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A OPM é feita pela mesma equipe de editores da Electronic Gaming Monthly e da Computer Gaming World. Inclusive todas estas revistas, e mais outras três, estão representadas no mesmo site. Como o nome sugere, seu conteúdo abrange apenas os consoles da Sony (PS1 e PS2). Todavia, o grande diferencial desta revista - e o motivo pelo qual tenho interesse nela - é o disco que acompanha todas as edições. Trata-se de um DVD feito pela própria Sony Computer Entertainment, com todas as características de um jogo original de PS2, contendo demos, vídeos e muito material extra para ser visto no PS2. ![]() Eu confesso que não vejo com bons olhos as revistas dedicacas a apenas um sistema. Especialmente se elas são 'oficiais' e patrocinadas pela própria fabricante dos videogames, como acontece com a Nintendo Power (nos EUA), a Nintendo World (no Brasil) e a própria OPM. Seria muito mais interessante para mim assinar uma revista 'independente', como a EGM ou a GamePro, e desfrutar de análises mais confiáveis e abrangendo todos os consoles. Todavia, ter um disco original e bootável repleto de demos de jogos que estão prestes a ser lançados, além de making-ofs e entrevistas em vídeo é muito, mas muito atraente. Por isso, logo deixei a revista de lado e avancei direto para o DVD. Coloquei-o no meu PlayStation 2 com o meu DMS3 desligado (como um teste), e ele inicializou normalmente. É exibido um menu animado (e muito bem feito), contendo quatro opções: demos & traillers, truques & downloads, entrevistas & making-ofs e extras. Vamos a cada um: Demos & Traillers. Estão incluídos 12 games jogáveis. Todos contam com apenas uma das fases habilitada, e alguns contam com um limite de tempo para experimentar. Ainda assim, dá pra se divertir bastante e ter o feeling de como o game será quando lançado. Os demos são: 'Nightshade', 'Crash Nitro Kart', 'Maximo vs Army Of Zin', 'Backyard Basketball', 'NHL Hitz Pro', 'Kao the Kangaroo - Round 2', 'Space Channel 5 - Special Edition', 'FIFA Soccer 2004', 'Wrath Unleashed', 'MTX Motocross', Goblin Commander - Unleash The Horde' e 'Syphon Filter - The Omega Strain'. Os traillers são três: 'Driver 3', 'NFL Street' e 'Mobile Suit Gundam - Encounters In Space'. A grande vantagem dos traillers é que são em alta definição (qualidade de DVD), e ficam bem melhor na tela da TV que os traillers baixados da internet (em formato WMV ou MOV) vistos no computador. As minhas primeiras impressões sobre os demos: Nightshade: A sequência de 'Shinobi' é fiel ao primeiro game. Bem ao estilo SEGA, possui jogabilidade arcade e gráficos medianos.
Crash Nitro Kart: Um jogo no estilo 'Mario Kart' com os personagens da série Crash Bandicoot. Divertido, mas ainda inferior aos feitos pela Nintendo.
Maximo vs Army Of Zin: Sequência do primeiro Maximo, que por sua vez foi um revival de 'Ghost´n Goblins'. Gostei muito deste game, segue o estilo clássimo dos jogos de ação em 3D, com muitos inimigos e barris para destruir a espadadas. Graficos belíssimos.
Backyard Basketball: Jogo de street basketball, mais um entre inúmeros jogos mais-ou-menos desta categoria. Os personagens são crianças, três em cada time. Não me empolguei.
NHL Hitz Pro: Este game me surpreendeu. Nunca gostei de jogos de esporte, e menos ainda de esportes gringos cujas regras eu não entendo. Mas este jogo se mostrou rapidamente viciante ! A trilha sonora é enérgica, os controles são fáceis e o jogo flui muito bem, mesmo para quem nunca jogou hóquei antes. Tentarei alugar a versão final, quando for lançada.
Kao the Kangaroo - Round 2: Um jogo de plataforma 3D, ao estilo 'Crash Bandicoot'. Bata nos inimigos, colete moedas pelo caminho, chege ao final da fase. Não vi nada de especial.
Space Channel 5 - Special Edition: Esse foi o melhor jogo do disco. Simplesmente revolucionário ! Nunca havia jogado um Space Channel antes, e agora me arrependo disto. Ambiente espacial estilo anos 60, personagens dançantes, groove contagiante, e jogabilidade super simples. Um jogo da Sega.
FIFA Soccer 2004: O diferencial desta versão é a possibilidade de controlar simultaneamente o jogador com a bola usando o analógico esquerdo e um sem a bola através do analógico direito, para montar jogadas. Achei um pouco confuso a princípio. Fora isto, é apenas mais um jogo anual da série FIFA.
Wrath Unleashed: Jogo de estratégia, estilo tabuleiro. Quando os inimigos se encontram na mesma casa, rola um combate manual em 3D. Pode agradar a quem gosta de jogos de estratégia - o que não é o meu caso.
MTX Motocross: Jogo de motocross feito pela mesma equipe da série Tony Hawk. Bonzinho, nada mais.
Goblin Commander - Unleash The Horde: Este é um daqueles típicos jogos de táctica de guerra/estratégia em tempo real, com visão do terreno a 45 graus, vários grupamentos de guerreiros para dar comandos, etc etc. Os personagens são goblins/orcs. Não curto muito este tipo de jogo.
Syphon Filter - The Omega Strain: Este é o demo de maior destaque, inclusive capa desta edição da revista. Trata-se de um jogo de ação, muito bonito graficamente. Tente imaginar um 'Soldier Of Fortune' com visão em terceira pessoa. Ou um 'SOCOM' urbano e sem companheiros de equipe. Esse é Syphon Filter. Não achei gostoso de jogar - é complicado usar todos os botões do DualShock2 num jogo de ação rápida - mas tem tudo para ser destaque este ano, quando for lançado.
Truques & Downloads. São seis vídeos (em qualidade de DVD) mostrando truques para os jogos 'Downhill Domination' (2 truques), 'Final Fantasy X', 'GTA Vice City', 'The Hulk' e 'Silent Hill 2'. São apresentados, narrados e comentados pelos editores da revista - desde um engraçadinho com pose de conquistador ('As always, ladies, this is dedicated to you') a uma garota muy simpática. Mas o mais legal são os downloads de saves direto do disco para o Memory Card. Pode-se baixar saves dos jogos 'The Hulk' e 'Buffy - The Vampire Slayer', com tudo destravado. Entrevistas & Making-Ofs. Em um misto de overview do jogo + entrevista com os produtores + making of de algumas cenas, são apresentados matérias de 'Final Fantasy XI', 'Fatal Frame 2 - The Crimson Butterfly', 'SOCOM II - US Navy SEALs' e 'Dance Dance Revolution and Karaoke Revolution'. Destaque para os produtores gordinhos de 'DDRMAX 2' balançando as banhas nos tapetes domésticos, para a equipe de produção de 'Fatal Frame 2' passando medo numa floresta à noite, para o curioso karaokê do PS2 em demonstração (me pareceu muito bom !), e para as entrevistas com os marines que colaboraram para a produção de 'SOCOM II'. Extras. Contém uma matéria feita pela Sony sobre uns campeonatos de futebol americano feitos entre jogadores da NFL às vésperas dos jogos reais, simulando como seriam as partidas. Mostrou o evento ocorrendo por vários anos, desde a época do PS1 até hoje. Também tem os créditos rolantes pela programação do disco, uma nebulosa interativa para brincar e um aplicativo para modificar a aparência dos menus. A revista custa US$ 8.99 mas aqui no Brasil é vendida nas bancas por R$ 60,00. A assinatura anual, que inclui um desconto de 63% sobre o preço de banca, sai por US$ 39.97 para os residentes nos EUA ou US$ 55.97 para os de fora - já incluindo as despesas de envio. São 12 ediçoes da revista acompanhadas de 12 DVDs para o PS2. E aí, vocês acham que vale a pena ? :) ![]() Mudando de assunto, hoje peguei dois jogos novos para experimentar: 'Need For Speed Underground' e 'Legacy Of Kain - Defiance'. Ambos são lançamentos para o PlayStation 2, em DVD prensado. Consegui emprestado de um amigo, para o fim de semana, em troca de outros dois jogos meus. E também baixei o antigo 'Driver' do PSOne via XDCC, para gravar num CDR e experimentar no meu PS2. Isso motivado pelo hype em torno de 'Driver 3', a ser lançado pela Atari ainda este ano. Eu havia jogado um pouco do 'Driver' original no PC há alguns anos, mas não fui muito longe. ![]() E, para terminar, gostaria de dizer que meu PlayStation 2 agora tem fraldas ! Acoplei um filtro de poeira na parte inferior do console, em frente às entradas de ventilação. Depois que resolvi limpar a parte externa do console, me assustei com a quantidade de pó que se acumula na grade das entradas de ventilação. Isso deve minimizar o problema. Se você também quiser utilizar esta técnica, basta uma tira de meia elástica (destas femininas, as mulheres sempre rasgam) para proteger o seu console. Desde que esteja bem limpo, este filtro improvisado não reduz a entrada de ar e nem sobreaquece o aparelho. Lembre-se apenas de manter completamente livre a ventoinha traseira quando fixá-lo. Quando voltar ao Recife, aplicarei uma variação da técnica também no meu GameCube. Um bom fim de semana para vocês !!
Ultimamente só quero saber de comer, dormir, ler e descansar. Há mais de uma semana que não jogo coisa alguma. Mas leio os meus fórums de videogame e meus sites especializados todos os dias. E também terminei de ler a EGM BR deste mês (levo uns 03 dias para ler tudo) e acabei de comprar a Nintendo World nova (eu sempre me arrependo de fazer isso depois). E também estou com um sério projeto de assinar a Official U.S. PlayStation Magazine. Meu negócio agora é ler. :) Então, aqui vão uns links interessantes enquanto eu não ponho um post decente: Link para assistir ao Big Brother Brasil (BBB4) 24 hs por dia em streaming via Windows Media Player, sem precisar ser assinante do Globo.com e nem pagar aos pay-per-view das TVs por assinatura. It works and rocks !! Estou torcendo pela tartaruga ninja.
Entrevista feita pela Electronic Gaming Monthly a George Harrison, vice-presidente da Nintendo of America, onde ele abre o jogo e não esconde criticas, derrotas e deficiências da Nintendo em seus pronunciamentos. Em um período de muitos textos que demonstram a revolta ou decepção dos gamers diante da Nintendo, acho que esta matéria é bem colocada.
Trailler monstruoso (85 MB) de 'Metal Gear Solid: Twin Snakes' do GameCube, mostrando que não apenas os gráficos foram incrementados desde a versão para PSOne. Solid Snake agora faz acrobacias que parecem ter sido tiradas de 'Mission: Impossible 2' e tem saltos e efeitos bullet time no - agora popularesco - estilo de 'The Matrix'.
Página do projeto de conversão de 'The Legend Of Zelda: Ocarina Of Time' para o 2D, com gráficos estilo 16 bits como os exibidos no SNES e GBA. As screenshots impressionam, e é bastante curioso ver como o autor está adaptando um game feito para funcionar em três dimensões. Infelizmente, conhecendo o modo de agir da Nintendo, mesmo que esta conversão fique bem próxima à perfeição, jamais será reconhecida ou aceita. Z:OOT foi lançado em 1998 para o Nintendo 64, e é até hoje considerado um dos mais revolucionários jogos em 3D.
Venda de livros como 'The Ultimate History of Video Games' (US$ 13.97), 'Supercade : A Visual History of the Videogame Age 1971-1984' (US$ 20.97), 'High Score! The Illustrated History of Electronic Games' (US$ 17.49) e 'The First Quarter : A 25-year History of Video Games' (US$ 69.50), todos disponíveis na Amazon.com.
Estou pensando em adquirir um GBA SP este ano, uma vez que prevejo muito trabalho e muitos plantões chegando.. É bem provável que eu passe mais tempo fora do que dentro de casa, e com isso um portátil viria a calhar. O problema é que estou esperando uma definição do PSP (ao que parece o preço será bem alto) e do tal anúncio da Nintendo a ser feito na E3, que não deixa de ser uma possibilidade de alguma modificação na plataforma GameBoy. Ademais, fico pensando.. Será que vou realmente me satisfazer com estes jogos no antigo padrão 16/32 bits, sendo grande parte remakes ? Será que o PSP não vai forçar o GBA a sair para a chegada de um sucessor ? Será que alguem no mundo teve coragem de comprar um N-Gage ? São questões muito fundamentais para se filosofar durante as férias. :D Até o próximo post ! ![]()
Agora vamos conseguir os ROMs. As ferramentas GoodSMS v0.999.5 e GoodGG v0.999.6 tem catalogados, respectivamente, 665 e 473 ROMs para cada um dos aparelhos. Daria muito trabalho buscar e baixar cada jogo um a um, então o melhor a se fazer é procurar os 'super-packs'. Pelo indexador ISOHunt encontrei o canal #roms no servidor irc.cyberjunks.net, de onde baixei os pacotes completos com todas as ROMs de SMS (40 MB) e GG (62 MB) rapidamente, via XDCC. Vêm compactados no formato 7Z, que comprime melhor que o ZIP. Agora que temos o emulador e a coleção completa de ROMs, podemos fazer a ISO e gravar o CD, certo ? Nem tanto.. A configuração da ISO do PSMS é uma tarefa complicada, e o programa tem muitas exigências. O CD precisa ser em rígido formato ISO9660, um modelo antigo de configuração de discos ópticos. Isso significa nomes dos arquivos em formato 8.3 (como no MS-DOS), com todas as letras em maiúsculas e envolvendo apenas os caracteres de A-Z e de 0-9, um máximo de 30 arquivos por diretório, e um máximo de 7 subdiretórios hierarquizados a partir da raiz. Outro problema é que o PSMS exige que você faça um arquivo chamado FILES.TXT na raiz, contendo nomes e links para os ROMs armazenados em cada diretório. O PSMS só funciona se houver mais de 30 ROMs disponíveis, e se o FILES.TXT tiver um tamanho em bytes múltiplo de 16. Complicado, não é ? E basta um pequeno deslize para que nada funcione. Para facilitar esta tarefa, há os programas PEFU e Sort ROMs, que automatizam o renomeamento para o padrão 8.3, a criação de alocação em diretórios em grupos de 30 arquivos e a elaboração do arquivo FILES.TXT com índice completo e sendo um múltiplo de 16 bytes. Apesar de o PEFU ser mais famoso, consegui resultados melhores com o Sort ROMs. Feito isso, abra o CDGENPS2 para criar o ISO. Arraste para dentro dele, nesta ordem, os arquivos SYSTEM.CNF, PSMS_12.ELF, FILES.TXT e SJPCM.IRX. Em seguida, arraste os diretórios um a um, em ordem crescente (ROMS0, ROMS1, etc). Sem modificar LBA, crie o ISO. Apos isto, basta gravar com seu CD burner favorito, lembrando sempre de usar baixa velocidade. Eu costumo usar o CDRWin a 4x, e desta vez não foi diferente. ![]() Todavia, para conseguir o resultado esperado, custou-me cerca de 12 tentativas. Ainda bem que eu usava um CDRW. Detalhes como os bugs do PEFU (que deixava as extensões .SMS em minúsculas), codificação inexata do FILES.TXT, ordem correta de LBAs adicionadas (isso me quebrou a cabeça), e tantos outros problemas tornou este feito desafiador, mas consegui. :) Caso você fique siga estas orientações e mesmo assim emperre em algo que não sabe o que é, fica o meu conselho: leia os arquivos de texto que acompanham o PSMS, consulte o fórum oficial do emulador ou faça uma visita a este site com um tutorial interessante. Nestes dez dias de Janeiro, fiz muitas coisas interessantes. Infelizmente não tenho como detalhar tudo, então aqui vai uns drops de tudo o que aconteceu: Além disso, tenho incrementado as minhas postagens em fóruns, e neste momento estou investindo na criação de meu CD do PGEN, com todas as ROMs de Genesis lançados no mercado americano, para rodar em meu PS2. Também tenho respondido a emails, e tenho recebido algumas cartas questinando como fazer para diferenciar os CDs e DVDs prensados dos gravados na hora de comprar games alternativos. Como é uma duvida frequente, talvez seja uma boa ideia deixar registrado aqui algumas orientações. Os discos prensados sao feitos em fabricas, num processo igual aos dos CDs/DVDs originais (so que com materiais de menor qualidade). Os gravados podem ser feitos em casa, com um gravador de DVD. Os prensados não tem etiqueta, as imagens sao pintadas sobre o verso do disco, me um típico processo industrial. Os gravados tem uma etiqueta colada no verso do disco, ou muitas vezes nem etiqueta tem, so o nome em caneta. Os prensados sao dourados ou pratas, os gravados sao de muitas cores (quase sempre roxo). Quanto a quem tem melhor qualidade, se DVDs prensados ou gravados, isso é altamente subjetivo. Existem DVDs gravados de excelente qualidade (boa mídia, boa ISO, boa gravacao, boa velocidade, tudo isso influi) e existem DVDs prensados de excelente qualidade (bom material de producao, bom acabamento, boa camada reflexiva). Nao dá para generalizar. Quando se compra num lugar desconhecido, eu prefiro o prensado. Quando se compra de alguem mais proximo, que vc sabe que faz boas gravacoes (em baixa velocidade, com "carinho") e vc pode escolher uma midia boa (e nao aquelas genericas terriveis), aí pode ser comprada a gravada. Mas, em geral, os discos prensados possuem um valor de troca ou revenda maior que os gravados. Isso é util quando vc quer passar adiante aquele jogo que nao quer mais. É isso aí, pessoal ! Agora vou jogar 'Psycho Fox' a noite inteira. Até a próxima ! :)
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