ecesar's world

 

O Autor


Veja também

meu weblog
sites anteriores
meus bookmarks
coleção games ps2
coleção games pc
coleção divx
artigos velox


Quick Links


Posts Anteriores


Serviços

ICQ Status   3227178


Estatísticas

 

 

terça-feira, janeiro 25, 2005  escrito por ecesar | 11:11 |

Há 10 dias atrás, instalei um disco rígido no meu PlayStation 2 ! Eu sei que estou atrasado em fazer este relato, mas estive muito ocupado nestes últimos dias. Antes tarde do que nunca, entao aqui vai um guia passo a passo e ilustrado de como fazer isto você também em sua casa. Simples e fácil.

1º passo: Começamos selecionando o hardware. É necessário um PlayStation 2, um Network Adaptor e um HD de PC. Todos os PS2 são compatíveis, exceto os primeiros modelos japoneses (que não possuem baia de expansão para inserir o HD) e o último modelo PSTwo (SCPH 70001, que não tem suporte a HD ainda). O NA pode ser RJ45 (apenas ethernet) ou RJ11 + RJ45 (o que eu tenho, com os conectores de modem e ethernet). E, finalmente, recomendo comprar o HD com base nesta lista oficial de compatibilidade, feita com a contribuição de pessoas que testaram os mais diferentes HDs.

De um modo geral, a marca de HD que tem se mostrado mais compatível é Maxtor, e a marca menos compatível é Western Digital. No caso deste último, a disposição dos conectores de força e dados é diferente do apresentado no NA e o HD não encaixa. Aqui na minha cidade (Recife), fiz uma pesquisa em várias lojas de informática, e constatei que os HDs de marca Samsung estão monopolizando as prateleiras. Acabei comprando um HD Samsung SP0802N (80 GB 7200 RPM) novinho - por coincidência o mesmo que eu tenho no meu PC. Escolhi este por ser o Samsung que tem se mostrado mais compatível na lista, por estar com preço muito atraente (R$ 250 reais, na Nagem Informática), por ser um modelo não-slim e pela garantia de 03 anos da fabricante. O modelo imediatamente inferior na linha de produtos, o SP0411N (40 GB 7200 RPM) estava custando apenas 30 reais a menos e era slim - que esquenta mais e tem menos fixação no interior do PS2.





2º passo: Ponha o console sobre uma mesa ou bancada, onde o acesso à sua parte traseira seja facilitado. Certifique-se de que a chave liga-desliga traseira esteja na posição desligada, ou que o aparelho esteja fora da tomada. Na parte posterior do PS2, remova a tampa da expansion bay com o auxílio de uma moeda ou espátula e puxando-a gentilmente. O espaço destinado ao HD e os conectores do NA ficarão expostos.



3º passo: Observe a face de conectores do HD e certifique-se ele está configurado em posição "master" através dos jumpers. Caso o manual do HD não esteja disponível, vale consultar o site do fabricante - mas em geral a posição master é obtida colocando o jumper na linha de pinos mais próxima do conector de dados. Feito isto, ponha o HD lado a lado com o NA. Observe que os conectores da parte inferior do NA realizam um encaixe perfeito com os conectores de força e de dados do HD. Caso este encaixe não ocorra, por incompatibilidade física, recomendo não forçar e procurar um outro disco rígido mais apropriado.





4º passo: Encaixe o HD no NA, e posteriormente insira o conjunto na expansion bay, deslizando como uma gaveta. Se o HD for um modelo slim, deverá sobrar bastante espaço acima dele. No meu SP0802N as dimensões foram bastante apropriadas - praticamente não sobra espaço livre que comprometa a fixação do mesmo. Ao final, o conector próprio do NA deverá encaixar no soquete localizado logo acima da expansion bay. Pressione levemente para fazer o encaixe.



5º passo: O conjunto final deverá ficar como na imagem abaixo. Utilize uma moeda pequena para girar os parafusos laterais do NA, garantindo a fixação de tudo na parte traseira do PS2. Lembre-se que o HD é um equipamento muito sensível a choques, e que a fixação perfeita do acessório dentro do PS2 só é feita com o HD original da Sony (que dispõe de barras metálicas), portanto evite transportar ou balançar o console enquanto o HD estiver em seu interior.



Tudo pronto com o hardware, agora resta configurar o software. Se você usa um modchip convencional, seu único trabalho será baixar e gravar o HDAdvance ou o HDLoader em um CDR. Eles podem ser encontrados facilmente em P2Ps como o Kazaa ou eDonkey, ou no site do PS2Ownz. Ligue o seu PS2 com o CDR do HDA ou HDL, e ele pedirá para formatar o seu HD para o formato proprietário do PS2. Em seguida, basta utilizar o HDA ou HDL para instalar ou carregar jogos do HD - é bastante simples. Os únicos poréns é que o disco do HDA ou do HDL deverá estar sempre dentro do PS2 a partir de agora, e que o modchip permita reconhecimento de mídias a partir do browser, pois a gaveta terá de ser aberta para trocar o disco do programa pelo disco do jogo a ser copiado para o HD.

Como eu uso o modchip DMS3, meu primeiro passo foi atualizar o firmware para a última versão (v2.4 b4). Depois, baixei e instalei o DMS HDD Explorer v1.2 no HD. O DMS HD Format Utility formatou o meu HD imediatamente antes da instalação, e tudo correu bem. O pacote incluía, além do DMS HDD Explorer, vários softwares interessantes - como um MP3 Player e um PGEN apto a rodar ROMs a partir do HD. Todos os softwares citados neste parágrafo podem ser baixados a partir do site do DMS3. Meu passo seguinte foi instalar o HDAdvance no HD, através de um script de instalação INSTALL.CNF que eu mesmo escrevi e uma versão .ELF que encontrei pela internet. Tudo completado, agora não preciso me preocupar em usar o canhão de meu PS2 por um bom tempo. Ao ligar o meu PS2 segurando o botão START, entro no modo Dev.2 e já carrego tudo pelo próprio HD - inclusive o próprio HDAdvance. Cool !

Depois que seu HD é instalado, você notará uma luz alaranjada ocasionalmente saindo da grade de ventilação frontal do PS2. É um led que se encontra no interior do console, e que acende indicando o acesso ao HD. Em jogos como 'GTA: San Andreas', este led permanece aceso na quase totalidade do jogo, denotando o quanto o leitor óptico do console está sendo poupado.

Já instalei vários jogos de minha biblioteca, e apenas 02 deles não rodaram: 'Gradius V' (NTSC J) e 'Splinter Cell: Pandora Tomorrow' (NTSC U). Não me surpreende, pois estes dois já figuravam na lista dos jogos que não funcionam no HDA. Para consulta, na internet existe a lista de compatibilidade do site oficial do HDA e uma outra lista de compatibilidade muito maior e mais completa feita por usuários ao redor do mundo.

Minhas experiências têm sido ótimas com o HDAdvance. Estou rodando 'GTA: San Andreas' por horas a fio, sem nenhuma culpa ou preocupação com o meu leitor óptico. O mesmo vale para 'ICO', que eu evitava rodar por ser em CDR (o jogo original é em CD) e fazer o maior barulho dentro do console. 'Metal Gear Solid 3: Snake Eater' tem acesso aos menus de camuflagem e itens de maneira quase instantânea (sem loading), tornando a experiência de jogo muito melhor. Além disso, os longos diálogos do início do jogo que antes engasgavam no DVD prensado agora fluem perfeitamente. Mas o jogo onde notei maior diferença foi o 'KOF: Maximum Impact': os loadings absurdos entre uma luta e outra simplesmente reduziram-se a dois segundos, e isto trouxe de volta o prazer em joga-lo.

Em suma: recomendo fortemente a todos um HD para o seu PS2. Sai pelo mesmo custo de uma troca de canhão (acredite, cedo ou tarde você iria precisar disto), reduz bastante os loadings e é um investimento que você não perde - o HD pode ser usado depois em qualquer PC. E, como bônus, o seu PS2 vira um verdadeiro jukebox de games: você não vai se preocupar mais em trocar discos, é ligar e escolher o seu jogo em uma lista na tela.

See you next level ! :)

 

sábado, janeiro 15, 2005  escrito por ecesar | 00:36 |

Acabei de comprar o meu Network Adaptor ! Fui na DigiTech, no centro do Recife, e paguei 95 reais pelo acessório, que acompanhava um disco de setup e um pequeno manual.

Optei por comprar aqui mesmo, pois nos EUA o preço dele nas lojas é US$ 39.99 - o equivalente a 115 reais no câmbio atual. Acredito que o preço aqui é menor porque as lojas brasileiras extirpam o NA das embalagens dos PS2s que já incluem o acessório, e vendem à parte para aumentar o lucro. Por isto mesmo eles vêm sem caixa, apenas em um saco plástico.

Bom, instalar o NA foi a coisa mais fácil do mundo. Retirei a tampa do expansion bay, na parte traseira do console, e encaixei o NA. Fixei os parafusos com uma moeda, e pronto.

Ao ligar o PS2, a primeira diferença: levou mais tempo para dar o boot. Foram cerca de 3 segundos a mais para aparecerem os elétrons na tela, e isto se tornará permanente enquanto o NA estiver fazendo parte do conjunto.

Outra coisa que mudou é o momento de desligar o console: é preciso bem mais tempo segurando o botão RESET até que o aparelho entre em stand by. Se antes eram dois segundos, agora são cerca de quatro segundos segurando o botão. Estranho no começo, mas acho que me acostumo com o tempo.

A impressão geral é que o PlayStation 2 ficou mais "pesado" com o acréscimo do NA, mais lento para inicializar e para desligar, como se o console não fosse familiar a este item - ou mesmo como se ele fosse uma forçada de barra, algo para o qual ele não foi feito. Claro, é apenas uma impressão.

Como em Recife a tensão elétrica é e 220 volts, tenho de usar um conversor de tensão 220-110 para ligar meus consoles (PS2 e GC). Uso um de 60 watts, recomendação do dono da loja de eletrônicos para um aparelho de porte de um DVD player ou vídeocassete. E ele era bem adequado, esquentava pouco após horas de jogatina. A novidade é que depois de apenas uma hora usando no PS2 + NA, fui desligar o conversor da tomada e ele estava muito mais quente, como eu nunca havia visto antes. Isso é claro indicativo de que o consumo de energia do console aumenta bastante, e me deixa preocupado quanto ao acrescimo de um HDD. Provavelmente terei de comprar um conversor capaz de suportar maior potência, a melhor opção seria um estabilizador de 1 kVA.

O NA acompanha um DVD contendo o utilitário de configuração para conexão discada (nome do provedor, telefone, login, senha) ou conexão ethernet (gateway, domain name server, etc). Também contém demos dos jogos 'Frequency' e 'Madden NFL 2003' (que permitem jogar online), e vídeos de 'Tony Hawk's Pro Skater 4', 'ATV Offroad Fury 2', 'Tribes Aerial Assault' e 'Auto Modellista'. Ou seja, só jogos antigos de 2003.

Ainda não consegui conectar online porque é complicado compartilhar minha conexão Velox: preciso converter meu modem ADSL para um router e comprar um hub ethernet ou então instalar uma segunda placa de rede no meu PC e transforma-lo em rodeador. Como não tenho provedor dial up, consegui fazer uma conexão discada ao iG com sucesso, mas mesmo assim eu não estava online porque requer autenticação de um discador próprio ou via web - impossível no PS2. Mas deu para perceber que o NA faz os mesmos rídos característicos de um modem de PC.

De qualquer forma, meu interesse não é jogar online através do NA, mas conectar um HDD através dele. Ou seja, o NA para mim servirá apenas uma "ponte". Deverei estar comprando um HD para o PS2 nestes próximos dias. Postarei as minhas conclusões. :)

 

sábado, janeiro 08, 2005  escrito por ecesar | 00:22 |

Este post será curto e grosso, rápido e certeiro. Afinal, eu nao posso perder muito tempo aqui. Estou com 'GTA: San Andreas', 'Metal Gear Solid 3: Snake Eater' e 'Metroid Prime 2: Echoes', todos ao mesmo tempo. Para completar o line-up matador do final de 2004, só faltou 'Halo 2' e 'Half Life 2' - mas nem tudo é perfeito. Aqui vai o trio de gigantes reunidos na minha sala:








E agora com licença que eu vou jogar até morrer. Nos próximos sete dias terei convulsões orgásmicas em frente ao meu televisor, e enquanto houver energia elétrica em minha casa serei um homem feliz. Por favor, deixem recados em minha secretária eletrônica. E não me esperem para o jantar. Obrigado. ;)