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domingo, março 11, 2007  escrito por ecesar | 12:57 |

Da Game Developers Conference 2007, dois fatos me marcaram. O primeiro é que o usuários de PC terão de pagar 49 dolares anuais à Microsoft para jogar online a partir deste ano. A segunda é que o serviço online da Sony para o PS3 vai requerer muita (mas muita mesmo) largura de banda de internet residencial.

A rede Live, presente desde o primeiro Xbox para jogos online, ganhará uma versão para PC, no Windows Vista. A Microsoft anunciou que o serviço será pago, e seguirá exatamente o mesmo modelo do Xbox 360 Live. Qualquer usuário do Vista poderá criar uma conta gratuita, Silver, para acessar os serviços básicos. Já a assinatura Gold, que dará acesso, entre outras coisas, a jogos online, custará US$ 49,99 por ano, US$ 19,99 para três meses ou US$ 7,99 para um mês. Quem já assina o serviço no Xbox 360 terá automaticamente acesso ao plano Gold no Windows Vista. O Live trará os mesmos recursos de conquistas, rankings, lista de amigos e downloads presentes no Xbox 360.
Primeiro, a Microsoft iniciou seu plano de conversão da mais antiga e aberta plataforma de jogos, a de PC, em Games For Windows, com vários padrões a serem seguidos. Em seguida, o Windows Vista com DirectX 10 ratificam esta filosofia. A Live é extendida do XBox 360 ao Windows Vista (PC) e Windows Mobile (celulares e PDAs), permitindo que pessoas em diferentes plataformas se comuniquem. Tudo parece lógico. Até que a MS decide cobrar dinheiro dos jogadores de PC para o que eles sempre tiveram de graça.

Se você comprou 'Unreal Tournament 2003' e disputou incontáveis confrontos online com amigos e desconhecidos, prepare-se para a nova era. Ao comprar o futuro 'Unreal Tournament 3', é possível que além do preço do jogo lhe seja cobrado mensalidade ou anuidade da Live. A maioria dos grandes jogos de PC são online, já que a plataforma favorece muito este tipo de recurso. Mas apenas alguns poucos MMORPGs cobram mensalidades de seus jogadores. Jogos de tiro em primeira pessoa, estratégia, esporte e vários RPGs oferecem experiencias online sem custo adicional desde a popularização da internet, e as produtoras não parecem estar tendo qualquer dificuldade quanto a isto. Como a MS pretende convencer estes milhões de jogadores que a partir de agora terão de pagar a ela para fazer o mesmo ?

Obviamente, haverão vantagens. Achievements, salas bem organizadas, possibilidade de disputar o mesmo jogo contra usuários de XB360. Ainda não entendo a lógica por trás de uma conta Silver em um PC, mas tudo bem. E, claro, apenas os jogos de grande porte deverão estar aderidos à Live do Windows Vista inicialmente - os desenvolvedores menores permanecerão fazendo seus jogos para pequenos servidores privados. Mas a impressão que dá é que a independência de uma plataforma aberta anda seriamente ameaçada.

O segundo ponto refere-se à conferência de Phil Harissson (disponível na gamespot.com e gamevideos.com), entitulada 'Game 3.0' em uma clara alusão ao novo console da empresa. O executivo inicia com uma imagem mostrando consoles que ele chama de 1.0, do Atari 2600 ao PS1, onde a experiência de jogo era limitada ao conteúdo da mídia, disco ou cartucho. Chama de 2.0 os consoles da geração passada (DC, PS2, GC, XB, e ainda inclui o NDS), descrevendo que a partir daí começa a haver uma experiencia diferente com partidas online entre jogadores. O estágio 3.0 (XB360, Wii, PS3, PC e PSP) ocorre quando há conteúdo criado pelos jogadores e disseminado via internet, abrindo mais possibilidades além do conteúdo da mídia. O estranho é: o que o PSP está fazendo no 3.0 enquanto o DS está no 2.0 ? A experiência online do PSP, até o presente momento, é bastante limitada e idêntica à oferecida pelo PS2. Como as duas plataformas atuais da Sony são o PS3 e o PSP, é de se imaginar que a empresa não queira dar ao seu portátil uma ar de obsolescência. Mas que forçou a barra, forçou.

Todavia, o ponto interessante da palestra foi o anúncio do recurso 'Home' no PS3. Pode ser descrito como um ambiente virtual comunitário, onde seu avatar pode caminhar livremente e interagir com outras pessoas também conectadas. Haverão ambientes privados customizáveis pelo usuário, com itens adicionais fornecidos pelos jogos. Uma sala de troféus fará a alegria dos mais exibidos e seus achievements. E os ambientes públicos serão bombardeados por banners dinâmicos, vídeos em alta definição rodando em telões virtuais e minigames, baixados da internet para o PS3. Não é a experiência de imersão online que eu esperava - na verdade, está com cara de um 'Second Life' plastificado. Mas o grande ponto é: quem tem conexão suficiente para isso ? A Sony mostra na tela um usuário conversando com outro via voz em uma praça, enquanto diversas outras pessoas caminham, dançam, dialogam e se mostram vivas sob grandes telões exibindo vídeos HD. Tudo em streaming.

E aqui deixo a minha crítica conclusão: toda esta quantidade massiva de dados circulando não é capaz de dar a satisfação de abrir a dashboard no meio de um jogo e convidar um amigo para uma partida online. O resto é resto.