de boot do PSP são substituídos pelos do PSOne. Falta só a coragem para reflashear o meu PSP com este novo firmware - até hoje tenho usado apenas o seguro DevHook.

(6) Para completar as novidades da noite, descobri neste tópico que versões totalmente funcionais dos emuladores de NeoGeo MVS (versão arcade), CPS1, CPS2 e GBA estão disponíveis para o PSP ! O grande problema do NeoGeo é que por muito tempo ficamos limitados à emulação da versão CD, com bem menos títulos que a versão MVS/AES. A emulação de CPS1 e CPS2 tinha problemas de velocidade, e a de GBA ainda era bastante precária da última vez que testei. Segundo se informa, o GPSP v0.9 já roda com 95 a 100% de fidelidade a maioria dos jogos, como 'Golden Sun', 'Pokemon Ruby', 'Metroid Fusion', 'Sonic Advance' e 'Zelda: Miniship Cap'. Que beleza.

Tempo livre na frente de um computador é um perigo.