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domingo, setembro 21, 2003  escrito por ecesar | 19:22 |

Hoje é domingo !! Dia de G4 Brasil na Band e de Gugu suspenso no SBT ! :D Para salvar o dia, resolvi fazer um post especial de utilidade pública. Recentemente fiz uma pesquisa de campo envolvendo o bizarro mundo da locação e o submundo da pirataria no Recife. E elaborei aqui uma breve lista de onde encontrar jogos para alugar ou comprar na capital pernambucana. Aqui está:

Onde locar jogos originais de GameCube:

Games & Video
Endereço: Av. Cons. Aguiar, nº 2333, 1º andar do Edf. João Roma, Boa Viagem.
Ponto de referência: Proximo à Nagem Informática de Boa Viagem.
Aluga: GC, GBA, DC, PS1, N64, SNES, Sega CD, MD, SMS, NES, GBC, GB.
Preço da locação de GC: R$ 4,00 por 24 hs, R$ 12,00 por 7 dias.
Notas: Sou sócio desta locadora há mais de 12 anos, o dono chama-se Rodolfo. Possui o maior acervo de jogos originais que eu tenha conhecimento. De GC, possui de 30 a 40 títulos.

Speed Game
Endereço: Rua Jacundá, nº 482, IPSEP.
Ponto de referência: Junto ao colégio Walt Disney
Telefone: (81) 3471 4857
Aluga: GC, N64, PS1, SNES.
Notas: Ainda não tive oportunidade de conhecer esta locadora.

AIC Vídeo & Games
Endereço: Rua da Conceição, nº 39, 1º andar, Boa Vista.
Telefone: (81) 3421 5095 / (81) 3421 3183 / (81) 3423 2566
Ponto de referência: Rua aos fundos do Shopping Boa Vista.
Aluga: GC.
Notas: Esta loja vende jogos piratas e usados e vários sistemas, passou a locar jogos de GC recentemente. Poucos títulos, eram jogos de GC que estavam encalhados porque ninguem comprava. Falar com Mário Jorge ou Sandro.

Onde comprar jogos piratas de PlayStation 2:

EX Games
Endereço: Rua da Palma, nº 205, térreo da Viana Leal, Santo Antônio.
Ponto de referência: Não precisa. É a Viana Leal.
Vende: PS2 (prensado e gravado), PS1, DC
Preço de venda: R$ 18,00 por um DVD prensado com caixa e capa impressos.
Notas: Dentre as lojas do ramo, é a que possui maior variedade de títulos e os preços mais atraentes. Todavia, possui o pior atendimento dentre todas as lojas. Os vendedores não vendem, eles se defendem.

DigiTech
Endereço: Rua da Matriz, nº 44, Boa Vista.
Telefone: (81) 3421 4063
Ponto de referência: Fim da Rua do Hospício, início da Rua do Aragão, próximo à Casa do Fardamento.
Vende: PS2 (gravado) e PS1.
Preço de venda: R$ 20,00 por um DVD gravado em mídia desconhecida.
Notas: Destaca-se por fazer instalação de modchips Magic, Thunder, DMS3 e Messiah2 na própria loja, porém não deixa o cliente acompanhar a instalação. Técnicos e vendedores de conhecimento (ou quem sabe honestidade) bastante duvidoso, oferecem o Messiah3 e Magic 4. Vende também canhões de PS1 e PS2. Falar com Washington ou Cristian (que se parecem muito com Claudinho e Buchecha).

AIC Vídeo & Games
Endereço: Rua da Conceição, nº 39, 1º andar, Boa Vista.
Telefone: (81) 3421 5095 / (81) 3421 3183 / (81) 3423 2566
Ponto de referência: Rua aos fundos do Shopping Boa Vista.
Vende: PS2 (prensado e gravado), PS1, DC, N64, SNES, MD, GBA, GBC, GB, GG e todo tipo de tralha.
Preço de venda: R$ 25,00 a R$ 35,00 por um DVD gravado.
Notas: Jogos com preços não convidativos e em baixo estado de conservação. Grande número de discos arranhados.

Rua dos Games
Endereço: Rua Infante Dom Henrique, S/N, Boa Vista.
Ponto de referência: Próximo ao Diario de Pernambuco, ao lado do Banco Safra.
Vende: PS2 (prensado e gravado), PS1 e tudo mais que você imaginar.
Preço de venda: R$ 20,00 a 25,00 por um DVD gravado.
Notas: Trata-se de uma rua inteiramente tomada por bancas de camelô que vendem artigos de videogame - a grande maioria de sistemas obsoletos e populares, como PS1 e SNES. Jogos caros (mas pechinchar é a chave do sucesso) e sem muita qualidade. Vale pela imensa variedade, encontra-se de tudo.

É isto. Houveram outros pontos de venda de jogos de PS2 que eu encontrei pelo caminho, mas não os achei importantes o suficiente para entrarem aqui nesta lista. E ouvi informações sobre uma locadora de GC em Olinda, mas preciso de coordenadas mais concretas para chegar até ela. Então, caso você saida de algum outro local importante para adicionar nesta lista, não hesite em me mandar um email. :) Ah, e existe um site dedicado a catalogar locadoras de GameCube em todo o Brasil, uma excelente iniciativa que merece uma visita.

E agora algumas notícias rápidas. Vi o vídeo de 15 minutos de 'Tales Of Symphonia' e fiquei muito entusiasmado com a qualidade do jogo. Os graficos em cell shading, a animação fluida, os diálogos todos dublados (ainda que em japonês, argh), tudo isso me pareceu muito bom ! :) Também terminei de ler a minha EGM BR deste mês, e foi uma experiência muito agradável. Foi bom ver escrito nas páginas da revista que 'Winning Eleven 7' é um jogo bom para fanáticos por futebol e chatoso para o resto da população. Foi bom ver que 'Soul Calibur 2' é um excelente jogo de luta, mas que 'Virtua Fighter 4: Evolution' - com muito menos hype - não pode ser desprezado. E foi bom saber que 'Mario Golf' conseguiu tornar divertido um esporte tão chato, a ponto de valer uma locação. Por falar em locação, o blog do Kenshin foi atualizado hoje com uma análise de F-Zero GX e acabei descobrindo que novidades chegaram em Rodolpho's - inclusive o tão hypado SC2. Vou fazer-lhe uma visitinha.

E encerro este post com uma foto recente de meus equipamentos. See you next level. :)


 

sexta-feira, setembro 19, 2003  escrito por ecesar | 00:37 |

Esta semana recebi o comunicado do lançamento do MAME 0.74, e acabei descobrindo o quão desenvolvido está a a emulação de arcades no XBox através do MAMEoX, um port do MAME para o console da Microsoft. Apesar de não ter a oportunidade de testar para conferir a qualidade da emulação, é muito confortante saber que clássicos de luta da SNK e da Capcom já podem ser rodados na TV, e não apenas aqueles jogos antigos da década de 80. Para o XB, também soube de emuladores de N64 (ainda com poucos jogos suportados) e de PlayStation. Enquanto isso, o PS2 permanece com um emulador de MAME defasado e abandonado, e emuladores de Genesis e Super NES que deixam a desejar. O de Genesis, pelo menos, recebe um número menor de críticas.

Ainda sobre emuladores, que tal ver fotos e vídeos do novo emulador de GameCube ? Neste site, você verá toda a glória do gCubix, um emulador multiplataforma de GC. Finalmente, toda a discussão em torno de ISOs inúteis circulando pela net, de Mini-DVDs graváveis de filmadoras digitais podendo ser utilizados no console, e de manobras malabarísticas envolvendo o Datel Freeloader chegou ao fim. Não deixem de conferir as imagens deste emulador rodando em diversas plataformas, como o Virtual Boy, GP32 e até mesmo Atari 2600. No site há também um vídeo da performance do emulador em um GameBoy Advance, imperdível.



Recentemente fui comprar CDs e acabei ouvindo uns papos místicos quanto a qualidade de mídia e suas cores. É impressionante como se gera lendas e crenças infundadas em torno deste assunto. Para ajudar a esclarecer as pessoas, resolvi por aqui no blog uma breve explicação sobre as diferentes cores de mídias. E, para começo de conversa, o que define a qualidade de uma midia é o material e o processo de fabricação da mesma. Plásticos, resinas e colagens vagabundas, bem como substratos contendo impurezas na parte gravável são caminho certo para a deterioração precoce. A cor da mídia não é importante neste aspecto, e depende apenas do substrato utilizado:

- Cyanine = Blue
- PhthaloCyanine = Transparent
- Advanced PhthaloCyanine = Transparent
- Metallized Azo = Blue
- Formazan = Light Green

O substrato Formazan é um híbrido da combinação de Cyanine/PhthaloCyanine que foi desenvolvida pela Kodak. Quando a cor do substrato é associada a cor do material reflexivo (Gold ou Silver), temos a cor final do CD:

- Cyanine + Gold = Green
- Cyanine + Silver = Green/Blue
- PhthaloCyanine + Gold = Gold
- Metallized Azo + Silver = (Dark) Blue
- Advanced PhthaloCyanine + Gold = Gold
- Formazan + Gold = Green/Gold

O resto é pigmento usado. Com esses pigmantos, consegue-se mídas pretas, roxas, amarelas, etc. Por exemplo, a Prodisc tem discos pretos em substrato PhthaloCyanine, e a LeadData também tem discos pretos, mas usando o substrato Metallized Azo. Para ter informações precisas sobre o fabricante de sua mídia, e do substrato utilizado, basta usar a função de análise de mídia disponível no Nero.

Minha última locação de GameCube foi 'Wario World', um jogo de ação encomendado à Treasure pela Nintendo. É a primeira aventura de Wario fora de seu berço natural, os consoles portáteis GB, GBC e GBA - sem contar as pontas em jogos de esporte, é claro. Este é um jogo que eu há muito esperava, desde que vi as primeiras fotos e os primeiros vídeos ainda na E3 do ano passado. De certo modo, minhas expectativas foram recompensadas.

'Wario World' é um jogo de plataforma, em scrolling lateral e com câmera fixa, nos moldes dos clássicos jogos da era 8 e 16 bits. A diferença é que tudo é modelado em 3D. Este formato de câmera e de movimentação faz com que WW seja um jogo bem mais focado na ação e na progressão adiante que em explorações de cenário, como ocorreu com os jogos da linha Mario em ambiente 3D. Seu objetivo é detonar inimigos e mais inimigos, recolher itens e moedas, resolver pequenos puzzles que destravam passagens e baús. E, como nos bons esquemas de antigamente, o jogo é dividido em diferentes 'mundos', cada mundo com duas fases e um chefe final. Nada mais simples e intuitivo.

Muitos reclamaram que o jogo é curto e repetitivo. Eu achei WW excelente, por resgatar em mim a sensação dos velhos games de 10 anos atras. Claro, os jogos daquela época eram de plataforma, tinham scrolling lateral, nao tinham essa história de posicionamento de câmera.. e eram curtos e repetitivos. Pelo menos era padrão que um game de aventura/ação fosse terminado em 2 a 4 horas de jogatina, após algum treino, e que o personagem principal não tivesse muitas opções de movimento além de bater e pular. Isso é 'Wario World'. E não me incomodou nem um pouco.

Os gráficos do jogo são muito bonitos, mas nada revolucionário. As músicas são bastante animadas, os cenários são extensos e bem trabalhados em seus variados temas (a fase do circo é fantástica), a jogabilidade é precisa e eficiente. Além dos tradicionais movimentos de socar e pular, Wario pode usar movimentos devastadores como agarrar e girar um inimigo contra todos os outros presentes na tela, utilizar pedaços do cenário como tacos de baseball gigantes, e - o que eu achei mais legal - executar spinning pile divers estremecedores ao melhor estilo Mike Haggar. O nível de dificuldade é balanceado, e os continues consomem moedas coletadas durante o game. Para os colecionadores de plantão, há muitos itens a serem encontrados, e eu não descansei até ter todos os itens de cada uma das fases exibidos na minha tela de status - os itens mais legais são representações tridimensionais de velhos consoles Nintendo. O jogo torna-se enjoativo após alguns dias, mas é diversão garantida por um fim de semana. Eu agarantchio !

Após WW, nao mais loquei jogos de GC. Passei a me focar no recém-chegado PlayStation2, e minhas duas últimas visitas à locadora de Rodolfo foi para locar jogos de PS1. Como eu não acompanhei as gerações Saturn - PlayStation - Nintendo 64 - DreamCast, sempre tive vontade de conhecer os clássicos do PS1 em minha TV, e o PS2 me oferece agora esta oportunidade. Tratei de comprar logo um Memory Card 128 KB (não-licenciado) por 12 reais no centro e de remover meu DualShock1 do PC para usá-lo no PS2. Na imensa lista de jogos de PS1, os que sempre me despertaram interesse foram:

  • Final Fantasy VII, VIII e IX
  • Metal Gear Solid
  • Tekken I, II e III
  • Castlevania: SOTN
  • Tenchu I e II
O PlayStation2 roda os games de PlayStation original por emulação. Isso mesmo, no hardware do PS2 não há os componentes presentes no PS1, então a solução aplicada pelos engenheiros da Sony foi desenvolver um bom emulador para criar a compatibilidade retrógrada. E foram bastante competentes nisto, pois o PS2 roda os jogos de PS1 com absoluta perfeição. Para realizar saves, como o MC do PS1 opera por blocos fixos de memória e o MC do PS2 opera por arquivos variáveis em kilobytes, não há compatibilidade e é preciso ter um MC de cada tipo para salvar os respectivos jogos. Já os gamepads DualShock1 e DualShock2 são plenamente compatíveis, com a diferença que o DS2 oferece diferentes níveis de sensibilidade à pressão (padrão analógico) em todos os botões (direcionais, círculo, triangulo, quadrado e xis), enquanto que no DS1 estes botões são de padrão digital, ou seja, ativo/inativo. Só as alavancas esquerda e direita no DS1 são de padrão analógico, ou seja, oferecem diferentes níveis de resposta de acordo com o nível de inclinação das mesmas. De qualquer modo, me senti mais confortável operando jogos de PS1 usando o DS1 - ao usar o DS2 eu precisava apertar os botões com muito mais força para obter alguma resposta, no DS1 bastava um leve toque e a ação já acontecia.

Minhas experiências com jogos de PS1 em meu PS2 começaram com 'WipeOut', que loquei por 24 hs. 'WipeOut' é um jogo de corrida futurístico posterior a F-Zero. Achei um jogo medíocre, com gráficos ruins e a sensação de controlar folhas de papel em vez de naves flutuantes pelas pistas. Mas a razão de ter locado este título é a fama de sua trilha sonora, totalmente composta por música eletrônica de alta qualidade. O CD do jogo é misto, sendo uma data track e oito audio tracks. Ripei todas as faixas de audio para MP3, joguei durante meia hora, e devolvi o jogo no outro dia bem cedo. Agora quero conseguir a trilha de 'WipeOut 2'.

Minha segunda experiência com jogos de PS1 foi 'Final Fantasy VII', considerado por muitos como um dos melhores RPGs já feitos para consoles. Lançado em 1997, há seis anos, imagino que tenha sido mesmo revolucionário para a época. Apresenta cenários pre-renderizados habitados por personagens poligonais, ao estilo 'Resident Evil'. Neste formato de jogo, os personagens não se movimentam pelos cenários - eles são 'presos' por eles, o que eu acho péssimo. Porém, é inegável que o visual dos ambientes fica muito melhor que se fosse renderizado pelo hardware do PS1. Bom, a história é interessante, mas.. a jogabilidade desconfortável, os gráficos defasados à base de polígonos pobres e em baixa resolução (emulado no ePSXe ficou bem melhor que na TV), e as músicas em estilo MIDI não me deixaram progredir mais que 20 horas no jogo. Juro que me esforcei para tentar continuar jogando, pelo menos para desvendar mais profundamente a história (e alcançar a histórica cena de Sephirot matando Aeris), mas não consegui. Achei tosco, muito tosco. Reconheço a importância de FF VII na história dos videogames, mas os tempos são outros e, provavelmente, as marcas que este game fez nos jogadores da época não vão ser impressas em mim - não com algo tão primitivo assim. Prefiro esperar o remake anunciado, e ter uma experiencia mais recompensante.


 

domingo, setembro 14, 2003  escrito por ecesar | 18:46 |

Hoje assisti ao meu terceiro programa G4 Brasil. Para quem nao sabe, trata-se de um programa televisivo de 30 minutos exibido no canal Band aos domingos, às 15h30. Uma versão nacional do canal G4 americano, um canal por assinatura com conteúdo voltado a jogos eletrônicos 24 hs por dia. O G4 Brasil vem sendo exibido há cerca de dois meses, mas apenas nas últimas três semanas deixou de ser um programa local de São Paulo e ganhou difusão nacional.

O primeiro programa que assisti, em 31.08 chamava a atenção pela nítida predominância de XBox nas pautas abordadas. Trouxe longas sequências de dicas de 'Tomb Raider: AOD' do PS2 e de 'Hulk' do XB e do GC (mas não são o mesmo jogo ?). Trouxe previews de 'Amped 2', 'Project Gotham Racing' e 'Voodoo Vince', todos para XBox, além de 'I-Ninja' que sai multiplataforma. Houve ainda uma matéria sobre os futuros lançamentos da LucasArts e sobre o simulador de vôo profissional usado pela Varig.

O segundo programa, de 07.09, trouxe dicas de 'Wario World' (GC) e 'Speed Kings' (multiplataforma). Foi exibido um preview do jogo 'Madden NFL 2004' (PS2), uma matéria sobre um suporto simulador usado pelo Exército americano que será lançado para o PC e XBox, e uma entrevista com os criadores dos MODs Rio e SP de 'Counter-Strike' (PC). Mostrou também alguns dos ganhadores da prêmiação feita pelo canal G4 americano para várias categorias, onde figuravam 'Splinter Cell' (multiplataforma), 'Super Mario Sunshine' (GC), 'Animal Crossing' (GC), 'Def Jam Vendetta' (multiplataforma), 'Zelda: WW' (GC) e 'DOA: Xtreme Beach Volleyball' (XB), dentre outros.

O programa de hoje, 14.09, trouxe uma continuação desta lista de premiados, mostrando cenas de 'Zelda: Four Swords' (GBA), 'LOTR: Two Towers' (multiplataforma), 'Warcraft 3' (PC) e 'GTA: Vice City' (PS2). Trouxe ainda dicas para 'Donkey Kong Country' (GBA) e para o jogo de baseball da Electronic Arts, cujo nome nao recordo. Como previews, foram mostrados o novo jogo da franquia Need For Speed (multiplataforma) e 'Rogue Squadron III' (GC). Houve ainda uma matéria com clã brasileiro que vem ganhando destaque em competições internacionais de 'Counter Strike' - dizem eles que treinam cinco horas diárias ! No mais, o mesmo programa de sempre, com muito tempo perdido desnecessariamente em dicas/estratégias e propagandas demais para um programa tão curto. É fraco, mas não há outra opção..

Esta semana recebi o meu 'DVD Region X' que comprei em SP, direto com o Marcelo da Game Advice. Fui muito bem atendido e comprei o acessório a um preço bastante atraente (R$ 55,00). O DVDRX é fabricado pela Datel/Code Junkies, e serve para destravar a proteção de região para filmes em DVD. Para quem não sabe, os grandes estúdios de cinema incluiram no formato DVD uma trava para que ele seja exibido apenas na região do mundo onde foi produzido. Os produtores de DVD Players incluíram em seus aparelhos esta restrição, e estava formado um esquema que impedia as importações/exportações de filmes e dificultava a pirataria. Todavia, isto não era uma norma, e sim um 'acordo de cavalheiros' - de modo que os próprios aparelhos possuíam um método incluso para se retirar esta limitação. Pois bem, o PlayStation 2 comprado nos EUA exibe apenas filmes de região 1, e aqui no Brasil todos os filmes de grandes estúdios são região 4. É aí que entra o DVDRX para resolver o meu problema. Veja aqui um resumo de como está dividido o mundo quanto aos DVDs:

  • Região 1: EUA e Canadá
  • Região 2: Japão, Europa e Africa do Sul
  • Região 3: Sudeste Asiático e Hong Kong
  • Região 4: Brasil, Austrália e Nova Zelândia
  • Região 5: Rússia e África
  • Região 6: China
Há ainda os filmes que vêm como região 0 ou ALL, que nada mais são que DVDs desprovidos da trava de região, geralmente feitos por pequenas produtoras de filmes trash ou de filmes pornôs que não vêem vantagem em restringir a distribuição de seu produto ao redor do mundo. O 'DVD Region X' é composto por um CD e um dongle para ser encaixado no Magic Gate. Chama a atenção o fato de que não é um DVD, e sim um mero CD bootável com cerca de 20 MB de conteúdo. É necessário que o dongle esteja conectado na entrada 1 do Magic Gate (o que eu acho péssimo) para que o CD do DVDRX seja reconhecido pelo PS2. Entra um logotipo do PlayStation 2, como se fosse um jogo, e em seguida abre uma tela para seleção de região, com números de 1 a 6. Uma vez escolhido, a gaveta se abre para que o CD seja retirado e o DVD a ser reproduzido seja colocado. Feito isso, é so fechar a gaveta apertando eject, selecionar o ícone do DVD no browser e assistir ao filme. Testei uma vez, com o filme 'Identidade Bourne' que aluguei aqui perto de casa, e funcionou perfeitamente. Me chateei um pouco com a necessidade de um dongle, com o fato de o DVDRX vir em um CD (faz muito mais barulho no PS2) e com a aparente baixa qualidade da mídia usada no CD do DVDRX (vem inclusive com manchas, e olhe que comprei original e lacrado), mas pelo menos passei a ter um DVD player em minha casa.

Esta experiência com o 'DVD Region X' me fez pensar.. Trata-se de um acessório não licenciado pela Sony, que em conjunto com o tal dongle na entrada de memory card é um CD bootável como um jogo original de PS2, e é capaz de modificar uma configuração interna do console e mesmo abrir a gaveta para a troca de mídia, levando o usuário ao browser. Seria tão difícil assim fazer um CD semelhante para boot em jogos piratas, dispensando os famosos modchips ? Sabe-se que já existem discos de boot neste padrão, mas exigem que se faça uma modificação no case do console e um bom timing na troca das mídias - ou seja, são um desastre. Eu acredito que a indústria de modchips para PS2 está ganhando muito dinheiro com o modo como as coisas estão agora, e não é interssante para este gigante mercado que se desenvolva um simples CD de boot para jogos como faz o 'DVD Region X'. Impossível não me parece.

Querem ouvir algo de qualidade ? Que tal as trilhas sonoras completas e oficiais de 'Zelda: Ocarina Of Time' (66 MB) e 'Zelda: Wind Waker' (100 MB) em MP3 ? São composições muito bem trabalhadas, fiéis ao conteúdo dos jogos, sem arranjos extras ou descaracterizações. Para baixar tudo, basta visitar a seção de músicas do site zelda.com.br e utilizar um bom gerenciador de downloads, como o GetRight. Estou aguardando agora a ripagem do CD 2 da trilha de WW para ter a minha coleção completa. Chama a atenção que a qualidade de reprodução das músicas armazenadas nos velhos cartuchos do N64 em nada fica devendo à do moderno Mini-DVD de 'Wind Waker'.

Ultimamente tenho baixado e assistido a muitos traillers de jogos, quase todos baixados do site Game Traillers. De todos, o que mais me impressionou foi o de 'Half Life 2' (83 MB), que mostrou o quão evoluídos estão os FPS atuais. Nada de mata-mata acéfalo da época de Doom, o negócio agora envolve muito mais estratégia e tomada de decisões para matar os inimigos de forma mais eficiente. O vídeo abre mostrando a evolução visual do personagem principal, Gordon, do primeiro jogo para esta nova versão. A plasticidade da face para exprimir diferentes emoções é surpreendente. Quanto à jogabilidade, o vídeo de 'Half Life 2' transformou o vídeo de 'Halo 2' da E3 numa brincadeira de criança - e nem quero saber o que vai restar de 'Doom III' na época do lançamento. Ademais, gostei bastante dos vídeos de 'Castlevania: LOI', 'Soul Calibur 2' e 'Legacy Of Kain: Deviance' - todos do PS2. Aos que estão lendo agora, recomendo baixar o vídeo de demonstração de 'Tales Of Symphonia' do GameCube neste link (128 MB), com 15 minutos de duração.

No momento estou com pouco estímulo para escrever reviews de jogos.. Mas estou devendo análises de 'Wario World' do GameCube e de 'Final Fantasy VII' do PlayStation original, bem como uma análise do PS2 em si. Quem sabe em um post vindouro ? :) Agora vou tentar avançar na leitura de minha EGM Brasil nº 18, que comprei há 06 dias e nem saí da primeira página !! Até a próxima.