ecesar's world

 

O Autor


Veja também

meu weblog
sites anteriores
meus bookmarks
coleção games ps2
coleção games pc
coleção divx
artigos velox


Quick Links


Posts Anteriores


Serviços

ICQ Status   3227178


Estatísticas

 

 

sábado, fevereiro 24, 2007  escrito por ecesar | 21:51 |



Estive um bom tempo em silêncio, mas depois desta notícia senti-me na obrigação de escrever. Ontem a Sony Computer Entertainment Europe (SCEE) anunciou que o PlayStation 3 europeu, com lançamento previsto para o próximo mês, não terá o Emotion Engine + Graphics Synthesizer em seu hardware. Isso significa que a retrocompatibilidade nativa com o PS2 está sendo removida, e a emulação será o novo modelo a ser tentado.

Algumas notas: (1) A Sony sempre afirmou convictamente seu orgulho em ter uma "família playstation" com retrocompatibilidade total, e criticava o modelo de emulação adotado pela Microsoft no 360. (2) O que conhecemos da experiência de updates para melhorar a retrocompatibilidade por emulação é que, depois de um ano, novos investimentos nesta área são nulos. Vide o que acontece hoje com o 360. (3) Esta supressão de hardware não foi acompanhado por mudança no preço de venda do console no dia do lançamento. Ou seja, neste exato momento, o consumidor é o único grande prejudicado. (4) Os europeus, além de penalizados pelo atraso de quatro meses no lançamento "mundial" do PS3, ainda recebem mais esta. Lamentável e revoltante. (5) Muito provavelmente, e apesar da Sony não se pronunciar sobre o assunto, esta mudança no hardware será extendida às outras regiões do globo a curto prazo.

Já era previsto que, em futuras revisões de hardware, o EE+GS fosse removido do console em favor de uma solução em software, como atesta este antigo texto da IGN. Afinal, a empresa é famosa por múltiplas revisões de hardware ao longo da vida útil do console, sempre em busca de redução do custo de produção. O que não se esperava é que esta perda ocorresse apenas quatro meses depois do lançamento do aparelho, quando a biblioteca de jogos do PS3 é absolutamente ridícula em quantidade e qualidade, e a extensa qualidade de títulos padrão-ouro do PS2 parece salvar a pátria nos próximos meses. 'God Of War 2' para PS2 chega no mesmo mês que o malfadado PS3 europeu.

Mais grave ainda, a credibilidade da Sony Computer Entertainment ante seus fiéis clientes cai vertiginosamente a cada movimento. Anúncio de preço maior que as expectativas, lançamento mundial frustrado e com menos de 30% dos aparelhos planejados, linha inicial de jogos de baixa qualidade, serviço online muito aquém do esperado, e agora corte precoce no hardware - uma sequencia de eventos nada animadora. Tudo isso se faz em contraste com as declarações públicas de seus gerentes. Vamos a uma retrospectiva:

Na coletiva de imprensa da última E3:
"...the PS3 will feature backwards compatibility with PS and PS2 games from day one. I'm emphasizing this because, from what I hear, there are some platforms that haven't been able to completely do this. It's costly in terms of hardware, but we'd rather [invest] firmly on compatibility from the beginning, rather than to have issues later on."
Ken Kutaragi - Maio 2006
Sobre a retrocompatibilidade:
"Backwards compatibility, as you know from PlayStation One and PlayStation 2, is a core value of what we believe we should offer. And access to the library of content people have created, bought for themselves, and accumulated over the years is necessary to create a format. PlayStation is a format meaning that it transcends many devices -- PSOne, PS2, and now PS3."
Phil Harrison - Maio 2006
Sobre a retrocompatibilidade via emulação no XB360:
"I don't believe that was backwards compatibility."
Phil Harrison - Maio 2006

A imagem no início deste post mostra a placa-mãe do PS3 com o chip EE+GS à esquerda, ameaçado de extinção. Comprem os seus consoles enquanto é tempo, pois os criticados 600 dólares estão prestes a valer ainda menos.